Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Ex Machina: Inscrição e Literatura (2015-2022)



Equipa do Projeto

Coordenador

Paulo Silva Pereira (Universidade de Coimbra)

Membros

Ana Marques da Silva (bolseira FCT, 2013-2017 - PD/BD/52247/2013; Doutorada em Materialidades da Literatura, 2018)

António Apolinário Lourenço (Universidade de Coimbra)

Daniela Côrtes Maduro (bolseira FCT, 2011-2014 - SFRH/BD/79458/2011; Doutorada em Materialidades da Literatura, 2015; Investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Bremen, 2015-2017; colaboradora do CLP)

Diogo Marques (bolseiro FCT, 2013-2017 - PD/BD/52249/2013; Doutorado em Materialidades da Literatura, 2018)

Manaíra Aires Athayde (bolseira CAPES, 2012-2016; Doutorada em Materialidades da Literatura, 2017; colaboradora do CLP)

Manuel Portela (Universidade de Coimbra)

Matheus de Brito (Doutorado em Materialidades da Literatura, 2017)

Osvaldo Manuel Silvestre (Universidade de Coimbra)

Pedro Serra (Universidade de Salamanca, colaborador do CLP)

Ricardo Namora (Centro de Literatura Portuguesa)

Rui Torres (Universidade Fernando Pessoa, colaborador do CLP)

Sónia Deus (Doutorada em Materialidades da Literatura, 2016)

Ana Paula Dantas (Estudante do Programa)

Ana Rita Reis (Estudante do Programa, Bolseira FCT, 2014-2018 - PD/BD/105708/2014)

Bruno M. Fontes (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2014-2018 - PD/BD/105701/2014)

Bruno Ministro (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2014-2018 - PD/BD/105707/2014)

Caio Di Palma (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2013-2017 - PD/BD/52248/2013)

Ernest Bowes (Estudante do Programa, Bolseiro CAPES)

Fabiana dos Santos Sousa (Estudante do Programa)

Fabio Waki (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2016-2020 - PD/BD/12801/2016)

Francisco Silveira (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2018-2022 - PD/BD/142771/2018)

Ian Ezerin (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2015-2019 - PD/BD/113771/2015)

Joana Fonseca (Estudante do Programa, Bolseira FCT, 2016-2020 - PD/BD/128026/2016)

Liliana Vasques (Estudante do Programa)

Maíra Borges Wiese (Estudante do Programa, Bolseira CAPES, 2015-2017 - BEX 1819/2015-08)

Mariana Chinellato Ferreira (Estudante do Programa)

Marie Claire De Mattia (Estudante do Programa, Bolseira FCT, 2016-2020 - PD/BD/128036/2016)

Pedro Sá Valentim (Estudante do Programa, Bolseiro FCT, 2018-2022 - PD/BD/142769/2018)

Raquel Gonçalves (Estudante do Programa)

Ricardo Brites (Estudante do Programa)

Rita Catania Marrone (Estudante do Programa, Bolseira FCT, 2014-2018 - PD/BD/105709/2014)

Rita Gomes (Estudante do Programa)

Thales Estefani (Estudante do Programa, Bolseiro FCT)



Sinopse

O projeto “Ex Machina: Inscrição e Literatura” analisa formas, práticas e processos literários como sistema de inscrições de base tecnológica e medial, teorizando a experiência da significação literária a partir dos seus dispositivos. A datilografia alterou a relação da mão com a escrita, intensificando a consciência do código alfabético nos processos de composição literária. O computador e o processador de texto acentuaram as modificações introduzidas pela máquina de escrever, codificando e programando a escrita. A consciência acrescida da mediação técnica nos processos de produção simbólica, decorrente da generalização da reprodutibilidade digital e das redes de telecomunicação no mundo contemporâneo, permitiu desnaturalizar os dispositivos comunicacionais anteriores, como a imprensa e o livro ou o cinema e a fotografia, e reperspetivá-los a partir dos modos maquínicos de inscrição da palavra e do real. O poder simulatório e combinatório da tecnologia digital incrementou formas de criação literária de tipo metamedial e intermedial. Este projeto investiga o acoplamento entre as tecnologias analógicas e digitais de inscrição enquanto sistemas de notação e os processos de invenção literária. Trata-se de analisar e teorizar os processos digitais e analógicos de inscrição, num contexto de proliferação medial das práticas de escrita.



Objetivos

a) Descrever a cena da escrita, concetualizando-a como um espaço exploratório de inscrição do sujeito e de invenção poética a partir do potencial combinatório dos códigos da escrita.

b) Analisar os processos de lectoescrita na construção da experiência literária.

c) Desenvolver modelos de análise interartística e intermedial da textualidade com base num corpus de obras que explorem reflexivamente a sua condição medial e os seus processos de inscrição verbal e visual.

d) Teorizar sobre a relação entre literatura e “imagem técnica”, ou seja, a fotografia, o cinema, a TV e a imagem digital, analisando a presença do literário como “inscrição” na fotografia e nas imagens animadas e produzindo uma reflexão fora do quadro “adaptação fílmica”.

e) Desenvolver uma teoria crítica das práticas literárias computacionais a partir da análise da processualidade medial e verbal da literatura digital.



Calendarização

O projeto desenvolve-se em duas fases, coincidindo com o financiamento trienal do CLP: 2015-2017 (fase 1), 2018-2022 (fase 2).



