a carregar...

FFUC

Património Histórico-Farmacêutico

Equipa

Coordenação  

Joao_Pita.jpg

João Rui Pita — Licenciado em Ciências Farmacêuticas e Doutorado em Farmácia. Agregado em Farmácia (Sociofarmácia, História da farmácia). Professor Associado com Agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Portugal. Co-Coordenador Científico do Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, CEIS20, da Universidade de Coimbra. Áreas de investigação: História da farmácia, da saúde e das ciências da vida, ética e legislação farmacêutica, relações entre farmácia, saúde e sociedade. Tem participado como investigador responsável e como investigador em projectos de investigação nacionais e estrangeiros. É autor de livros, capítulos de livros e artigos em publicações nacionais e internacionais.

Nota sobre os elementos da equipa

Este processo de catalogação das peças iniciou-se em 2006, ainda nas antigas instalações da Casa dos Melos, tendo-se começado pelo espólio do Laboratório de Farmácia Galénica e Tecnologia Farmacêutica dando continuidade ao trabalho iniciado anos antes pelo Prof. Doutor João Rui Pita que localizou várias peças do espólio. É com muito gosto que exprimimos uma palavra de reconhecimento pelo trabalho pioneiro que a Mestre Teresa Alvim Branco levou a cabo até 2009, tendo um papel muito importante na catalogação de peças, com uma enorme dedicação. Foram catalogadas cerca de 800 peças e iniciados estudos em muitas outras peças do espólio.

Desde Março de 2011 até Fevereiro de 2017, o trabalho no espólio contou com a colaboração da Doutora Célia Cabral (esta tarefa esteve integrada na sua bolsa de Pos-doutoramento “History of Pharmacognosy in Portugal”, Fundação para a Ciência e a Tecnologia-FCT - SFRH/ BPD/68481/ 2010) que teve como orientadores os Profs. Doutores Lígia Salgueiro e João Rui Pita. A Doutora Célia Cabral, na qualidade de autora, realizou um excelente trabalho no restauro e recuperação de peças e sua catalogação; saliente-se também a sua função na conceção, organização, co-coordenção e redação de muitos conteúdos do Património-Histório Farmcêutico inaugurado no dia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra em 20 de Janeiro de 2016. Também é merecedora de realce a sua colaboração ativa na organização de várias exposições e publicações referidas neste sítio.

À Mestre Margarida Miranda que ainda aluna colaborava em múltiplas catalogações do espólio e continuou mais tarde, até Fevereiro de 2017, na organização de exposições, bem como na catalogação de peças, seu restauro e redação de muitos conteúdos e introdução no site. Uma palavra de muito apreço, também, no mesmo período, para os então alunos Carolina Rodrigues e João Ferreira, que desde meados do curso até conclusão do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas dedicaram parte significativa das suas horas de trabalho à colaboração em tarefas várias no espólio.

Todo este trabalho foi materializado em exposições, eventos e publicações como poder ser consultado neste sub-site. A todos os que tiveram uma intervenção ativa e puderam colaborar e aprender nesta área histórico-cultural e museológica, a instituição revela o seu agradecimento.