a carregar...

CLP

Centro de Literatura Portuguesa

Mestrado e Doutoramento

1. Curso de 2º Ciclo (Mestrado)

Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino

Coordenador Científico: Albano Figueiredo

2. Curso de 3º Ciclo (Doutoramento)

Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino

Coordenador Científico: Paulo da Silva Pereira

Os 2.º e 3.º Ciclos de «Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino» constituem uma iniciativa de formação pós-graduada da Faculdade de Letras de Coimbra e do Centro de Literatura Portuguesa (unidade de investigação reconhecida e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). Beneficiando de um capital de experiência pedagógica, científica e cultural amplamente reconhecido, tais cursos têm por objectivo aprofundar as competências e qualificações de todos quantos, a nível nacional e internacional, se encontram ligados ao campo da Literatura Portuguesa, nos seus vários períodos e ramificações, ou, em alternativa, aos domínios da Literatura Brasileira e das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.

O Curso constitui, em primeiro lugar, uma forma direta de aprofundar a investigação científica na área dos Estudos Literários e de renovar as práticas pedagógicas no âmbito da lecionação de disciplinas das áreas de Português e Literaturas de Língua Portuguesa. Espera-se, por outro lado, que dê origem à constituição de núcleos de pesquisa sistemática integrados em unidades de I&D, nomeadamente envolvendo professores de diferentes graus de ensino e agentes de outros domínios profissionais.

Mestrado em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino - Plano de Estudos [PDF] 

Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino - Plano de Estudos [PDF]

3. Curso de 3º Ciclo (Doutoramento)

Estudos Avançados em Materialidades da Literatura

Coordenador Científico: Manuel Portela

As mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nas últimas três décadas alteraram quer os regimes de representação dos média, quer os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita. Esta modificação resultou num novo capítulo na teoria crítica sobre as materialidades da comunicação, com reflexos tanto na investigação das formas literárias passadas, como das formas literárias atuais. O objetivo deste Programa é desenvolver em Portugal uma área emergente de investigação, centrada na análise das materialidades da literatura – materialidades do som, da voz, da performance, da imagem, da escrita, e ainda as materialidades digitais que caracterizam certas práticas e formas literárias contemporâneas. A análise da materialidade implicará também uma reflexão sobre a mediação tecnológica que acompanha a literatura dos séculos XIX, XX e XXI – fotografia, fonografia, máquina de escrever, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador digital, telemóvel.

Os conteúdos programáticos de cada uma das quatro unidades curriculares (Materialidades da Literatura I; Materialidades da Literatura II; Materialidades da Cultura; e Literatura, Artes e Média) têm por objectivo estabelecer o contexto científico e metodológico do programa. Trata-se de conhecer e analisar em profundidade as diferentes materialidades das práticas literárias pré-modernistas, modernistas e pós-modernistas (Materialidades da Literatura I e Materialidades da Literatura II); de conhecer as abordagens teóricas no estudo das materialidades da comunicação, da linguagem e da cultura (Materialidades da Cultura); e de compreender a relação entre práticas literárias e outras práticas artísticas e performativas, num contexto de expansão e transformação das tecnologias de mediação e de virtualização (Literatura, Artes e Média). Este conteúdo curricular inicial define o campo e o método de investigação, procurando criar as condições para o desenvolvimento de um projeto autónomo de tese, a realizar nos três anos seguintes.

Este programa não tem qualquer equivalente na rede nacional de ensino superior. Trata-se de um programa de ensino e de investigação inovador no tema e na abordagem, cujo objetivo é abrir uma nova área ao nível dos estudos literários em Portugal e garantir-lhe as necessárias condições de desenvolvimento e consolidação, designadamente através da constituição a médio prazo de um núcleo de estudos avançados em Materialidades da Literatura no Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra. Na medida em que se trata de uma área em crescimento no mundo anglo-americano, e com alguma expressão no Norte da Europa, a sua criação em Portugal contribuirá para atualizar e renovar teoricamente este campo. É seu objetivo último contribuir para uma mudança nos modos de investigar e ensinar literatura, dentro do projeto mais vasto de repensar as Humanidades na era das novas tecnologias e dos novos média.

Doutoramento em Materialidades da Literatura - Plano de Estudos [PDF]

4. Curso de 2º Ciclo (Mestrado)

Estudos Literários e Culturais

Coordenador Científico: António Apolinário Lourenço

Formação complementar no âmbito das línguas, literaturas e culturas estrangeiras, aprofundando os conhecimentos obtidos nestas áreas no 1º Ciclo; aquisição de competências (instrumentos de trabalho, conhecimentos específicos, capacidades de reflexão, de pesquisa, de conceção, de coordenação e de planeamento) que possibilitem o desenvolvimento de uma capacidade de investigação tendencialmente autónoma; aprofundamento da consciência teórica e desenvolvimento da capacidade de lidar com textos, discursos e práticas culturais do ponto de vista da sua complexidade; aprofundamento de uma perspetiva comparativa e aquisição de instrumentos de análise intercultural: fornecimento de técnicas e metodologias de trabalho científico de nível avançado. O Mestrado em Estudos Literários e Culturais encontra-se dividido em seis áreas de especialização: Literatura Comparada, Estudos Brasileiros, Estudos Franceses, Estudos Germanísticos, Estudos Hispânicos e Estudos Italianos, existindo três disciplinas transversais e obrigatórias: Temas de Literatura Comparada; Culturas Contemporâneas e Questões de História Literária.

Mestrado em Estudos Literários e Culturais - Plano de Estudos [PDF]

5. Curso de 3º Ciclo (Doutoramento)

Culturas e Literaturas Modernas

Coordenador Científico: António Sousa Ribeiro

O programa visa completar a oferta da FLUC na área de Línguas, Literaturas e Culturas Modernas. Num quadro marcado pela crise das Humanidades, visa‐se proporcionar um patamar de investigação capaz de responder a essa mesma crise pela afirmação da centralidade dos seus métodos e objetos para a compreensão do mundo e para a produção de conhecimento relevante. Diferentemente de outros programas com uma incidência temática mais específica, este programa, situando‐se na confluência de diferentes áreas linguísticas e disciplinares e visandon abranger um universo amplo de potenciais interessados, tem um alcance relativamente generalista e renuncia, conscientemente, a uma definição programática do seu âmbito. Tal não significa, no entanto, a ausência de objetivos precisos ou a cedência a um simples ecletismo. A relativa generalidade do desenho do programa irá ter o seu contraponto na definição rigorosa e exigente dos percursos de investigação a desenvolver por cada um dos participantes.

Doutoramento em Culturas e Literaturas Modernas - Plano de Estudos [PDF]