Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Projetos do Grupo Poéticas

Os objetivos essenciais do grupo Poéticas decorrem da transversalidade que assume, no âmbito de um Centro de investigação sobre a Literatura Portuguesa, e pautam-se por uma abordagem teorética (teoria literária, literatura e poética comparadas) que acolhe propostas de investigação em áreas diversas mas epistemologicamente inter-dependentes. Pretende-se aprofundar modalidades de expressão e formas de significação da literatura portuguesa num período cronológico vasto, através de uma reflexão sistematizada em torno de conceitos-chave do domínio da teoria literária, articulando a investigação que nesses domínios tem vindo a ser recentemente realizada com estudos de caso específicos desse espaço literário. O objetivo fundamental do grupo, centralizado na noção forçosamente plural de “Poética”, é o de chegar, por etapas sucessivas, a um «state of the art» de questões emergentes associadas aos Estudos Literários e recuperadas numa forma de questionar momentos, movimentos, formas da Literatura Portuguesa.


Projetos associados ao Grupo de Investigação "Poéticas"

Categorias Estéticas na Literatura Portuguesa e em Outras Literaturas
Poéticas do Ensaio
Poéticas do Barroco
Poéticas da Idade Média
Poéticas do Post-Modernismo
Poéticas da Tradução
Projeto Europeu SATOR (Société Internationale d' Analyse de la Topique Romanesque avant 1800)
LEA! (Lire en Europe Aujourd' hui)


Publicações individuais

Coordenação: Marta Teixeira Anacleto

O Grupo Poéticas acolhe e apoia (em colaboração com diversas editoras) publicações individuais dos seus membros, devidamente selecionadas, que se integrem nos objetivos e na dimensão epistemológica do Grupo.

1. Namora, Ricardo. 40 Anos de Teoria da Literatura em Portugal. Coimbra: Almedina, 2011.

2. Domingues, João (org. e trad.). As «Belas Infiéis»: Antologia de Textos sobre Tradução na Época Clássica em França. Mangualde: Pedago, 2012.

3. Reis, Maria Olinda Vieira da Silva. Imaginário e Literatura Juvenil: Ensaio sobre Tradução. Mangualde: Pedago, 2012.



[version in English]