FFUC

Protocolo de Colaboração entre o Infarmed e a FFUC

Publication date: 30-07-2014 19:00

Risco ambiental do medicamento une Infarmed e Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

O Infarmed e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra celebraram, a 7 de julho de 2014, um protocolo de colaboração no âmbito do risco ambiental do medicamento que visa visa promover a avaliação ambiental integrada do medicamento de uso humano, nomeadamente através da elaboração de planos de gestão de risco ambientais, desenvolvimento de um programa de ecofarmacovigilância, implementação de um sistema de avaliação integrado do risco ambiental do medicamento, medidas de minimização do risco, formulação de recomendações, e criação e manutenção de centro de informação de fácil acesso.

protocoloinfarmed

Ao Infarmed cabe essencialmente a elaboração dos planos de risco ambiental do medicamento de uso humano, que pressupõe a avaliação o risco do medicamento, prioritariamente de medicamentos pertencentes a grupos farmacoterapêuticos de ocorrência, a determinação das concentrações previsíveis ambientais, valores essenciais e valores de ocorrência reais determinados no ambiente.

À FFUC compete determinar a ocorrência, destino e perfil de exposição das águas ao medicamento de uso humano, a fim de melhorar a avaliação de risco e contribuir para a implementação de futuros sistemas de alerta, bem como avaliar a ecotoxicologia do medicamento de uso humano, com base nos dados de consumo e nas concentrações reais encontradas no ambiente.