a carregar...

CLP

Centro de Literatura Portuguesa

Ex Machina: Inscrição e Literatura (2015-2020)


Equipa do Projeto

Coordenador

Paulo Silva Pereira (Universidade de Coimbra)

Membros

António Apolinário Lourenço (Universidade de Coimbra)

Daniela Côrtes Maduro (Doutorada em Materialidades da Literatura, 2015; Investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Bremen, 2015-2017)

Manaíra Aires Athayde (Doutorada em Materialidades da Literatura, 2017)

Manuel Portela (Universidade de Coimbra)

Matheus de Brito (Doutorado em Materialidades da Literatura, 2017)

Osvaldo Manuel Silvestre (Universidade de Coimbra)

Pedro Serra (Universidade de Salamanca, colaborador do CLP)

Ricardo Namora (Universidade de Estocolmo)

Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa, colaborador do CLP)

Sónia Deus (Doutorada em Materialidades da Literatura, 2016)

Ana Marques da Silva (Estudante do Programa, Bolseira FCT)

Ana Paula Dantas (Estudante do Programa)

Ana Rita Reis (Estudante do Programa, Bolseira FCT)

Bruno M. Fontes (Estudante do Programa, Bolseiro FCT)

Bruno Ministro (Estudante do Programa, Bolseiro FCT)

Caio Di Palma (Estudante do Programa, Bolseiro FCT)

Clayton Guimarães (Estudante do Programa)

Diogo Marques (Estudante do Programa, Bolseiro FCT)

Ernest Bowes (Estudante do Programa, Bolseiro CAPES)

Fabiana dos Santos Sousa (Estudante do Programa)

Fabio Waki (Estudante do Programa, Bolseiro FCT)

Ian Ezerin (Estudante do Programa, Bolseiro FCT)

Joana Fonseca (Estudante do Programa, Bolseira FCT)

Liliana Vasques (Estudante do Programa)

Maíra Borges Wiese (Estudante do Programa, Bolseira CAPES)

Mariana Ferreira (Estudante do Programa)

Marie Claire De Mattia (Estudante do Programa, Bolseira FCT)

Raquel Gonçalves (Estudante do Programa)

Ricardo Brites (Estudante do Programa)

Rita Catania Marrone (Estudante do Programa, Bolseira FCT)

Rita Gomes (Estudante do Programa)


Sinopse

O projeto “Ex Machina: Inscrição e Literatura” analisa formas, práticas e processos literários como sistema de inscrições de base tecnológica e medial, teorizando a experiência da significação literária a partir dos seus dispositivos. A datilografia alterou a relação da mão com a escrita, intensificando a consciência do código alfabético nos processos de composição literária. O computador e o processador de texto acentuaram as modificações introduzidas pela máquina de escrever, codificando e programando a escrita. A consciência acrescida da mediação técnica nos processos de produção simbólica, decorrente da generalização da reprodutibilidade digital e das redes de telecomunicação no mundo contemporâneo, permitiu desnaturalizar os dispositivos comunicacionais anteriores, como a imprensa e o livro ou o cinema e a fotografia, e reperspetivá-los a partir dos modos maquínicos de inscrição da palavra e do real. O poder simulatório e combinatório da tecnologia digital incrementou formas de criação literária de tipo metamedial e intermedial. Este projeto investiga o acoplamento entre as tecnologias analógicas e digitais de inscrição enquanto sistemas de notação e os processos de invenção literária. Trata-se de analisar e teorizar os processos digitais e analógicos de inscrição, num contexto de proliferação medial das práticas de escrita.



Objetivos

a) Descrever a cena da escrita, concetualizando-a como um espaço exploratório de inscrição do sujeito e de invenção poética a partir do potencial combinatório dos códigos da escrita.

b) Analisar os processos de lectoescrita na construção da experiência literária.

c) Desenvolver modelos de análise interartística e intermedial da textualidade com base num corpus de obras que explorem reflexivamente a sua condição medial e os seus processos de inscrição verbal e visual.

d) Teorizar sobre a relação entre literatura e “imagem técnica”, ou seja, a fotografia, o cinema, a TV e a imagem digital, analisando a presença do literário como “inscrição” na fotografia e nas imagens animadas e produzindo uma reflexão fora do quadro “adaptação fílmica”.

e) Desenvolver uma teoria crítica das práticas literárias computacionais a partir da análise da processualidade medial e verbal da literatura digital.