Atividades

1) Colóquio interno bienal “Ex Machina: Inscrição e Literatura” para apresentação de resultados da investigação em curso pelos membros do projeto, juntamente com um ou dois convidados externos. Primeira edição: 31 de março de 2017.

2) Colóquio "A(s) Biblioteca(s) de Fernando Pessoa" (org. António Apolinário Lourenço, Rita Catania Marrone), Casa Fernando Pessoa, 4 de novembro de 2016.

3) Missões de participação em colóquios externos (nacionais e internacionais) que versem temáticas afins do projeto.

4) Coorganização do colóquio internacional da ELO-Electronic Literature Organization 2017 “Affiliations, Communities, Translations” (a decorrer na cidade do Porto entre 18 e 21 de julho de 2017 – Universidade Fernando Pessoa e Mosteiro de São Bento da Vitória), incluindo a curadoria de três exposições.

5) Organização de “Variações sobre António: Um colóquio em torno de António Variações“, organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e pela área de Estudos Artísticos,  da FLUC, com o apoio do Centro de Literatura Portuguesa, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX e do Teatro Académico de Gil Vicente, 7 e 8 de dezembro de 2017

6) Publicação de vários números da revista MATLIT dedicados a este tema de investigação: Vol. 3.1 (2015): Artes, Média e Cultura Digital (coord. Paulo Silva Pereira e Pedro Serra); Vol. 4.1 e Vol. 4.2 (2016): Estudos Literários Digitais (coord. Manuel Portela e António Rito Silva); e Vol. 6.1 (2018): Electronic Literature: Affiliations , Vol. 6.2 (2018): Electronic Literature: Communities , e  Vol. 6.3 (2018): Electronic Literature: Translations (coord. Rui Torres e Manuel Portela).








Teses de doutoramento no âmbito do Projeto

Ex Machina: escrita e inscrição

1. Ana Paula Dantas, «Voz e glifo no espaço do poema: produção de presença em Próspero Saíz»

2. Ana Rita Reis (Bolseira FCT, 2014-2018), «Mecânica de uma personagem: paisagem, escrita, autoria»

3. Caio Di Palma (Bolseiro FCT, 2013-2017), «Resto Cantable em três movimentos: Memória poética e inscrição matérica em José Ángel Valente»

4. Fábio Waki (Bolseiro FCT, 2016-2020), «The art of living: from Oscar Wilde’s and Michel Foucault’s classical receptions to a contemporary understanding of ‘art-critique»

5. Fabiana dos Santos Sousa, «Representação Material da Violência contra as Mulheres Negras na Obra de Conceição Evaristo»

6. Manaíra Aires Athayde (Bolseira CAPES, 2012-2016), «Ruy Belo e o modernismo brasileiro. Poesia, espólio» (tese concluída em setembro de 2016, aprovada em 24-04-2017)

7. Marie Claire De Mattia (Bolseira FCT, 2016-2020), «O Corpo Feminino Negro e a Escrita de Paulina Chiziane e Ama Ata Aidoo»

8. Matheus de Brito (Cotutela UC e Unicamp), «Materialidade e Contigência: Contribuições à Reflexão Estética nos Estudos Literários» (tese concluída em julho de 2016, aprovada em 17-01-2017)

9. Raquel Gonçalves, «Possibilidades de Infinito: As máquinas literárias de Herberto Helder e Gonçalo M. Tavares»

10. Ricardo Brites, «Herberto Helder: uma encenação autoral»

11. Rita Catania Marrone (Bolseira FCT, 2014-2018), «Os “livros ocultos” de Fernando Pessoa: um estudo da biblioteca esotérica de Fernando Pessoa»

12. Rita Gomes, «Para animar o tempo: a ficção narrativa de Ruben A.»

Ex Machina: intermedialidade e inscrição

1. Bruno M. Fontes (Bolseiro FCT, 2014-2018), «Entre escritas: relações intermediais entre a escrita e a imagem fílmica em João Botelho, Peter Greenaway e Luiz Fernando Carvalho»

2. Bruno Ministro (Bolseiro FCT, 2014-2018), «Todas as cópias são originais: electrografia e copy art em Portugal»

3. Clayton Guimarães, «Interfaces discursivas e efeitos de temporalidade, Portugal 1750-1850»

4. Ernest Bowes (Bolseiro CAPES, 2015-2019), «Alucinação e virtualidade: Elementos de uma materialidade artística em Henri Michaux»

5. Ian Ezerin (Bolseiro FCT, 2015-2019), «Digital Seriality: transmedia(l), multimodal, hyper»

6. Joana Fonseca (Bolseira FCT, 2016-2020), «Digital Eyes: a estética da vigilância na tecnodistopia digital»

7. Sónia Deus, «Imago Mortis. Cultura visual, ekphrasis e retórica da morte no barroco luso-brasileiro» (tese concluída em julho de 2016, aprovada em 21-12-2016)

Ex Machina: computação e inscrição

1. Ana Marques da Silva (Bolseira FCT, 2013-2017), «Literatura e cibernética: Para uma poética dos processos generativos automáticos» (tese concluída em fevereiro de 2018, aprovada em 20-09-2018)

2. Daniela Côrtes Maduro (Bolseira FCT, 2011-2014), «Imersão e Interatividade na Ficção Digital» (tese concluída em setembro de 2014, aprovada em 07-01-2015)

3. Diogo Marques (Bolseiro FCT, 2013-2017), «Reading Digits: haptic reading processes in the experience of digital literary works» [«Dígitos que leem: Processos de leitura háptica na experienciação de obras literárias digitais»] (tese concluída em fevereiro de 2018, aprovada em 26-09-2018)

