Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Centro de Estudos Geográficos

CEG

O Centro de Estudos Geográficos de Coimbra (CEG) foi criado em 1949. Suspensas as suas actividades em 1974, retoma as suas funções em 1993 e está sediado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Constituído actualmente por 25 investigadores, treze dos quais doutorados, desenvolve vários projectos de investigação que se inscrevem, do ponto de vista geográfico, em algumas das grandes questões que atravessam a sociedade.

Nos seus objectivos gerais pretende o CEGC estruturar, apoiar e desenvolver a investigação. Quer a que se relaciona de modo mais directo com a progressão na carreira dos seus investigadores, e onde se situam as dissertações de Mestrado e Doutoramento, quer a investigação ligada a projectos financiados por outras vias que não o CEGC, e onde se inscrevem as grandes questões geográficas que atravessam a sociedade. Trata-se de uma investigação que privilegia domínios que vão dos problemas ambientais ao ordenamento e planeamento do território; das grandes questões demográficas aos cuidados de saúde; da requalificação de “velhos” espaços às novas dinâmicas territoriais. Tendo como área de trabalho o todo nacional, privilegia-se, naturalmente o território do Centro do país. Posição particularmente importante já que se trata de um território onde se cruzam as “influências “dos pólos estruturantes de Lisboa e também do Porto sem nunca minimizar o espaço Ibérico e Europeu onde nos inscrevemos. Por outro lado, e dado que o processo de globalização do conhecimento é, hoje, um facto irreversível pauta-se, também, pela afirmação internacional.

O desenvolvimento de redes de natureza diversa - nacional e internacional, interdisciplinar e transdisciplinar é, hoje, um factor decisivo na investigação. Por isso o CEGC tem promovido o alargamento dessa cooperação.

Em termos interinstitucionais o CEGC mantém relações de colaboração com diversos centros de investigação (Instituto de Estudos Regionais e Urbanos, Centro de Estudos Geográficos de Lisboa, Centro de Estudo Sociais, Centro de Estudos de Geociências da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos do Norte de Portugal e Aquitânia, entre outros). Colabora, também, com algumas Faculdades da Universidade de Coimbra - (Ciências e Tecnologia, Medicina, Economia), com outras Universidades Portuguesas (Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, Universidade de Aveiro). A ligação à sociedade civil, outra das linhas condutoras do CEGC, pode ser lida na ligação com outras Instituições entre as quais, a Comissão de Coordenação da Região Centro, a Administração Regional de Saúde, diversas Câmaras Municipais, com os quais o CEGC tem celebrado protocolos de cooperação e de prestação de serviços.

A cooperação internacional desenvolve-se sobretudo com as Universidades de Limoges, Paris 1, Bordéus III (França); Salamanca, Léon, Autónoma de Madrid, Barcelona e Murcia (Espanha), Pisa e Bári (Itália),Utrech (Holanda),Turku (Finlândia), Fribourg (Suiça); Glasgow(UK) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil). 

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas