Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Grupo "Mediação Digital e Materialidades da Literatura"

As mudanças nas tecnologias de comunicação ocorridas nas últimas três décadas alteraram quer os regimes de representação dos média, quer os regimes de representação baseados nos códigos da letra e da escrita. Esta modificação resultou num novo capítulo na teoria crítica sobre as materialidades da comunicação, com reflexos na investigação das formas literárias. O objetivo do Grupo de Investigação "Mediação Digital e Materialidades da Literatura" é desenvolver uma área emergente de investigação, centrada na análise das materialidades da literatura – materialidades do som, da voz, da performance, da imagem, da escrita, e ainda as materialidades digitais que caracterizam  práticas e formas literárias contemporâneas. A análise das materialidades implicará também uma reflexão sobre a mediação tecnológica nas suas relações com a literatura – impressão, livro, fotografia, fonografia, máquina de escrever, cinema, rádio, televisão, vídeo, computador digital, telemóvel, média locativos e sociais – e uma teoria geral da literatura enquanto sistema de inscrições. O contexto atual originou novos métodos de análise literária, muitas vezes subsumidos sob a designação de 'Estudos Literários Digitiais' e 'Humanidades Digitais'. Estas transformações teóricas e tecnológicas relocalizaram o "literário" num ambiente medial e é esta relocalização tecnossocial da experiência literária que este grupo se propõe investigar.

O Grupo de Investigação "Mediação Digital e Materialidades da Literatura" tem os seguintes objetivos fundamentais:

1. abrir e expandir um campo de pesquisa que analisa as relações entre tecnologias de inscrição e significação literária;

2. desenvolver uma teoria geral da mediação, da tecnologia e da materialidade nas práticas literárias;

3. desenvolver uma perspetiva de estudos comparados dos média na investigação da literatura, através de análises intermediais, interculturais e interlinguísticas;

4. desenvolver novos métodos (incluindo métodos digitais) no estudo de obras literárias que tenham impacto sobre a investigação e as metodologias em todo o campo;

5. traduzir os resultados da investigação em curso em arquivos digitais e outras formas de bases de dados estruturadas, disponibilizando-os para posterior estudo e pesquisa, bem como para uso geral;

6. articular de forma estruturada o conjunto da investigação desenvolvida no âmbito do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, enquadrando nos projetos do Grupo todas as teses de doutoramento em curso e integrando plenamente os jovens investigadores nas atividades do CLP.



Este Grupo de Investigação agrega seis projetos:

Projeto 1. Arquivo LdoD: Arquivo Digital do Livro do Desassossego (2012-2017)
Projeto 2. Ex Machina: Inscrição e Literatura (2015-2022)
Projeto 3. Vox Media: O Som na Literatura (2015-2022)
Projeto 4. ReCodex: Formas e Transformações do Livro (2015-2022) 
Projeto 5. Inanimate Alice: Tradução de Literatura Digital em Contexto Educativo (2016-2020)
Projeto 6. Murais e Literatura: A Criação Digital em Contexto Educativo (2018-2020)

O Grupo colabora ainda em dois projetos internacionais:

  • PERFORMA. El teatro fuera del teatro. Performatividades contemporáneas en la era digital (FFI2015-63746-P) (2016-2019). Proyecto financiado con una ayuda del Ministerio de Economía y Competitividad y cofinanciado por el Fondo Europeo de Desarrollo Regional (FEDER) correspondiente al marco financiero plurianual 2014-2020. Parceiros: Universidad de Santiago de Compostela, Universidad Carlos III, Université de Strasbourg, Université de Toulouse-Jean Jaurès e Universidade de Coimbra.
  • Translating Electronic Literature: A Transatlantic Program in Collaborative Digital Humanities (2017-2018). Projeto financiado pela Maison Sciences de l'Homme e pela Andrew Mellon Foundation, que integra os seguintes parceiros: Rochester Institute of Technology (USA), University of Paris 8 (France), University of Coimbra (Portugal), Aarhus University (Denmark), e Kingston University (UK).

O Grupo é também responsável pela revista MATLIT: Materialidades da Literatura (2013-) e pelo laboratório MATLITLAB: Laboratório de Humanidades (2019-).