4. Liliana Vasques, «Os poetas digitais escrevem? Apropriação textual e remix na criação de poesia digital»

5. Mariana Chinellato Ferreira, «Linguagem e criatividade em sistemas de geração automática de narrativas»



Projetos de pós-doutoramento no âmbito do Projeto

1. Joshua Alma Enslen (Associate Professor, Acting Program Director, Portuguese Department of Foreign Languages, United States Military Academy): “Graphs, Maps and Palm Trees: Constructing an Associative Literary Network from Gonçalves Dias’ Canção do Exílio” (2015-2016)

2. Daniela Côrtes Maduro (investigadora de pós-doutoramento na Universidade de Bremen): "Shapeshifting texts: keeping track of electronic literature" (2015-2017)

3. Enéias Farias Tavares (Professor da Universidade Federal de Santa Maria), «Séries Literárias & Narrativas Transmídia: Universos Expandidos em Suportes Físicos e Digitais» (2018)



Conferências e seminários por investigadores convidados

2019
  • Susan Schreibman (Universidade de Maastricht): "Engage!", workshop, 23 de janeiro de 2019
2018
2017
2016
2015
2014
  • Sara Augusto (Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra), "Emblemática e ficção", 4 de abril de 2014.
  • Judd Morrissey (Art Institute of Chicago): “Operations in Mixed Reality” e “Operatus” Conferência e performance apoiadas pela Fulbright Commission, 23 de maio de 2014.
  • Patrícia Vieira (Georgetown University) e Pedro Serra (Universidade de Salamanca): “Imagens a Fio: Documentário, Política e Sociedade” (por ocasião do lançamento de Imagens Achadas: Documentário, Política e Processos Sociais em Portugal, Colibri, 2014), 6 de junho de 2014.
  • Dene Grigar (Diretor of the Digital Culture and Technology Programme at Washington State University Vancouver, and president of the Electronic Literature Organization) “Curating and Preserving Electronic Literature”, 26 de novembro de 2014.




Atividades do Projeto

2018
  • Colóquio “Literatura e Matemática III”, organizado pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, em parceria com o Centro Internacional de Matemática, com o Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional da Universidade de Lisboa e com o Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura: performance de Ana Marques e Manuel Portela “Literatura e Cibernética”, 30 de setembro de 2018.
2017
  • Colóquio “FOLIO 2017: Matemática e Literatura II“. Organização do Museu da Ciência da UC, em parceria com o Centro Internacional de Matemática e a Sociedade Portuguesa de Matemática, com o apoio do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional da Universidade de Lisboa e do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 21 de outubro de 2017.
  • Exposição “Et Sic In Infinitum: Uma Instalação Intermedial e Transliterária”, curadoria de Diogo Marques e Carolina Martins. Colaboração entre o Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e a Sociedade Portuguesa de Matemática, no âmbito da programação do festival literário FOLIO 2017 em Óbidos. A inauguração integra a performance poética “De Zero a”, criada e interpretada por Nádia Yracema e Tiago Schwäbl. 21 a 29 de outubro de 2017.
  • Colóquio e Festival da Electronic Literature Organization ELO 2017: “Affiliations, Communities, Translations”, com a colaboração do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura, designadamente através da participação de membros do Programa na curadoria das três exposições programadas (Culturgest e Mosteiro de São Bento da Vitória).
  • Seminário MATLIT: Susan Schreibman (Maynooth University), “Digital Humanities, Social Engagement, and the Archive”Anxo Abuín González (Universidade de Santiago de Compostela), “Del flâneur al phoneur: algunas implicaciones teatrales"; Paulo Franchetti (Unicamp), “Ferreira Gullar: notas sobre o heroísmo”, 9 de junho de 2017.
2016
2015
  • Congresso internacional “Humanidades Digitais em Portugal”, 8-9 de outubro de 2015, FSCH, Universidade Nova de Lisboa (Coorganização do IHC – Instituto de História Contemporânea, Universidade Nova de Lisboa; Centro de Linguística da Universidade de Lisboa; CLP – Centro de Literatura Portuguesa, Universidade de Coimbra; e CIDEHUS-UE – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora; com a colaboração do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura). Coord. Daniel Alves.
  • Colóquio internacional “Digital Literary Studies”, 14-15 de maio de 2015, FLUC. (Coorganização do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura e do Centro de Literatura Portuguesa). Coord. Manuel Portela.
  • Exposição internacional “Language and the Interface”, 14-15 de maio de 2015, FLUC. Curadoria: Daniela Côrtes Maduro, Ana Marques da Silva e Diogo Marques.
2014
  • ACTAMEDIA – 11º Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, 18-19 de novembro de 2014, FLUC. (Coorganização COLABOR – Centro de Pesquisas em Linguagens Digitais (ECA-USP), Programa Interunidades de Pós-Graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP), Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura e Centro de Literatura Portuguesa (CLP)). Coord. Artur Matuck e Paulo Silva Pereira.