Calendarização

O projeto desenvolve-se em duas fases, coincidindo com o financiamento trienal do CLP: 2015-2017 (fase 1), 2018-2020 (fase 2).



Atividades previstas

1) Colóquio interno bienal “Ex Machina: Inscrição e Literatura” para apresentação de resultados da investigação em curso pelos membros do projeto, juntamente com um ou dois convidados externos. Primeira edição: 31 de março de 2017.

2) Colóquio "A(s) Biblioteca(s) de Fernando Pessoa" (org. António Apolinário Lourenço, Rita Catania Marrone), Casa Fernando Pessoa, 4 de novembro de 2016.

3) Missões de participação em colóquios externos (nacionais e internacionais) que versem temáticas afins do projeto.

4) Coorganização do colóquio internacional da ELO-Electronic Literature Organization 2017 “Affiliations, Communities, Translations” (a decorrer na cidade do Porto entre 18 e 21 de julho de 2017 – Universidade Fernando Pessoa e Mosteiro de São Bento da Vitória), incluindo a curadoria de três exposições.

5) Publicação de quatro números da revista MATLIT dedicados a este tema de investigação: Vol. 3.1 (2015): Artes, Média e Cultura Digital (coord. Paulo Silva Pereira e Pedro Serra); Vol. 4.1 e Vol. 4.2 (2016): Estudos Literários Digitais (coord. Manuel Portela e António Rito Silva); e Vol. 6.1 (2018) [em preparação].



Teses de doutoramento no âmbito do Projeto

Ex Machina: escrita e inscrição

1. Ana Paula Dantas, «Voz e glifo no espaço do poema: produção de presença em Próspero Saíz»

2. Ana Rita Reis (Bolseira FCT, 2014-2018), «Mecânica de uma personagem: paisagem, escrita, autoria»

3. Caio Di Palma (Bolseiro FCT, 2013-2017), «Resto Cantable em três movimentos: Memória poética e inscrição matérica em José Ángel Valente»

4. Manaíra Aires Athayde (Bolseira CAPES, 2012-2016), «Ruy Belo e o modernismo brasileiro. Poesia, espólio» (tese concluída em setembro de 2016, aprovada em 24-04-2017)

5. Matheus de Brito (Cotutela UC e Unicamp), «Materialidade e Contigência: Contribuições à Reflexão Estética nos Estudos Literários» (tese concluída em julho de 2016, aprovada em 17-01-2017)

6. Raquel Gonçalves, «Possibilidades de Infinito: As máquinas literárias de Herberto Helder e Gonçalo M. Tavares»

7. Ricardo Brites, «Herberto Helder: uma encenação autoral»

8. Rita Catania Marrone (Bolseira FCT, 2014-2018), «Os “livros ocultos” de Fernando Pessoa: um estudo da biblioteca esotérica de Fernando Pessoa»

Ex Machina: intermedialidade e inscrição

9. Bruno M. Fontes (Bolseiro FCT, 2014-2018), «Entre escritas: relações intermediais entre a escrita e a imagem fílmica em João Botelho, Peter Greenaway e Luiz Fernando Carvalho»

10. Bruno Ministro (Bolseiro FCT, 2014-2018), «Todas as cópias são originais: electrografia e copy art em Portugal»

11. Clayton Guimarães, «Interfaces discursivas e efeitos de temporalidade, Portugal 1750-1850»

12. Ernest Bowes (Bolseiro CAPES, 2015-2019), «Alucinação e virtualidade: Elementos de uma materialidade artística em Henri Michaux»

13. Ian Ezerin (Bolseiro FCT, 2015-2019), «Digital Seriality: transmedia(l), multimodal, hyper»

14. Sónia Deus, «Imago Mortis. Cultura visual, ekphrasis e retórica da morte no barroco luso-brasileiro» (tese concluída em julho de 2016, aprovada em 21-12-2016)

