FFUC

Aula Aberta "NanoPharmaceuticals: Overcoming Drug Delivery Challenges"

Publication date: 20-04-2017 15:16

Convite_KKSingh.jpg

No próximo dia 3 de maio, pelas 15h00, decorre a aula aberta subordinada ao tema ‘NanoPharmaceuticals: Overcoming Drug Delivery Challenges’, a ser proferida pela Professora Doutora Kamalinder K. Singh.

Esta iniciativa está inserida numa visita de 3 dias da Professora K.K. Singh à Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, no. A aula será aberta a toda a comunidade académica e terá lugar no Anfiteatro Tomé Pires da Unidade de Ensino e Investigação da FFUC. A coordenação deste evento está a cargo da Prof.ª Doutora Eliana Souto e da Dra. Maria do Céu Teixeira, do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologias do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Nota Biográfica:

Kamalinder K. Singh formou-se em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Panjab e é doutorada pela SNDT Women's University. Iniciou a sua carreira docente na mesma instituição onde exerceu vários cargos académicos, sendo o último como Reitora da Universidade.

Atualmente, leciona a disciplina de Tecnologia Farmacêutica na Escola de Farmácia e Ciências Biomédicas da Universidade de Lancashire Central (UCLan), e lidera o grupo de pesquisa Nanomedicina e Tecnologias Inovadoras da UCLan dentro da Faculdade de Ciências Clínicas e Biomédicas. Coeditora de um livro científico, é também coautora de 7 capítulos de livros e tem mais de 60 publicações peer-reviewed. Com base na sua investigação, registrou 13 patentes, das quais uma nos Estados Unidos e quatro na Índia. Realizou mais de 250 apresentações e mais de 50 palestras como convidada em reuniões e conferências científicas. Ao longo da sua carreira supervisionou vários trabalhos científicos, sendo que, atualmente, é orientadora principal de 5 alunos de doutoramento e 1 aluno de post-doc. É membro do International Steering Committee para o "Handbook of Pharmaceutical Excipients", publicação conjunta pela AAPS, Pharmaceutical Press e Royal Pharmaceutical Society, Grã-Bretanha, para a qual contribuiu com 5 monografias na 5ª edição, 10 monografias na 6ª edição, 15 monografias na 7ª edição e 15 monografias na 8ª edição (2017).

As suas linhas de investigação estão relacionadas com a administração avançada e direcionamento de fármacos com foco no desenvolvimento e farmacêutico de formulações inovadoras e na avaliação de diferentes tecnologias de plataformas baseadas em nanopartículas biocompatíveis, incluindo nanopartículas proteicas, lipídicas e híbridas para a verctorização de fármacos através de várias barreiras biológicas. No seu trabalho de investigação destacam-se os seus trabalhos no âmbito do desenvolvimento de alternativas terapêuticas inovadoras para a malária e outras doenças tropicais negligenciadas, através de nanopartículas proteicas funcionalizadas para o direcionamento seletivo a glóbulos vermelhos parasitados. Outras vertentes da sua investigação envolvem o desenvolvimento de vectores de distribuição para o fornecimento eficiente e direcionamento de fármacos anticancerígenos para o cancro do cérebro, da mama e do cólon. A sua pesquisa na área da administração tópica inclui o desenvolvimento de nanoestruturas lipídicas para direcionar a camada de pele mais profundamente para várias doenças dermatológicas incluindo dermatite atópica e psoríase.

Para mais informações contactar:

Maria do Céu Teixeira (mceuteixeira@ff.uc.pt)

Prof.ª Doutora Eliana Souto (ebsouto@ff.uc.pt)