Participação em Colóquios

2018
  • Athayde, Manaíra Aires. 2018. «“Democratização da mídia?” – Do homem cordial ao funk carioca». APSA 11th International Conference 2018. University of Michigan, USA. 18 October 2018.
  • Athayde, Manaíra Aires. 2018. «Epígrafe para uma correspondência». Jornada Era Depois da Morte (d)a Poesia. Universidade de Salamanca, Espanha. 20 July 2018.
  • Athayde, Manaíra Aires. 2018. «Um mundo digital para Frida». Congresso Internacional Linguagens de Poder. Universidade do Minho, Portugal. 12 July 2018.
  • Athayde, Manaíra Aires. 2018. «Electronic Literature Collection and the democratization of the linguistic space: The case of Brazil and Catalonia». 6th Symposium on Minority Languages. University of California – Santa Barbara, USA. 12 February 2018.
  • De Mattia, Marie Claire et al. 2018. [Workshop] “Corpos para além da linha abissal. Feminismos e epistemologias do Sul”. Gender Workshop. CES, Coimbra. 28 de junho de 2018.
  • De Mattia, Marie Claire. 2018. “O eu, o corpo, a palavra. Identidade, posse e pertença no “Caderno de Memórias Coloniais” de Isabela Figueiredo”. Histórias, memórias e novas narrativas na/da emigração. CES/Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 23-24 de julho de 2018.
  • De Mattia, Marie Claire. 2018. “A gota que molda a pedra: resistência e empoderamento feminino em Ama Ata Aidoo e Paulina Chiziane”, DecliNações: questionando identidades nacionais, género e sexualidade. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa. 29-30 de outubro de 2018.
  • De Mattia, Marie Claire. 2018. “Does the Subaltern Want to Speak? Les politiques du silence comme instrument de résistance et d’oppréssion”, Africa and the crisis of globalisation. CODESRIA - 15th General Assembly, Dakar. 17-21 de dezembro de 2018.
  • Ferreira, Mariana Chinellato. 2018.  “Seeking the Ideal Narrative Model for Computer-Generated Narratives”, trabalho apresentado no Workshop on Computational Creativity and Natural Language Generation (CC-NLG 2018), University of Tilburg.
  • Ferreira, Mariana Chinellato. 2018.  “Language and Creativity in Computer-Generated Literary Texts”, trabalho apresentado no Doctoral Consortium da  Ninth International Conference on Computational Creativity (ICCC 2018), na Universidad de Salamanca, 25 a 29 de junho, 2018.
  • Fonseca, Joana Bárbara. 2018. “Countersurveillance Through Literature and Pop Culture - Dystopian Fiction Fighting the All Seeing Eye”. Comunicação apresentada na Conferência Surveillance, Social Media and Identity, De Monfort University, 25 de outubro de 2018.
  • Fonseca, Joana Bárbara. 2018. “Wattpad como máquina literária: produção e reprodução de Imagines”. Comunicação apresentada no Colóquio Recodex. Formas e Transformações do Livro, 11 de julho, Centro de Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
  • Fontes, Bruno. 2018. “O Escritor do Filme: Representação e Inscrição da Escrita na Imagem Fílmica em João Botelho e Peter Greenaway”. “VIII Encontro Anual da A.I.M. (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento)”, 16 a 19 de maio de 2018. Organização da A.I.M. (Associação de Investigadores da Imagem em Movimento) e do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro. Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro.
  • Fontes, Bruno; Santos, Tiago. 2018. “Montagem, Colagem, Justaposição: A Poesia Concreta como Meio do Cinema.” “Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia e Comunicação do 22º Festival de Cinema de Avanca, 25 a 29 de julho de 2018. Organização do Cineclube de Estarreja. EB 2/3 Professor Doutor Egas Moniz, Avanca.
  • Gago, Ana; Diogo Marques. 2018. «(DES)CONEXÃO: um laboratório de alquimia digital». ARTeFACTo2018: 1st International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society. Universidade Aberta de Lisboa, Portugal. 16-17 November 2018.
  • Gonçalves, Raquel. 2018. “Da memória fotografada à memória escrita, ou duas escritas e uma ficção da memória - intersecções entre Daniel Blaufuks e Gonçalo M. Tavares”, trabalho apresentado no Congresso Internacional ‘O Retrato: representações e modos de ser, realizado na Faculdade de Belas Artes, da Universidade de Lisboa. 6-7 novembro de 2018.
  • Gonçalves, Raquel. 2018. “Bicicletas, costuras e bibliotecas - máquinas e mecanismos literários em Herberto Helder e Gonçalo M. Tavares”, trabalho apresentado no colóquio ReCodex: Formas e Transformações do Livro, Centro de Literatura Portuguesa, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra. 11-12 de julho de 2018.
  • Marques da Silva, Ana. 2018. “Cognição algorítmica e geração de linguagem: interrogações sobre literariedade e desfuncionalização dos media”, Colóquio Narrativa, Media e Cognição 2018: Narrativas Marginalizadas, Centro de Investigação em Arte e Comunicação, Universidade do Algarve. 9-10 de novembro 2018.
  • Marques, Diogo. 2018. «“No trace can last forever”: Disruption through creativity in digital literature». “After Post-Truth” – 2nd Interface Politics Conference. BAU School Design of Barcelona, Spain. 28-30 November 2018.
  • Marques, Diogo. 2018. «The Fool, the Sage, the Bard (into the Machine)». ARTeFACTo2018: 1st International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society. Universidade Aberta de Lisboa, Portugal. 16-17 November 2018.
  • Marques, Diogo. 2018. «O Bobo, o Sábio e o Artista: Experimentalismo Ciberliterário e Investigação Criativa». Dias VisoVox. Fundação Eugénio Almeida, Évora, Portugal. 28-30 Setembro 2018.
  • Marrone, Rita. 2018. «O lugar do esoterismo na classificação da biblioteca de Fernando Pessoa». Novos estudos pessoanos. Ponto de situação. Casa Fernando Pessoa, Lisboa. 8 de fevereiro de 2018.
  • Marrone, Rita. 2018. «O génio é uma alquimia: o papel da criação poética no pensamento esotérico de Fernando Pessoa», Encontro de Estudos Pessoanos - Mediações e Remediações. ILCML - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto. 22-23 de fevereiro de 2018
