Chamadas de trabalhos

Chamadas de trabalhos para publicações e eventos científicos
11 setembro

REVISTAS DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Biblos, n.º 6 da 3.ª série

Encontra-se em curso a receção de propostas de artigos e recensões críticas para o n.º 6 da 3.ª série, de Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, dedicado ao tema Arquétipo, a ser abordado à luz de diversas perspetivas disciplinares, no âmbito de várias temporalidades históricas.

Envio de textos até 30 de setembro de 2019, através da plataforma Open Journal Systems (http://impactum-journals.uc.pt/biblos/submission/wizard).

Revista Portuguesa de História

Encontra-se aberta a receção de propostas de artigos e recensões críticas em permanência para publicação na Revista Portuguesa de História, através da plataforma Open Journal Systems.

A chamada para publicações/call for papers manter-se-á sempre ativa, estimulando osnossos colaboradores a um diálogo permanente.

Conimbriga (NOVA DATA)

Encontra-se aberta até 30 de setembro de 2019 a chamada de artigos para o volume LIX (2020) da revista Conimbriga.

Os contributos (artigos e recensões) devem ser submetidos através da plataforma Open Journal Systems (OJS) no  link http://impactum-journals.uc.pt/login

Para outras informações ver também: http://www.uc.pt/fluc/iarq/publicacoes/indice_conimbriga

Revista de História da Sociedade e da Cultura

A Revista de História da Sociedade e da Cultura, publicação do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, está presentemente a receber propostas de artigos científicos, notícias e recensões críticas para o número 20 (2020).

O prazo para submissões é o dia 30 de novembro de 2019.

As propostas poderão ser remetidas em português, espanhol, italiano, francês e inglês.

A RHSC dedica-se à publicação de trabalhos de investigação histórica inéditos, sobre diferentes cronologias e temáticas, nacionais e internacionais. Este volume conterá adicionalmente um caderno temático, intitulado ‘História das Universidades’, relativo a uma ampla cronologia, da Idade Média à Época Contemporânea.

O registo e a submissão online poderão ser feitos pelos interessados através do seguinte endereço: http://impactum-journals.uc.pt/rhsc/submission/wizard

OUTRAS PUBLICAÇÕES

“Desafios do Currículo Escolar do séc. XXI”

O II Colóquio em Didática e Ensino da FLUC, com o título “Desafios do Currículo Escolar do séc. XXI”, decorreu na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, no dia 9 de junho de 2018. Foi organizado em torno de duas linhas temáticas – (i) Política de ensino das línguas e (ii) Aprendizagem baseada em projetos – com o objetivo de se refletir sobre a atual política de ensino das línguas (em Portugal e noutros países da Europa) e de dar a conhecer o modelo de aprendizagem baseada em projetos como forma de promover, nos alunos, o desenvolvimento de competências básicas em contexto escolar. Mas outras dimensões e problemática(s) estão na ordem das quotidianidades de professores e alunos, tanto do ponto de vista da investigação fundamental, como na aplicação pedagógico-didática.

Seguindo esta linha de discussão, a Formação de Professores da FLUC irá organizar uma publicação em torno de três eixos:

1 - POLÍTICA DE ENSINO DAS LÍNGUAS;

2 - A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS;

3 – DIMENSÕES E PROBLEMÁTICA(S) NA ESCOLA ATUAL: REFLEXÕES MÚLTIPLAS.

Esperamos pela receção dos vossos trabalhos até 2 de dezembro de 2019 para os seguintes e-mails: anabelasf@fl.uc.pt; claudiacravo80@gmail.com; velezcastro@fl.uc.pt.

Esta publicação conta com o apoio do Núcleo de Estudos em Ensino e Formação de Professores da FLUC.

As Coordenadoras da Edição,

Anabela Fernandes, Cláudia Cravo e Fátima Velez de Castro

EVENTOS CIENTÍFICOS

12.º Congresso Internacional da Society for Emblem Studies

Está aberta, até 15 de novembro, a chamada de trabalhos para o 12.º Congresso Internacional da Society for Emblem Studies, organizado pelo Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, que vai ter lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre 22 e 27 de Junho de 2020.

Consulte a chamada de trabalhos aqui.