a carregar...

FLUC

Associação Portuguesa de Estudos Franceses

Início / Ouverture / Home

B. PortuguesaB. Francesa

Versão PT Version FR

l'Apef vos...

«​La vraie générosité envers l'avenir consiste à tout donner au présent»
​                                                                                              (Albert Camus)  ​


A APEF é uma associação científica e cultural sem fins lucrativos criada em 2003 na sequência de uma primeira reunião fundadora na Faculdade de letras da Universidade de Lisboa,por iniciativa de Maria Alzira Seixo. Foi legalmente constituída em Coimbra em Setembro do mesmo ano, após uma reunião na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com uma direcção composta por Maria Hermínia Amado Laurel (Presidente), Ana Clara Santos (Secretária) e Maria de Jesus Cabral (Secretária-Tesoureira).

Em 2010 a direcção passou a integrar um Vice-Presidente da direcção e em 2015 a Assembleia Geral decidiu modificar alguns artigos dos Estatutos e adoptar uma Direcção alargada a um Presidente e três Vice-Presidentes, devido ao crescente desenvolvimento da Associação.

Desde a sua criação, a APEF assumiu como missão ilustrar, promover e aprofundar os estudos franceses e francófonos no seio da universidade portuguesa, mais também em contexto escolar e profissional, desenvolvimento iniciativas diversificadas ao nível da investigação, da formação contínua, nomeadamente através do seu Centro de Formação acreditado pelo Conselho científico de formação contínua da Universidade do Minho, da sensibilização e/ou da divulgação, em estreita articulação com os Serviços de Cooperação Educativa da Embaixada de França em Portugal, e o IFP (Institut FRançais du Portugal).

A APEF organiza vários congressos, fóruns, colóquios e jornadas de estudos nas universidades portuguesas, e desenvolve colaborações e sinergias com Centros de investigação de universidades portuguesas, com redes internacionais, e com associações congéneres estrangeiras, nomeadamente a AFUE (Asociación de Francesistas de la Universidad Española) e a SHF (Société des Hispanistes Français).

Em 2009, a APEF lançou a primeira revista digital no âmbito dos estudos franceses em Portugal, Carnets, revue électronique d’études françaises. Com uma periodicidade regular de 3 números por ano e 22 números publicados até à data,  a Carnets integra desde 2016 a Revues.org, através da plataforma OpenEdition, onde se encontram todos os artigos da IIa Série (publicações desde 2014).

Em 2012, a APEF criou a primeira colecção editorial universitária de estudos franceses em Paris. A colecção “Exotopies”, nas Éditions Le Manuscrit é dirigida por Ana Clara Santos e Maria de Jesus Cabral e oferece uma interface científica aberta a trabalhos originais no domínio dos estudos da literatura, da linguística, da tradução e da didáctica, com propensão comparatista, valorizando o diálogo entre línguas e culturas em espaço europeu. 

Em 2014 foi atribuído à APEF o prémio Hervé Deluen  da Academia Francesa, em Sessão pública deste organismo, em Paris, em dezembro de 2014 em Paris. 


 
APEF | Associação Portuguesa de Estudos Franceses