Ex Machina: computação e inscrição

15. Ana Marques da Silva (Bolseira FCT, 2013-2017), «No tempo em que as máquinas escreviam: Para uma poética dos processos gerativos automáticos»

16. Daniela Côrtes Maduro (Bolseira FCT, 2011-2014), «Imersão e Interatividade na Ficção Digital» (tese concluída em setembro de 2014, aprovada em 07-01-2015)

17. Diogo Marques (Bolseiro FCT, 2013-2017), «Dígitos que lêem: Processos de leitura háptica na experienciação de obras literárias digitais»

18. Maíra Borges Wiese (Bolseira CAPES, 2016-2019), «A Leitura Configurativa no Poema Digital»

19. Liliana Vasques, «Os poetas digitais escrevem? Apropriação textual e remix na criação de poesia digital»



Projetos de pós-doutoramento no âmbito do Projeto

1. Joshua Alma Enslen (Associate Professor, Acting Program Director, Portuguese Department of Foreign Languages, United States Military Academy): “Graphs, Maps and Palm Trees: Constructing an Associative Literary Network from Gonçalves Dias’ Canção do Exílio” (2015-2016)

2. Daniela Côrtes Maduro (investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Bremen): "Shapeshifting texts: keeping track of electronic literature" (2015-2017)


Conferências e seminários por investigadores convidados
2016
2015
2014
  • Sara Augusto (Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra), "Emblemática e ficção", 4 de abril de 2014.
  • Judd Morrissey (Art Institute of Chicago): “Operations in Mixed Reality” e “Operatus” Conferência e performance apoiadas pela Fulbright Commission, 23 de maio de 2014.
  • Patrícia Vieira (Georgetown University) e Pedro Serra (Universidade de Salamanca): “Imagens a Fio: Documentário, Política e Sociedade” (por ocasião do lançamento de Imagens Achadas: Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal, Colibri, 2014), 6 de junho de 2014.
  • Dene Grigar (Diretor of the Digital Culture and Technology Programme at Washington State University Vancouver, and president of the Electronic Literature Organization) “Curating and Preserving Electronic Literature”, 26 de novembro de 2014.

Atividades do Projeto
2016
2015
  • Congresso internacional “Humanidades Digitais em Portugal”, 8-9 de outubro de 2015, FSCH, Universidade Nova de Lisboa (Coorganização do IHC – Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; CLP – Centro de Literatura Portuguesa, Universidade de Coimbra; e CIDEHUS-UE – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; com a colaboração do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura). Coord. Daniel Alves.
  • Colóquio internacional “Digital Literary Studies”, 14-15 de maio de 2015, FLUC. (Coorganização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e do Centro de Literatura Portuguesa). Coord. Manuel Portela.
  • Exposição internacional “Language and the Interface”, 14-15 de maio de 2015, FLUC. Curadoria: Daniela Côrtes Maduro, Ana Marques da Silva e Diogo Marques.
2014
  • ACTAMEDIA – 11º Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, 18-19 de novembro de 2014, FLUC. (Coorganização COLABOR – Centro de Pesquisas em Linguagens Digitais (ECA-USP), Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP), Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa (CLP)). Coord. Artur Matuck e Paulo Silva Pereira.