  • Ministro, Bruno. 2018. “Abílio-José Santos, António Aragão, César Figueiredo e a poesia experimental» — Panel «Efemeridade, impermanência e transformação no Arquivo Digital da PO.EX” [with Rui Torres and Sandra Guerreiro Dias]. Archives in the Age of Digital Humanities. University of Évora, Portugal. 24-25 October 2018.
  • Ministro, Bruno. 2018. “Eletrografia (que praticamos)”: práticas colaborativas na copy art portuguesa”. Dias VisoVox. Fundação Eugénio de Almeida – Centro de Arte e Cultura, Évora, Portugal. 27-28 September 2018.
  • Ministro, Bruno. 2018. “Revisão da matéria dada seguida de algumas notas metodológicas sobre a digitalização de fotocópias”. II Encontro de Jovens Investigadores em Literatura Comparada. University of Porto, Portugal. 13-14 September 2018.
  • Ministro, Bruno. 2018. “E outras publicações experimentais”. ReCodex: Formas e Transformações do Livro. Centro de Literatura Portuguesa, Universidade de Coimbra, 11-12 July 2018.
  • Ministro, Bruno. 2018. “Abílio e a poesia experimental” — Panel «De_composição e meta_morfose: a im_permanência da obra de Abílio-José Santos no Arquivo Digital da PO.EX« [with Rui Torres and Sandra Guerreiro Dias]. Besides the Screen: Vaults, Archives, Clouds and Platforms, University Institute of Maia, Portugal. 5-6 July 2018.
  • Ministro, Bruno. 2018. “Low-Tech Digital Humanities thru Do It Yourself micro-projects”. Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future. University of Évora, Portugal. 17-19 May 2018.
  • Silveira, Francisco. 2018. «Uma Abelha na Chuva: Repetição e Diferença». XI Jornadas de Cinema em Português. Universidade da Beira Interior, Covilhã. 8 a 10 de Maio de 2018.
  • Vasques, Liliana. 2018. «The Writing is in the Mix - the Ecology of Remix in Digital Poetry». Digital Cultures: Knowledge/Culture/Technology. Leuphana University, Germany. 19-22 September 2018.
  • Waki, Fábio. 2018. «Eine unheimliche Hilflosigkeit: a psychophilosophical reading of Andrei Tarkovsky’s Solaris». 35th PsyArt Conference. Dubrovnik Centre for Advanced Academic Studies (DCAAS), Croatia. 27 June - 01 July 2018.
  • Waki, Fábio. 2018. «The taboos of conservatism: ethical and moral violence in Kléber Mendonça Filho’s Aquarius». Taboo and the media conference. Bertinoro University Centre, Italy. 20 - 22 September 2018.
2017
2016
  • Di Palma, Caio. 2016. "A partitura do movimento físico em José Ángel Valente: Relações entre caligrafia chinesa e meditação na rearticulação matérica da poesia metafísica". Congresso Internacional Culture e Letterature in Dialogo: Identità in Movimento, Università degli Studi di Perugia, Perugia (Itália), 12-14 de maio de 2016.
  • Marques, Diogo. 2016. “(Im)movable bodies or (Unmoving Texts? Haptic Reading Processes in Electronic Literature”, Congresso Internacional «Cognitive Futures in the Humanities 2016». University of Helsinki, Helsínquia.
  • Ministro, Bruno. 2016. "Expanding (?) experimental poetics (?): Is this (Copy) Art?". Jornades Internacionals de Poesia. MACBA e Universidade de Barcelona, 27 e 28 de outubro de 2016.
  • Ministro, Bruno. 2016. «Big Data e Cyberpunk: Utopias tecnológicas, distopias literárias». Congresso de Cibercultura. Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho, Braga, 3 e 4 de outubro de 2016.
      • Portela, Manuel. 2016.“What’s in a name? That which we call DH (¿Que hay en un nombre? Lo que llamamos HD)” Participação, por videoconferência, na mesa-redonda “Ciencias Sociales y Humanidades Digitales: saberes, sociedades, políticas” com Esteban Romero Frías (Universidade de Granada), Domenico Fiormonti (Universidade de Roma Tre),  Nuria  Rodríguez Ortega (Universidade de Málaga), Fathima E. V. (Kannur University, Kerala State, India), Amelia Sanz Cabrerizo (Universidade Complutense de Madrid) e Manuel Salamanca López (Universidade Complutense de Madrid), 2 de junho de 2016.
      • Torres, Rui; Manuel Portela, Sandra Guerreiro Dias, Bruno Ministro. 2016. “PO-EX.NET: Taxonomia, Interoperabilidade, Performatividade, Pedagogia”, no Encontro “Curadoria Digital: Estratégias e Experiências” http://curadoriadigital.fct.pt (Organização pelo Arquivo de Ciência e Tecnologia, FCT; Instituto de História Contemporânea, FCSH-UNL; Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 30 de junho de 2016. [Projeto PO.EX]
      2015
      • Di Palma Caio. 2015. "Silêncio e pantonalidade enquanto materialidade estética em John Cage", no colóquio international (E)migrações, transferências: mestiçagens e dinâmicas da cidade, Universidade Masaryk, Brno (República Tcheca), 16-19 de abril de 2015.
      • Fontes, Bruno. 2015. "Vision and Sound: Allen Ginsberg's Songs of Innocence and Experience and Blake's Illuminations", no colóquio anual da "European Beat Studies Network”, na Universidade Livre de Bruxelas, de 28 a 31 de outubro de 2015.
      • Maduro, Daniela Côrtes. 2015. “Imaginative Effort: reassessing immersion and interactivity” no simpósio “Textual Machines”, University of Georgia, Athens, Georgia, USA, 17-18 Abril, 2015.
      • Marques da Silva, Ana. 2015. “Performative Materialities of Language and Meaning”, no painel ‘Digital Materialities of the Literary Text’ organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional "Digital Material", National University of Ireland, Galway,  21-22 de maio de 2015.
      • Marques da Silva, Ana. 2015.  "Without Begining or End: Reading and Writing in Generative Literature", no painel  organizado pelo Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura no colóquio internacional “ELO 2015: The End(s) of Electronic Literature”, na Universidade de Bergen, Noruega, de 5 a 7 de agosto de 2015.
      • Ministro, Bruno. 2015. "Performance art, experimental poetry and electronic literature in Portugal: an intermedial archive for an intermedial practice of language" (coautora, Sandra Guerreiro Dias), no colóquio internacional “ELO 2015: The End(s) of Electronic Literature”, na Universidade de Bergen, Noruega, de 5 a 7 de agosto de 2015.

