a carregar...

FLUC

Centro de Línguas

Russo


Nome do/a docente

Língua e Cultura Russas I

Apresentação

O curso destina-se a alunos que pretendam adquirir padrões da linguagem falada e aprender conteúdos gramaticais básicos da Língua Russa.

A aprendizagem processa-se por meio da assimilação de um número restrito de expressões mais ou menos estereotipadas para a interacção comunicativa em situações previsíveis correspondentes ao nível A1.1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

A sua utilização treinada e automatizada reforça a aptidão para transmitir uma gama apreciável de noções, emoções, objectivos, etc. Também é fornecido um quadro resumido dos acontecimentos mais significativos do espaço sócio-cultural russo, ao longo da sua história, nas suas principais formas artísticas.

Conhecimentos de base recomendados

Tratando-se de um curso destinado a principiantes, recomenda-se competência comunicativa em, pelo menos, uma língua estrangeira e o conhecimento básico da vida sócio-cultural da Rússia.

Programa

Alfabeto cirílico moderno, correlação entre sons e grafemas.

Noções essenciais de fonética, gramática e prosódia.

Vocabulário básico e as suas possibilidades combinatórias.

Exercícios de compreensão escrita e oral.

Conversação temática:

— Formas de etiqueta da fala.

— Informação sobre si próprio e os outros.

— Agregado familiar e graus de parentesco.

— Tipo da habitação e mobiliário.

— Aulas e cursos de estudo.

— Gostos e preferências.

Extractos do panorama da vida sócio-cultural russa desde os seus primórdios até ao início do séc. XIX.

Resultados da aprendizagem

Aquisição de conhecimentos sobre as noções básicas de fonética, grafia e gramática russas correspondentes ao nível A1.1, de acordo com o QECRL, bem como sobre os momentos mais marcantes na história e cultura da civilização russa. Obtenção das competências necessárias para formação complementar em Língua e Cultura Russas no semestre seguinte.

Bibliografia

Khavronina, Serafima et al. – Fale Russo (trad. do Russo). Moscovo: Ed. Língua Russa, 1977.

Pliassov, Vladimir et al. – Língua Russa. Expressões da linguagem coloquial. Moscovo: UEHM, 1998.

Robin Milner-Gulland e Nikolai Dejevsky - Rússia dos Czares aos Sovietes. (Lisboa): Circulo de Leitores de 1992.

Voinova, Natalia et al. – Dicionário Russo-Português. Moscovo: Ed. Russki Yazik, 1989.

Outro material didáctico destinado ao trabalho a realizar nas aulas será fornecido pelo docente.

Avaliação

A avaliação, de tipo contínuo, baseia-se na assiduidade (10%), apresentação de trabalhos elaborados de forma autónoma (20%), participação dos alunos nos exercícios propostos (20%) e realização de vários mini testes de avaliação de conhecimentos (50%).

Métodos de ensino

Aulas teórico-práticas. Explicitação gramatical. Exercitação vocabular. Transcrição prática de palavras e expressões. Criação de situações comunicativas de natureza diversificada. Discussão dos principais acontecimentos sócio-culturais das épocas estudadas.

Dr. Vladimir Pliassov

vip@fl.uc.pt

Nome do/a docente

Língua e Cultura Russas II

Apresentação

O curso destina-se a alunos que pretendam alargar as competências linguísticas adquiridas no curso anterior. Retomam-se os padrões da linguagem falada e conteúdos gramaticais básicos da Língua Russa e alarga-se o quadro de expressões familiares e habituais em situações previsíveis correspondentes ao nível A1.2, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

A aprendizagem continua a processar-se por assimilação das fórmulas comunicativas, com valorização da interpretação dos elementos constituintes e dos paradigmas flexionais. Também continua a ser fornecido um quadro resumido dos acontecimentos mais significativos do espaço sócio-cultural russo, ao longo da sua história, nas suas principais formas artísticas.

Conhecimentos de base recomendados

Conhecimentos adquiridos no curso de Língua e Cultura Russas I ou no curso intensivo de Língua e Cultura Russas I, ou a eles equivalentes.

Programa

Noções essenciais de gramática (continuação).

Alargamento do vocabulário básico e das suas possibilidades combinatórias.

Exercícios de compreensão escrita e oral.

Conversação temática:

— Formas de etiqueta da fala (continuação).

— Números e expressões de localização temporal.

— Compras e estabelecimentos comerciais.

— Gastronomia e alimentação.

— Estados físicos, sensações e sentimentos.

— Saúde e doença, corpo humano e serviços de saúde.

— Cidade e deslocações.

— Fim-de-semana, actividades, lazeres.

Extractos do panorama da vida sócio-cultural russa desde o início do séc. XIX até ao início do séc. XXI.

