Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Mestrado e Doutoramento



1. Curso de 2º Ciclo (Mestrado)

Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino

Coordenadora Científica: Rosário Ferreira

O Curso constitui, em primeiro lugar, uma forma direta (i) de aprofundar o conhecimento e a investigação na área dos Estudos Literários, especialmente nos domínios da Literatura de Língua Portuguesa, e (ii) de contribuir para
renovar as práticas científico-pedagógicas no âmbito da lecionação de conteúdos literários nas disciplinas das áreas de Português. Espera-se, por outro lado, que dê origem à constituição de núcleos de pesquisa sistemática integrados em unidades de I&D, envolvendo professores de diferentes graus de ensino e agentes de outros domínios profissionais.

Por forma a cumprir estes objetivos gerais, o Curso encontra-se dividido em duas partes, a cumprir em dois anos letivos: no 1.º ano, uma parte curricular composta por seis seminários (6 x 10 ECTS = 60 ECTS), com a duração de dois semestres; no 2.º ano, um seminário de orientação (15 ECTS) e a elaboração/redação de uma dissertação de Mestrado (45 ECTS). No final do Curso o estudante terá obtido os 120 ECTS.

Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino - Plano de Estudos [PDF]



2. Curso de 3º Ciclo (Doutoramento)

Literatura de Língua Portuguesa

Coordenador Científico: Albano Figueiredo

O Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa constitui uma iniciativa de formação pós-graduada da Faculdade de Letras de Coimbra e do Centro de Literatura Portuguesa (unidade de investigação reconhecida e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). Beneficiando de um capital de experiência pedagógica, científica e cultural amplamente reconhecido, este curso tem por objectivo aprofundar as competências e qualificações de todos quantos, a nível nacional e internacional, se encontram ligados ao campo da Literatura Portuguesa, nos seus vários períodos e ramificações, ou, em alternativa, aos domínios da Literatura Brasileira e das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

O Curso constitui, em primeiro lugar, uma forma direta de aprofundar a investigação científica na área dos Estudos Literários e de renovar as práticas pedagógicas no âmbito da lecionação de disciplinas das áreas de Português e Literaturas de Língua Portuguesa. Espera-se, por outro lado, que dê origem à constituição de núcleos de pesquisa sistemática integrados em unidades de I&D, nomeadamente envolvendo professores de diferentes graus de ensino e agentes de outros domínios profissionais.

Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa - Plano de Estudos [PDF]



3. Curso de 3º Ciclo (Doutoramento)

Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura

Coordenador Científico: Manuel Portela

As mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nas últimas três décadas alteraram quer os regimes de representação dos média, quer os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita. Esta modificação resultou num novo capítulo na teoria crítica sobre as materialidades da comunicação, com reflexos tanto na investigação das formas literárias passadas, como das formas literárias atuais. O objetivo deste Programa é desenvolver em Portugal uma área emergente de investigação, centrada na análise das materialidades da literatura – materialidades do som, da voz, da performance, da imagem, da escrita, e ainda as materialidades digitais que caracterizam certas práticas e formas literárias contemporâneas. A análise da materialidade implicará também uma reflexão sobre a mediação tecnológica que acompanha a literatura dos séculos XIX, XX e XXI – fotografia, fonografia, máquina de escrever, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador digital, telemóvel.

Os conteúdos programáticos de cada uma das quatro unidades curriculares (Materialidades da Literatura I; Materialidades da Literatura II; Materialidades da Cultura; e Literatura, Artes e Média) têm por objectivo estabelecer o contexto científico e metodológico do programa. Trata-se de conhecer e analisar em profundidade as diferentes materialidades das práticas literárias pré-modernistas, modernistas e pós-modernistas (Materialidades da Literatura I e Materialidades da Literatura II); de conhecer as abordagens teóricas no estudo das materialidades da comunicação, da linguagem e da cultura (Materialidades da Cultura); e de compreender a relação entre práticas literárias e outras práticas artísticas e performativas, num contexto de expansão e transformação das tecnologias de mediação e de virtualização (Literatura, Artes e Média). Este conteúdo curricular inicial define o campo e o método de investigação, procurando criar as condições para o desenvolvimento de um projeto autónomo de tese, a realizar nos três anos seguintes.