      2014
      • Di Palma, Caio. 2014. "Por uma Arquitetura do Movimento Poético na Contemporaneidade", II Convegno AISPEB – Modelli, Tradizioni, Contaminazioni e Dinamiche Interculturali nei/tra i Paesi di Lingua Portoghese. Associoazione Italiana di Studi Portoghesi e Brasiliani, Dipartimento di Filologia, Letteratura e Linguistica, Pisa (Itália), 29-31 de outubro de 2014.
      • Di Palma, Caio. 2014. "O silêncio e o Zen enquanto espaços de inscrição estética na poética de José Ángel Valente", 2º JOEEL – Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário | TOPUS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa Espaço, Literatura e Outras Artes. ESEV, Viseu (Portugal), 25-27 de setembro de 2014.
      • Maduro, Daniela Côrtes. 2014. "Shapeshifting texts: following the traces of narrative in digital fiction", no colóquio internacional “Hold the light” – Electronic Literature Organization Conference 2014, University of Wisconsin-Milwaukee (UWM), Milwaukee, Wisconsin (USA), 21 de junho de 2014.
      2013
      • Maduro, Daniela Côrtes. 2013. "Characters don’t need closure: a aventura impressa e digital". Colóquio Internacional Figuras da Ficção 4. Universidade de Coimbra, Coimbra (Portugal), 5 de novembro de 2013.
      