Resultados da aprendizagem

Alargamento de conhecimentos sobre as noções básicas da língua russa (expressão oral e escrita) correspondentes ao nível A1.2, de acordo com o QECRL, bem como os momentos mais marcantes na história e cultura da civilização russa. Obtenção das competências necessárias para posterior formação mais aprofundada em Língua e Cultura Russas no semestre seguinte.

Bibliografia

Khavronina, Serafima et al. – Fale Russo (trad. do Russo). Moscovo: Ed. Língua Russa, 1977.

Kurlova, Irina – Natchinaem tchitat’ po-russki! Compêndio de leitura para estrangeiros principiantes de Russo.Moscovo: Ed. Russki Yazik, Cursy. 2012.

Medvedev, Roy – A URSS em mudança. (trad. do Russo). Lisboa: Ed. Don Quixote, 1988.

Pliassov, Vladimir et al. – Língua Russa. Expressões da linguagem coloquial. Moscovo: UEHM, 1998.

Robin Milner-Gulland e Nikolai Dejevsky - Rússia dos Czares aos Sovietes. (Lisboa): Circulo de Leitores de 1992.

Voinova, Natalia et al. – Dicionário Russo-Português. Moscovo: Ed. Russki Yazik, 1989.

Outro material didáctico destinado ao trabalho a realizar nas aulas será fornecido pelo docente.

Avaliação

A avaliação, de tipo contínuo, baseia-se na assiduidade (10%), apresentação de trabalhos elaborados de forma autónoma (20%), participação dos alunos nos exercícios propostos (20%) e realização de vários mini testes de avaliação de conhecimentos (50%).

Métodos de ensino

Aulas teórico-práticas. Explicitação gramatical. Exercitação vocabular. Transcrição prática de palavras e expressões. Criação de situações comunicativas de natureza diversificada. Discussão dos principais acontecimentos sócio-culturais das épocas estudadas.

Dr. Vladimir Pliassov

vip@fl.uc.pt

Regime:60 horas
4h/semana
Nome do/a docente

Língua e Cultura Russas I (curso intensivo)

Apresentação

O curso destina-se a alunos que pretendam adquirir, de um modo rápido, competências comunicativas em Russo em condições situacionais específicas correspondentes ao nível A1.1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

Pretende-se proporcionar aos alunos a familiarização com a escrita, a pronúncia, a gramática elementar e o léxico básico. Pretende-se também promover a exercitação em situações comunicativas previsíveis, correspondentes aos interesses pragmáticos dos alunos. Ao mesmo tempo, é fornecido um quadro resumido dos acontecimentos mais significativos do espaço sócio-cultural russo, ao longo da sua história, nas suas principais formas artísticas.

Conhecimentos de base recomendados

Tratando-se de um curso destinado a principiantes, recomenda-se competência comunicativa em, pelo menos, uma língua estrangeira e o conhecimento básico da vida sócio-cultural da Rússia.

Programa

Alfabeto cirílico moderno, correlação entre sons e grafemas.

Noções essenciais de fonética, gramática e prosódia.

Vocabulário básico, exercícios de compreensão escrita e oral.

Conversação temática:

— Formas de etiqueta da fala.

— Informações pessoais.

— Família e casa.

— Estudos e tempos livres.

Extractos do panorama da vida sócio-cultural russa ao longo dos séculos.

Resultados da aprendizagem

Dotar os alunos de conhecimentos básicos sobre a língua e a cultura russas e prepará-los para a continuação da aprendizagem num posterior trabalho autónomo ou num curso de nível subsequente.

Bibliografia

Ievleva, Z. et al. – Lições Introdutórias. Moscovo: Ed. Russki Yazik, 1987.

Kharonina, S. et al. – Fale Russo (trad. do Russo). Moscovo: Ed. Língua Russa, 1977.

Pliassov, V. et al. – Língua Russa. Expressões da linguagem coloquial. Moscovo: Ed. UEHM, 1998.

Voiniva, N. et al. — Dicionário Russo-Português. Moscovo: Ed. Russki Yazik, 1989.

Outro material didáctico destinado ao trabalho a realizar nas aulas será fornecido pelo docente.

Avaliação

A avaliação, de tipo contínuo, baseia-se na assiduidade (10%), apresentação de trabalhos elaborados de forma autónoma (20%), participação dos alunos nos exercícios propostos (20%) e realização de um teste de avaliação de conhecimentos (50%).

Métodos de ensino

Aulas teórico-práticas. Explicitação gramatical. Exercícios de compreensão oral. Conversação e leitura temáticas. Discussão dos principais acontecimentos sócio-culturais das épocas estudadas.

Dr. Vladimir Pliassov

vip@fl.uc.pt

Regime:26 horas

Nome do/a docente

Introdução à História e Cultura Russas

Público-alvo:

Todos os que tenham interesse num tema pouco desenvolvido e que cruza a História e a Cultura russas com transmissão de conhecimentos nessa área. Este curso também pode interessar a um público que procure melhorar as suas competências e/ou valorizar o seu currículo pessoal e profissional no domínio deste tema.

