Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Cursos de Formação de Língua

CL logo

Tirem partido, sem hesitações, do enorme património cultural e linguístico da Europa!

Leonard Orban
Comissário Europeu para o Multilinguismo

Os Cursos de Formação de Línguas e de Culturas foram pensados para serem oferecidos, em primeiro lugar, à comunidade universitária, mas também ao público em geral, uma vez que, no seguimento da criação da Área Europeia de Ensino Superior, surgiu a necessidade de promover a mobilidade e a colaboração interuniversitárias no espaço europeu. Por outro lado, no atual contexto mundial, impõe-se a necessidade de aprender ou aprofundar o conhecimento da(s) língua(s) e cultura(s) do(s) Outro(s).

O leque de línguas é variado e o público interessado poderá optar pelo estudo de línguas europeias ou não europeias. A progressão dos conhecimentos está organizada por níveis de acordo com o grau de dificuldade de cada sistema linguístico. No caso das línguas europeias, os níveis correspondem aos estipulados pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

Todas/os as/os docentes são falantes nativos das línguas que ensinam e possuem formação académica específica nas áreas científico-pedagógicas respetivas.

A oferta formativa inclui cursos semestrais e também cursos intensivos, normalmente oferecidos nos meses de verão.

Por norma, a avaliação de conhecimentos das/os estudantes é feita em regime contínuo, em que se exige 75% de presenças e a realização de duas provas de avaliação. Tomam-se também em linha de conta outros fatores como a participação durante as aulas, a realização de trabalhos de casa e outras tarefas ao longo do curso.

No final de cada nível, é possível solicitar a emissão do certificado correspondente desde que o/a estudante tenha tido aproveitamento.