Participação em Colóquios
2016
  • Bruno Ministro (PD/BD/105707/2014), "Expanding (?) experimental poetics (?): Is this (Copy) Art?". Jornades Internacionals de Poesia. MACBA e Universidade de Barcelona, 27 e 28 de outubro de 2016.
  • Bruno Ministro (PD/BD/105707/2014),1 – «Big Data e Cyberpunk: Utopias tecnológicas, distopias literárias». Congresso de Cibercultura. Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, 3 e 4 de outubro de 2016.
  • Caio Di Palma (PD/BD/52248/2013), "A partitura do movimento físico em José Ángel Valente: Relações entre caligrafia chinesa e meditação na rearticulação matérica da poesia metafísica". Congresso Internacional Culture e Letterature in Dialogo: Identità in Movimento, Università degli Studi di Perugia, Perugia (Itália), 12-14 de maio de 2016.
    • Diogo Marques (PD/BD/52249/2013). “(Im)movable bodies or (Unmoving Texts? Haptic Reading Processes in Electronic Literature”, Congresso Internacional «Cognitive Futures in the Humanities 2016». University of Helsinki, Helsínquia.
    • Manuel Portela, “What’s in a name? That which we call DH (¿Que hay en un nombre? Lo que llamamos HD)” Participação, por videoconferência, na mesa-redonda “Ciencias Sociales y Humanidades Digitales: saberes, sociedades, políticas” com Esteban Romero Frías (Universidade de Granada), Domenico Fiormonti (Universidade de Roma Tre),  Nuria  Rodríguez Ortega (Universidade de Málaga), Fathima E. V. (Kannur University, Kerala State, India), Amelia Sanz Cabrerizo (Universidade Complutense de Madrid) e Manuel Salamanca López (Universidade Complutense de Madrid), 2 de junho de 2016.
    • Rui Torres, Manuel Portela, Sandra Guerreiro Dias, Bruno Ministro. “PO-EX.NET: Taxonomia, Interoperabilidade, Performatividade, Pedagogia”, no Encontro “Curadoria Digital: Estratégias e Experiências” http://curadoriadigital.fct.pt (Organização pelo Arquivo de Ciência e Tecnologia, FCT; Instituto de História Contemporânea, FCSH-UNL; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 30 de junho de 2016. [Projeto PO.EX]
    2015
    • Ana Marques da Silva (PD/BD/52247/2013), “Performative Materialities of Language and Meaning”, no painel ‘Digital Materialities of the Literary Text’ organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional "Digital Material", National University of Ireland, Galway,  21-22 de maio de 2015.
    • Ana Marques da Silva (PD/BD/52247/2013), "Without Begining or End: Reading and Writing in Generative Literature", no painel  organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional “ELO 2015: The End(s) of Electronic Literature”, na Universidade de Bergen, Noruega, de 5 a 7 de agosto de 2015.
    • Ana Marques da Silva (PD/BD/52247/2013), "Software e literacia digital: RiTa Toolkit e a geração textual automática", no colóquio internacional “Humanidades Digitais em Portugal”, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, 8-9 de outubro de 2015.

    • Ana Marques da Silva (PD/BD/52247/2013), "Writing Digital and the Question of Authorship in Generative Literature: Remixing Nick Montfort's ‘Taroko Gorge’", no painel “Reading, Writing, Device: Digital Intersections and Intermediations” organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional “Leer en red, escribir en red en la era digital: perspectivas sobre transliteraturas/ Reading Wide, Writing Wide in the Digital Age: Perspectives on Transliteratures”, organizado pelo Grupo de Investigação L.E.E.T.HI (Literaturas Españolas y Europeas del Texto al Hipermedia) da Universidade Complutense de Madrid, 22-23 de outubro de 2015.

    • Bruno Fontes (PD/BD/105701/2014), "Vision and Sound: Allen Ginsberg's Songs of Innocence and Experience and Blake's Illuminations", no colóquio anual da "European Beat Studies Network”, na Universidade Livre de Bruxelas, de 28 a 31 de outubro de 2015.

    • Bruno Ministro (PD/BD/105707/2014), "Performance art, experimental poetry and electronic literature in Portugal: an intermedial archive for an intermedial practice of language" (coautora, Sandra Guerreiro Dias), no colóquio internacional “ELO 2015: The End(s) of Electronic Literature”, na Universidade de Bergen, Noruega, de 5 a 7 de agosto de 2015.

    • Caio Di Palma (PD/BD/52248/2013), "Silêncio e pantonalidade enquanto materialidade estética em John Cage", no colóquio international (E)migrações, transferências: mestiçagens e dinâmicas da cidade, Universidade Masaryk, Brno (República Tcheca), 16-19 de abril de 2015.

    • Daniela Côrtes Maduro (SFRH/BD/79458/2011), “Imaginative Effort: reassessing immersion and interactivity” no simpósio “Textual Machines”, University of Georgia, Athens, Georgia, USA, 17-18 Abril, 2015.

