FFUC

Património Histórico-Farmacêutico

Iniciativas Ciência Viva

Iniciativa integrada no programa nacional da Semana da Ciência e da Tecnologia / Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (24 a 27 de Novembro de 2014)

Tratou-se de uma iniciativa conjunta do Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX – CEIS20 e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (responsáveis: João Rui Pita e Ana Leonor Pereira) a realizar na Semana da Ciência e da Tecnologia 2014. O programa tinha duas partes:

1. Visitas guiadas diárias gratuitas à exposição Plantas medicinais: entre o passado e o presente. A colecção de fármacos vegetais da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (séculos XIX-XX)
  2. Ciclo de palestras Semana da Ciência e da Tecnologia – 2014 – Ciência, medicamentos e sociedade: Dia 24 de Novembro: João Rui Pita, Da arte farmacêutica à ciência e tecnologia farmacêuticas: o fascinante mundo dos medicamentos. Dia 25 de Novembro — Célia Cabral, O maravilhoso mundo da botânica: algumas plantas medicinais. Dia 26 de Novembro — Ana Leonor Pereira, Ciência das plantas e evolução: Júlio Augusto Henriques (1838-1928) introdutor de Darwin em Portugal. Dia 27 de Novembro — Victoria Bell, Uma nova era da história dos medicamentos: descoberta da penicilina
Iniciativa integrada no programa nacional da Semana da Ciência e da Tecnologia / Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (23 a 27 de Novembro de 2015)

2015 - Farmácia, medicamentos e plantas medicinais: da tradição à inovação (visitas guiadas às exposições “Das plantas medicinais do desenvolvimento de novos fármacos: a colecção da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra” e “Formas e formatos dos medicamentos: a evolução das formas farmacêuticas”.

Iniciativa integrada na Semana da Ciência e da Tecnologia — 2015. Programação do Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 — em colaboração com Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Responsável: Célia Cabral