Este programa não tem qualquer equivalente na rede nacional de ensino superior. Trata-se de um programa de ensino e de investigação inovador no tema e na abordagem, cujo objetivo é abrir uma nova área ao nível dos estudos literários em Portugal e garantir-lhe as necessárias condições de desenvolvimento e consolidação, designadamente através da constituição a médio prazo de um núcleo de estudos avançados em Materialidades da Literatura no Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra. Na medida em que se trata de uma área em crescimento no mundo anglo-americano, e com alguma expressão no Norte da Europa, a sua criação em Portugal contribuirá para atualizar e renovar teoricamente este campo. É seu objetivo último contribuir para uma mudança nos modos de investigar e ensinar literatura, dentro do projeto mais vasto de repensar as Humanidades na era das novas tecnologias e dos novos média.

Avaliação do Programa (2013, 2017, 2019)

A excelência do Programa foi reconhecida em 2013 ao ser distinguido como Programa de Doutoramento FCT, o que resultou na atribuição de 20 bolsas de doutoramento distribuídas ao longo de quatro edições sucessivas (2013-2017, 2014-2018, 2015-2019 e 2016-2020). Foi o único Programa doutoral na área de estudos literários selecionado para financiamento na primeira edição do concurso em 2013. É, além disso, o único Programa de Doutoramento FCT da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Em 2017, na sequência de avaliação pela FCT com base nos relatórios anuais e nos pareceres da CAE do Programa, foi prolongado por mais uma edição o financiamento, tendo sido atribuídas 5 novas bolsas de doutoramento (2018-2022). A estas 25 bolsas acrescem ainda 3 bolsas CAPES e 2 bolsas individuais FCT, elevando para 30 o número de bolsas obtidas pelos estudantes do Programa desde 2011. O montante global de financiamento atribuído equivale a cerca de 1.800.000€.

O Programa foi também avaliado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) em 2018, tendo sido reacreditado sem quaisquer propostas de alteração. A CAE fez a seguinte apreciação global do ciclo de estudos: "A CAE faz uma avaliação altamente favorável do ciclo de estudos em todos os parâmetros requeridos para a acreditação: estrutura curricular e plano de estudos, corpo docente, investigação, estudantes e eficácia formativa, autoavaliação contínua e proposta de medidas de melhoria. Em vários aspectos, designadamente no que respeita ao acompanhamento de estudantes, dinamismo da coordenação e os resultados obtidos num período relativamente curto de actividade, o ciclo de estudos pode considerar-se exemplar." (13 de novembro de 2018). Ciclo de estudos reacreditado pelo Conselho de Administração da A3ES em 18 de janeiro de 2019.

Doutoramento em Materialidades da Literatura - Plano de Estudos [website do Programa]

Ciclo anual de atividades (2010-2019)



4. Curso de 2º Ciclo (Mestrado)

Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas

Coordenadoras Científicas: Maria José Canelo e Maria de Fátima Gil

O 2º ciclo do curso de ECLLM visa, em termos gerais: a) ampliar, desenvolver e aprofundar, de modo sustentado e crítico, os conhecimentos e competências obtidos no 1º ciclo; b) desenvolver conhecimentos e competências (instrumentos de trabalho, conhecimentos específicos e conhecimentos transversais, capacidades de reflexão, de pesquisa e de autoaprendizagem) que deem aos/às estudantes a necessária autonomia para a realização de projetos e trabalhos de investigação ou para o exercício de uma atividade profissional nas áreas em que obtiveram a sua formação académica ou para a utilização crítica e adequada de instrumentos que lhes proporcionem a adaptação a outras atividades similares ou afins.

Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas - Plano de Estudos [PDF]



5. Curso de 3º Ciclo (Doutoramento)

Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução

Coordenadoras Científicas: Rita Marnoto e Cornelia Plag 

O Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução organiza-se em dois Ramos, o Ramo de Culturas e Literaturas e o Ramo de Estudos de Tradução. A sua duração é de 4 anos. Os três primeiros semestres possuem uma componente curricular. Conclui-se com a apresentação da Tese de Doutoramento.

Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução [PDF]