    • Diogo Marques  (PD/BD/52249/2013), “Inter[(surf)aces]”, no painel ‘Digital Materialities of the Literary Text’ organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional "Digital Material", National University of Ireland, Galway,  21-22 de maio de 2015.
    • Diogo Marques (PD/BD/52249/2013), "The Endgame for Electronic Literature?", no painel  organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional “ELO 2015: The End(s) of Electronic Literature”, na Universidade de Bergen, Noruega, de 5 a 7 de agosto de 2015.
    2014
    • Caio Di Palma (PD/BD/52248/2013), "Por uma Arquitetura do Movimento Poético na Contemporaneidade", II Convegno AISPEB – Modelli, Tradizioni, Contaminazioni e Dinamiche Interculturali nei/tra i Paesi di Lingua Portoghese. Associoazione Italiana di Studi Portoghesi e Brasiliani, Dipartimento di Filologia, Letteratura e Linguistica, Pisa (Itália), 29-31 de outubro de 2014.
    • Caio Di Palma (PD/BD/52248/2013), "O silêncio e o Zen enquanto espaços de inscrição estética na poética de José Ángel Valente", 2º JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário | TOPUS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa Espaço, Literatura e Outras Artes. ESEV, Viseu (Portugal), 25-27 de setembro de 2014.
    • Daniela Côrtes Maduro (SFRH/BD/79458/2011), "Shapeshifting texts: following the traces of narrative in digital fiction", no colóquio internacional “Hold the light” – Electronic Literature Organization Conference 2014, University of Wisconsin-Milwaukee (UWM), Milwaukee, Wisconsin (USA), 21 de junho de 2014.
    2013
    • Daniela Côrtes Maduro (SFRH/BD/79458/2011), "Characters don’t need closure: a aventura impressa e digital". Colóquio Internacional Figuras da Ficção 4. Universidade de Coimbra, Coimbra (Portugal), 5 de novembro de 2013.
        
        Publicações do Projeto
        2016

        Edição de revista

        Artigos

        • Di Palma, Caio. «Silêncio e pantonalidade enquanto materialidade estética em John Cage». Journal Études Romanes de Brno, Universidade Masaryk de Brno, República Tcheca, 2º sem 2016.
        • Marques, Diogo. «Gestos de Subversão. Estratégias de significação e afecto no Experimentalismo poético». In Riviste Status Quaestionis, n.10, Università La Sapienza, Roma. ISSN: 2239-1983.
        • Marques, Diogo. “The Endgame or a Wake?: Tropes of Circularity in Literature Then and Now”. In Ivan Callus and Mario Aquilina (Eds.), CounterText, Volume 2 Issue 2, University of Edimburgh Press: UK. Pp. 191-216, ISSN 2056-4406.
        • Marques, Diogo.  “Grasp All, Lose All: Loss of Grasp and Non-Functional Digital Interfaces in Electronic Literature”. In Teresa Martínez Figuerola e Jorge Luis Marzo (eds.) Interface Politics1st International Conference 2016. Publicaciones GREDITS: Barcelona. ISBN: 978-84-617-5132-7. pp. 737-54.


        Recensões críticas

        • Anslen, Joshua Alma. "Visual interpretations and humanistic interfaces" [[Recensão crítica a Johanna Drucker, Graphesis: Visual Forms of Knowledge Production, Harvard University Press, 2014], MATLIT: Materialidades da Literatura 4.2 (2016): 279-282. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_14
        • Marques, Diogo. “Entre o Demasiado Literal e o Excessivamente Literário: Potencialidades e Limites do Tacto Háptico” [Recensão crítica a Fulkerson, M., The First Sense. A Philosophical Study of the Human Touch. Cambridge, M.A. & London: The MIT Press, 2014, 236 pp. ISBN 978-0-262-01996-5 / Recensão crítica de Gallace, A. & Spence, C., In Touch with the FUTURE: the sense of touch from cognitive neuroscience to virtual reality. Oxford: Oxford University Press, 2014, 480 pp]. Revista MatLit, vol. 4, n. 1, 2016, pp. 197-204.
        • Silva, Ana Marques da. «Recensão do livro PO.EX Essays from Portugal». Revista Colóquio/Letras, n. 191 (Jan. 2016): 280-282. ISSN: 0010-1451.

