FFUC

NOTÍCIAS

Aula aberta "Modificações químicas do Ácido Hialurónico para aplicações em Medicina Regenerativa"

Publication date: 21-07-2017 09:46

Aula_Andrea_Shimojo_banner.jpg

No próximo dia 27 de julho, pelas 15h00, decorre a aula aberta subordinada ao tema ‘Modificações químicas do Ácido Hialurónico para aplicações em Medicina Regenerativa’, a s

er proferida pela Doutora Andréa Shimojo.

Esta iniciativa está inserida nas actividades da Doutora Andréa Shimojo como Investigadora Visitante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. A aula será aberta a toda a comunidade académica e terá lugar no Anfiteatro Tomé Pires da Unidade de Ensino e Investigação da FFUC. A coordenação deste evento está a cargo da Prof.ª Doutora Eliana Souto e da Dra. Maria do Céu Teixeira, do Laboratório de Desenvolvimento e Tecnologias do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Nota Biográfica:

Andréa A. M. Shimojo formou-se em Bacharelado em Química Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (1993), foi investigadora por 5 anos no Centro de Pesquisas da Empresa Rhodia Brasil S.A. do grupo Rhône Poulanc e por 3 anos no Laboratório Multiusuário da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas, ambos na área de química analítica quali- e quantitativa. É mestre (2011) e doutora (2015) em Engenharia Química também pela Universidade Estadual de Campinas.

As suas linhas de investigação estão associadas às modificações químicas de biopolímeros para as áreas cosmético-farmacêutica e médica englobando a produção e caracterização de hidrogéis, esponjas e microagulhas para terapias de viscossuplementação em doenças associadas a cartilagem e viscoaumento para o preenchimento dérmico e terapias de rejuvenescimento. No contexto da medicina regenerativa, sua linha de investigação está direccionada à produção e caracterização do plasma rico em plaquetas e de scaffolds biodegradáveis e biocompatíveis para regeneração celular, especificamente para a cicatrização de feridas, regeneração de lesões ósseas e da cartilagem.

Para mais informações contactar:

Maria do Céu Teixeira (mceuteixeira@ff.uc.pt)

Prof.ª Doutora Eliana B. Souto (ebsouto@ff.uc.pt)