          Publicações do Projeto

          2018

          Edição de revista

            Artigos

            • Athayde, Manaíra Aires. 2018. «Ruy Belo, Chico Buarque e a construção de uma poética experimental». Colóquio/Letras, 197 (Jan/2018): 84-93. ISSN: 0010-1451.
            • Athayde, Manaíra Aires. 2018. «O espólio de Ruy Belo – Alguns Aspectos». Texto Poético, vol. 24, n. 14 (Jan/Jun 2018): 127-149. ISSN: 1808-5385.
            • Athayde, Manaíra Aires. 2018. «A noite, o sono, os peixes». Drevniaia i Novaia Romania – Saint Petersburg State University, vol. 22, n. 2 (2018): 124-136. ISSN: 0202-2502.
            • Athayde, Manaíra Aires. 2018. «Manuel Bandeira e Ruy Belo – Poesia maior ou menor?». In Pessoa, Silvana; Moreira, Wagner (orgs.): A Mão Inundada: Ensaios de Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2018, pp. 211-234. ISBN: 978-85-95000049.
            • Estefani, Thales, and João Queiroz. 2018. “Children’s Picturebook Goes Digital: Implications on Cognition.” MATLIT: Materialities of Literature, 6.2: 115-127. ISSN: 2182-8830. DOI: 10.14195/2182-8830_6-2_9
            • Ezerin, Ian. 2018. “‘Hypertextual Cliffhanger’: reconsidering epistemology and ontology of suspensive pauses in digital era serial storytelling». In TESTO A FRONTE n. 59 [no prelo].
            • Ferreira, Mariana Chinellato; Gonçalo Oliveira, Hugo. 2018.  «Seeking the Ideal Narrative Model for Computer-Generated Narratives», In: Introduction to the Proceedings of the 3rd Workshop on Computational Creativity in Natural Language Generation (CC-NLG 2018), Association for Computational Linguistics, Tilburg, Netherlands, p. 5-10. Disponível em: http://www.ccnlg.org/wordpress/wp-content/uploads/2018/06/W18-6602.pdf
            • Fonseca, Joana Bárbara. [Aceite para publicação].  «Countersurveillance Through Literature and Pop Culture - Dystopian Fiction Fighting the All Seeing Eye». a publicar nos proceedings da Conferência Surveillance, Social Media and Identity, De Monfort University, outubro 2018.
            • Fontes, Bruno. 2018. “Pelos Caminhos da Desorientação em Alice nas Cidades”. Cinema e Território, Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagens, Nº 3: 16-25.
            • Fontes, Bruno e Tiago Santos. 2018. “Montagem, Colagem, Justaposição: A Poesia Concreta como Meio do Cinema”. Livro de atas da “Conferência Internacional de Cinema, Arte, Tecnologia e Comunicação do 22º Festival de Cinema de Avanca”. 28-44.
            • Marques, Ana. 2018. “Cibernética e Linguagem”, Flauta de Luz - Boletim de Topografia, nº 5. pp. 295-303. Edição e coordenação: Júlio Henriques. Distribuição: Antígona. ISSN 2183-9948.
            • Marques, Diogo. 2018. “THE FOOL, THE SAGE, THE BARD (INTO THE MACHINE): Knocking down ivory towers through creative research”. In Adérito Fernandes-Marcos; Pedro Alves da Veiga; António Araújo (Eds.) Proceedings of 1st International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society, ARTeFACTo 2018. Artech-International / Universidade Aberta: Lisboa. 26-35. ISBN: 978-989-99370-7-9.
            • Marques, Diogo and Ana Gago. 2018. «[DES]CONEXÃO: Um Laboratório de Alquimia Digital». In Adérito Fernandes-Marcos; Pedro Alves da Veiga; António Araújo (Eds.) Proceedings of 1st International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society, ARTeFACTo 2018. Artech-International / Universidade Aberta: Lisboa. 91-94. ISBN: 978-989-99370-7-9
            • Marques, Diogo; Gago, Ana; Ferreira, Pedro; Cruz, João Santa. 2018. [DES]CONEXÃO: Um Laboratório de Alquimia Digital. Artech International and University Aberta: Lisbon. ISBN: 978-989-54280-2-1.
            • Marrone, Rita. 2018. «Magick in Theory and Practice de Aleister Crowley: Uma (re)descoberta na Biblioteca particular de Fernando Pessoa». Pessoa Plural. Revista de Estudos Pessoanos. 14 (outono de 2018): 330-372. https://doi.org/10.26300/vjtn-sz04
            • Ministro, Bruno. 2018. “A performance do romance: ler a ficção experimental de José-Alberto Marques”. Revista de Estudos Literários, 8: 173-202. ISSN: 2182-1526.
            • Ministro, Bruno. 2018. “Notes about some Portuguese experimental poets.” OEI, 80-81: 497-499. [Also exhibited at Moderna Museet Stockholm, Sweden, between February and April 2018].

            Recensões críticas

            • Marques, Ana. 2018. “Recoding the text and other questions” (Review of Daniela Côrtes Maduro, ed., Digital Media and Textuality: From Creation to Archiving, Bielefeld: transcript Verlag, 2017. 284 pp. ISBN 978-3-8376-4091-5), MATLIT: Materialities of Literature, v. 6, n. 1, p. 223-227. ISSN 2182-8830.
            2017

            Artigos



            Recensões críticas


            2016

            Edição de revista

            Artigos

            • Di Palma, Caio. 2016. «Silêncio e pantonalidade enquanto materialidade estética em John Cage». Journal Études Romanes de Brno, Universidade Masaryk de Brno, República Tcheca, 2º sem 2016.
            • Marques, Diogo. 2016 «Gestos de Subversão. Estratégias de significação e afecto no Experimentalismo poético». In Riviste Status Quaestionis, n.10, Università La Sapienza, Roma. ISSN: 2239-1983.
            • Marques, Diogo. 2016. “The Endgame or a Wake?: Tropes of Circularity in Literature Then and Now”. In Ivan Callus and Mario Aquilina (Eds.), CounterText, Volume 2 Issue 2, University of Edimburgh Press: UK. pp. 191-216, ISSN 2056-4406.
            • Marques, Diogo. 2016.  “Grasp All, Lose All: Loss of Grasp and Non-Functional Digital Interfaces in Electronic Literature”. In Teresa Martínez Figuerola e Jorge Luis Marzo (eds.) Interface Politics1st International Conference 2016. Publicaciones GREDITS: Barcelona. ISBN: 978-84-617-5132-7. pp. 737-54.

            Recensões críticas

            • Anslen, Joshua Alma. "Visual interpretations and humanistic interfaces" [[Recensão crítica a Johanna Drucker, Graphesis: Visual Forms of Knowledge Production, Harvard University Press, 2014], MATLIT: Materialidades da Literatura 4.2 (2016): 279-282. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_14
            • Marques, Diogo. “Entre o Demasiado Literal e o Excessivamente Literário: Potencialidades e Limites do Tacto Háptico” [Recensão crítica a Fulkerson, M., The First Sense. A Philosophical Study of the Human Touch. Cambridge, M.A. & London: The MIT Press, 2014, 236 pp. ISBN 978-0-262-01996-5 / Recensão crítica de Gallace, A. & Spence, C., In Touch with the FUTURE: the sense of touch from cognitive neuroscience to virtual reality. Oxford: Oxford University Press, 2014, 480 pp]. Revista MatLit, vol. 4, n. 1, 2016, pp. 197-204.
            • Silva, Ana Marques da. «Recensão do livro PO.EX Essays from Portugal». Revista Colóquio/Letras, n. 191 (Jan. 2016): 280-282. ISSN: 0010-1451.