        Outras publicações

        • Brito, Matheus de Brito, and Manuel Portela.  “‘The ghost within the ghost in the machine’: An Interview with Jerome McGann”, MATLIT: Materialidades da Literatura 4.2: 257-266. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_12
        • Marques, Diogo. “Perda de Controlo”. Tradução de obra ciberliterária “Déprise/Loss of Grasp”, da autoria de Serge Bouchardon, 2016.
        • Portela, Manuel. 2016. “‘This strange process of typing on a glowing glass screen’: An Interview with Matthew G. Kirschenbaum”, MATLIT: Materialidades da Literatura 4.2: 267-275. Web. DOI:  http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_13
        2015

        Edição de revista

        Artigos

        • Bettencourt, Sandra. "Ele Canta o Corpo Elétrico: Câmara Neuronal como Performance Pós-humanista e Pós-digital." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 55-71. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_4
        • Di Palma, Caio. "A partitura do movimento físico em José Ángel Valente: Relações entre caligrafia chinesa e meditação na rearticulação matérica da poesia metafísica". Livro de actas do Congresso Internacional Culture e Letterature in Dialogo: Identità in Movimento, Università degli Studi di Perugia [No prelo].
        • Marques, Diogo. "Tacto/Contacto: Processos de Experienciação Háptica no Corpo Cíbrido." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 73-97. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_5
        • Pereira, Paulo Silva. "Academia, Geopolítica das Humanidades Digitais e Pensamento Crítico." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 111-140. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_7

        Recensões críticas

        • Athayde, Manaíra Aires. "A Mente Modernista e o Exercício da Revisão." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 274-278. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_21
        • Di Palma, Caio. "Perspectivas Colaborativas das Humanidades Digitais nas Investigações sobre William Blake." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 266-269. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_20
        • Marques, Diogo. "PO.EX: Arquivo, Subarquivo, Meta-arquivo." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 270-273. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_21

        Outras publicações

        • Athayde, Manaíra Aires, & Paulo Silva Pereira. "‘A minha busca é consistente nestes mais de trinta anos’: Uma Entrevista com Eduardo Kac." MATLIT: Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 177-181. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_10
        • Portela, Manuel. “Sempre uma coisa a seguir à outra / Always one thing after another” e “José Maçãs de Carvalho, Never Tell a Secret”. Anozero ‘15: um lance de dados - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, Coimbra: CAPC-Círculo da Artes Plásticas de Coimbra, 2015. 104-111, 120-121.
        2014

        Artigos

        • Athayde, Manaíra Aires. «Homem de Palavra[s] e a construção de espaços poéticos em Ruy Belo: “Um deus artista ou quando as artes tomam conta do lugar de deus”», in ATHAYDE, Manaíra Aires (Org.): Estudos sobre Ruy Belo. Lisboa: Assírio & Alvim /Porto Editora, 2014.
        • Athayde, Manaíra Aires. «Efeitos de sentido e efeitos de presença na poesia de Ruy Belo» in DIOS, Ángel Marcos de (Org.): La Lengua Portuguesa – Estudios sobre Literatura y Cultura de Expresión Portuguesa. Vol. 1. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2014.
        • Athayde, Manaíra Aires. «A margem, na margem, à margem – Manuel Gusmão e a sua antologia da poesia de Ruy Belo». Revista do Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da UFMG – Dossiê Ruy Belo, vol. 34, nº 51, Jan-Jun 2014. Belo Horizonte: Centro de Estudos Portugueses da UFMG.
        • Portela, Manuel. “Como Fazer Poemas com Objetos”, in Rui Torres (org.). Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Estudos, Entrevistas, Metodologias, Porto: Edições UFP, 2014, p.189-191. [Projeto PO.EX]