Duração:

1º Semestre

Objetivos:

Ajudar os/as estudantes deste curso a alargar a sua competência no domínio da História e Cultura russas, bem como levar a refletir de forma crítica sobre os períodos histórico-culturais mais relevantes da Rússia.

Competências a desenvolver:

Adquirir noções essenciais sobre as etapas histórico-culturais da civilização russa desde os seus primórdios até aos nossos dias; conhecer e saber utilizar a bibliografia e a webgrafia de referência como instrumentos de pesquisa para a obtenção de informação histórico-cultural sobre a Rússia.

Programa:

O programa compreende cinco módulos e fornece um quadro sinótico dos momentos mais marcantes na história e cultura da civilização russa, integrados no contexto internacional:

1. A Rússia Antiga (séc. VI – XV): origem e formação da sociedade russa; Rússia antes e depois da aceitação do Cristianismo; constituição do Estado; contactos e relações com a Europa Ocidental e o Oriente; desmembramento feudal e período de jugo tártaro-mongol; formação da Grande Nação Russa; evolução da cultura russa antiga.

2. O Estado e a cultura da Rússia no séc. XVI – XVII: política interna e externa de Ivan IV; época "dos Tumultos"; governação dos primeiros czares da dinastia de Romanov.

3. O Estado e a cultura da Rússia no séc. XVIII: reformas de Pedro I; centralização do Estado; reforma da Igreja e modernização da economia; desenvolvimento do sistema de educação e da ciência; grandes pensadores russos desse período; início das relações entre Portugal e Rússia.

4. O Estado e a cultura da Rússia do século XIX: ascensão patriótica de 1812 e vitória sobre Napoleão; guerras de Cáucaso e de Crimeia; abolição da servidão e a evolução capitalista; grandes descobertas e avanços dos cientistas russos; cultura artística da Rússia no século XIX.

5. O Estado e a cultura da Rússia do século XX: Primeira Guerra Mundial e revoluções russas; formação da URSS e construção da sociedade socialista; revolução cultural nas condições de totalitarismo; Segunda Guerra Mundial e Grande Guerra Patriótica Russa de 1941 – 1945; principais acontecimentos culturais do período soviético; URSS no período do "culto da personalidade" de Estaline; período do "degelo", anos de "estagnação" e "Perestroika"; espaço sócio-cultural da Rússia desde 1991 até aos nossos dias.

Propina:

0€

Avaliação:

Avaliação periódica; escala de 0 a 20 valores

Dr. Vladimir Pliassov

vip@fl.uc.pt

Regime:60 horas
4h/semana
Nome do/a docente

Introdução à Literatura Russa

Público-alvo:

Todos os que tenham interesse em conhecer e/ou aprofundar os seus conhecimentos de Literatura russa.

Este curso também pode interessar a um público que procure melhorar as suas competências e/ou valorizar o seu currículo pessoal e profissional no domínio deste tema.

Duração:

2º Semestre

Objetivos:

Ajudar os/as estudantes deste curso a alargar a sua competência e/ou enriquecer o seu currículo no domínio da literatura russa, bem como levar a refletir de forma crítica sobre os vários períodos literários da Rússia.

Competências a desenvolver:

Adquirir noções essenciais sobre as etapas de desenvolvimento da literatura russa desde os seus primórdios até aos nossos dias; conhecer o sistema de géneros literários necessário para analisar diversos textos e obras; utilizar a bibliografia e a webgrafia de referência como instrumentos de pesquisa para a obtenção de informação histórico-cultural sobre a Rússia.

Programa:

A mitologia eslava e a tradição oral do povo russo: épica, lírica e contos populares.

A literatura russa dos séculos XI – XVII: a criação da escrita e a produção dos primeiros textos literários; o desenvolvimento dos diferentes géneros de escrita e a normalização da língua literária.

O panorama literário da Rússia do século XVIII: a transição da literatura medieval à moderna e a secularização da literatura; os traços característicos do Classicismo russo; o Sentimentalismo e os primeiros indícios do Realismo.

O panorama literário da Rússia do século XIX: as correntes literárias do Romantismo russo e alguns autores de referência; os aspetos do fenómeno do Realismo russo e alguns autores notáveis. O desenvolvimento dos contactos literários entre Portugal e a Rússia.

O panorama literário da Rússia do século XX: o modernismo e a vanguarda na literatura russa no início do séc. XX; o período soviético na literatura russa; o estado da literatura russa nas últimas décadas.

Propina:

0€

Avaliação:

Avaliação periódica; escala de 0 a 20 valores

Dr. Vladimir Pliassov

vip@fl.uc.pt

Regime:60 horas
4h/semana