FFUC

NOTÍCIAS

Estudantes do Mestrado em Segurança Alimentar da FFUC transformam resíduo do queijo e “fruta feia” em Ecobebida

Publication date: 13-06-2017 11:53

toal_ecobebidas.jpg

Duas bebidas «totalmente naturais, sem corantes, nem conservantes», foram criadas, a partir de resíduo de queijo e de “fruta feia” por um grupo de alunos de mestrado na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Denominada “Toal”, a gama «composta por duas ecobebidas totalmente naturais» foi desenvolvida no âmbito de um projecto de transformação de «subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis e nutritivos», refere a Universidade de Coimbra (UC) em comunicado ontem divulgado.

recorte de imprensa (Diário de Coimbra)

As duas novas bebidas, idênticas a iogurte líquido e a sumo de fruta, «apenas diferem [entre si] no conteúdo» (uma tem carácter proteico, outra energético). Em comum, explicam as licenciadas em Ciências Bioanalíticas e estudantes do Mestrado em Segurança Alimentar da FFUC Daniela Costa e Rita Martins, «as duas bebidas são ricas em antioxidantes e probióticos, que auxiliam na manutenção do sistema imunitário, e os seus açúcares essenciais, bem como os seus pequenos péptidos (pequenas proteínas de fácil absorção), exercem funções ao nível do sistema cardiovascular, nomeadamente no controlo da pressão arterial». Na “Toal” proteica «salienta-se um elevado valor nutritivo e actividade biológica, destacando-se a leucina, essencial no processo de crescimento muscular aliado à diminuição da acumulação de gordura corporal», acrescentam.