        Recensões críticas

        • Athayde, Manaíra Aires. ""Extended Mind": Crítica Genética, Narrativa Cognitiva e uma Nova Compreensão da Mente Modernista." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature[Online], 2.1 (2014): 208-215. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_16
        • Brito, Matheus de. "Stimmungen or "In the Mood for Differentiality"." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 2.1 (2014): 185-189. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_11
        • Namora, Ricardo. "Fashion Trends Always Come Back in Style." MATLIT:  Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 2.1 (2014): 181-184. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_10
        • Di Palma, Caio. "Recensão do livro de Claire Colebrook, Blake, Deluezian Aesthetics and the Digital". Revista de Estudos Literários, nº 4 (2014): 503-508.
        • Silva, Ana Marques da. "Para uma arqueologia do escritório. Recensão do livro de Fernando Rodríguez de La Flor e Daniel Escandell Montiel, El gabinete de Fausto, “teatros” de la lecto-escritura a un lado y otro de la frontera digital". Revista de Estudos Literários, nº 4 (2014): 508-512.

        Outras publicações

        • Maduro, Daniela Côrtes. 2014. «Entrada sobre a obra ‘Fest‘ de Gabriel Helfenstein». Estados Unidos: ELD (Electronic Literature Directory).
        • Maduro, Daniela Côrtes. 2014. «Entrada sobre a obra ‘La disparue‘ de Cécile Iran, Médéric Lulin e Sophie Séguin». Estados Unidos: ELD (Electronic Literature Directory).
        • Maduro, Daniela Côrtes. 2014. «Entrada sobre a obra ‘Inside: a journal of dreams‘ de Andy Campbell». Estados Unidos: ELD (Electronic Literature Directory).
        2013

        Edição de revista

        • Kendall, Judy, Manuel Portela & Glyn White, eds. European Journal of English Studies, Special Issue on "Visual Text", Volume 17, Number 1, 2013, ISSN 1382-5577.

        Artigos

        • Athayde, Manaíra Aires. «Outros Países das Maravilhas para Alice: novas perspectivas para a Literatura Comparada apresentadas a partir do estudo de caso de Alice no País das Maravilhas». Revista Abralic, nº 23, Dez 2013. Campina Grande: Associação Brasileira de Literatura Comparada.
        • Athayde, Manaíra Aires. «Os sulcos da morte na poesia de Ruy Belo». Revista Estudios Portugueses, nº 11, 2013.  Salamanca: Área de Filología Gallega e Portuguesa, Universidad de Salamanca.
        • Brito, Matheus de. "Mediações Dilaceradas: Linguagem e Experiência no Pensamento de Theodor Adorno." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 151-166. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_9
        • Kendall, Judy, Manuel Portela & Glyn White. 'Introducing Visual Text', European Journal of English Studies, Volume 17, Number 1, 2013, pp. 1-9. ISSN 1382-5577.

        Recensões críticas

        • Athayde, Manaíra. "PO.EX em EXPO (ou POesia EXperimental em EXPOsição): Ernesto Melo e Castro, António Barros e Silvestre Pestana na Casa da Escrita." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 193-203. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_10
        • Athayde, Manaíra Aires. "O Elástico da Lira ou Outros Lirismos nas Obras de Fernando Aguiar e de Manuel Portela." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.2 (2013): 191-206. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-2_16
        • Brito, Matheus de, & Osvaldo Manuel Silvestre. "Cinema e Literatura em Linha." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.2 (2013): 149-154. Web. URL: https://impactum.uc.pt/en/node/91332
        • Brito, Matheus de. "A Poética Sociológica de Medviédev e Sua Atualidade." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 225-229. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_16
        • Maduro, Daniela Côrtes. «Jogo dos Paradigmas: o Semblante da Literatura. Recensão do livro Cybertext Poetics: The Critical Landscape of New Media Literary Theory, de Markku Eskelinen». MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 208-212. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_12
        • Maduro, Daniela Côrtes. «Na Face das Ondas: Coordenadas sobre Literatura no Ecrã. Recensão do livro Questões de Literatura na Tela, de Miguel Rettenmaier e Tania Rösing (Orgs.)». MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 216-220. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_14
        • Namora, Ricardo. "Missfire: O Tsunami Digital e o Pânico das Humanidades." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 221-224. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_15
        2012

        Edição de revista