            Outras publicações

            • Brito, Matheus de Brito, and Manuel Portela.  “‘The ghost within the ghost in the machine’: An Interview with Jerome McGann”, MATLIT: Materialidades da Literatura 4.2: 257-266. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_12
            • Marques, Diogo. “Perda de Controlo”. Tradução de obra ciberliterária “Déprise/Loss of Grasp”, da autoria de Serge Bouchardon, 2016.
            • Portela, Manuel. 2016. “‘This strange process of typing on a glowing glass screen’: An Interview with Matthew G. Kirschenbaum”, MATLIT: Materialidades da Literatura 4.2: 267-275. Web. DOI:  http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_4-2_13
            2015

            Edição de revista

            Artigos

            • Bettencourt, Sandra. "Ele Canta o Corpo Elétrico: Câmara Neuronal como Performance Pós-humanista e Pós-digital." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 55-71. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_4
            • Di Palma, Caio. "A partitura do movimento físico em José Ángel Valente: Relações entre caligrafia chinesa e meditação na rearticulação matérica da poesia metafísica". Livro de actas do Congresso Internacional Culture e Letterature in Dialogo: Identità in Movimento, Università degli Studi di Perugia [No prelo].
            • Marques, Diogo. "Tacto/Contacto: Processos de Experienciação Háptica no Corpo Cíbrido." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 73-97. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_5
            • Pereira, Paulo Silva. "Academia, Geopolítica das Humanidades Digitais e Pensamento Crítico." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 111-140. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_7

            Recensões críticas

            • Athayde, Manaíra Aires. "A Mente Modernista e o Exercício da Revisão." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 274-278. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_21
            • Di Palma, Caio. "Perspectivas Colaborativas das Humanidades Digitais nas Investigações sobre William Blake." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 266-269. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_20
            • Marques, Diogo. "PO.EX: Arquivo, Subarquivo, Meta-arquivo." MATLIT: Revista do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 270-273. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_21

            Outras publicações

            • Athayde, Manaíra Aires, & Paulo Silva Pereira. "‘A minha busca é consistente nestes mais de trinta anos’: Uma Entrevista com Eduardo Kac." MATLIT: Materialidades da Literatura [Online], 3.1 (2015): 177-181. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_3-1_10
            • Portela, Manuel. “Sempre uma coisa a seguir à outra / Always one thing after another” e “José Maçãs de Carvalho, Never Tell a Secret”. Anozero ‘15: um lance de dados - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, Coimbra: CAPC-Círculo da Artes Plásticas de Coimbra, 2015. 104-111, 120-121.
            2014

            Artigos

            • Athayde, Manaíra Aires. «Homem de Palavra[s] e a construção de espaços poéticos em Ruy Belo: “Um deus artista ou quando as artes tomam conta do lugar de deus”», in ATHAYDE, Manaíra Aires (Org.): Estudos sobre Ruy Belo. Lisboa: Assírio & Alvim /Porto Editora, 2014.
            • Athayde, Manaíra Aires. «Efeitos de sentido e efeitos de presença na poesia de Ruy Belo» in DIOS, Ángel Marcos de (Org.): La Lengua Portuguesa – Estudios sobre Literatura y Cultura de Expresión Portuguesa. Vol. 1. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2014.
            • Athayde, Manaíra Aires. «A margem, na margem, à margem – Manuel Gusmão e a sua antologia da poesia de Ruy Belo». Revista do Centro de Estudos Portugueses da Faculdade de Letras da UFMG – Dossiê Ruy Belo, vol. 34, nº 51, Jan-Jun 2014. Belo Horizonte: Centro de Estudos Portugueses da UFMG.
            • Portela, Manuel. “Como Fazer Poemas com Objetos”, in Rui Torres (org.). Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Estudos, Entrevistas, Metodologias, Porto: Edições UFP, 2014, p.189-191. [Projeto PO.EX]

            Recensões críticas

            • Athayde, Manaíra Aires. ""Extended Mind": Crítica Genética, Narrativa Cognitiva e uma Nova Compreensão da Mente Modernista." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature[Online], 2.1 (2014): 208-215. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_16
            • Brito, Matheus de. "Stimmungen or "In the Mood for Differentiality"." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 2.1 (2014): 185-189. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_11
            • Namora, Ricardo. "Fashion Trends Always Come Back in Style." MATLIT:  Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 2.1 (2014): 181-184. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_2-1_10
            • Di Palma, Caio. "Recensão do livro de Claire Colebrook, Blake, Deluezian Aesthetics and the Digital". Revista de Estudos Literários, nº 4 (2014): 503-508.
            • Silva, Ana Marques da. "Para uma arqueologia do escritório. Recensão do livro de Fernando Rodríguez de La Flor e Daniel Escandell Montiel, El gabinete de Fausto, “teatros” de la lecto-escritura a un lado y otro de la frontera digital". Revista de Estudos Literários, nº 4 (2014): 508-512.

            Outras publicações

            • Maduro, Daniela Côrtes. 2014. «Entrada sobre a obra ‘Fest‘ de Gabriel Helfenstein». Estados Unidos: ELD (Electronic Literature Directory).
            • Maduro, Daniela Côrtes. 2014. «Entrada sobre a obra ‘La disparue‘ de Cécile Iran, Médéric Lulin e Sophie Séguin». Estados Unidos: ELD (Electronic Literature Directory).
            • Maduro, Daniela Côrtes. 2014. «Entrada sobre a obra ‘Inside: a journal of dreams‘ de Andy Campbell». Estados Unidos: ELD (Electronic Literature Directory).
            2013

            Edição de revista

            • Kendall, Judy, Manuel Portela & Glyn White, eds. European Journal of English Studies, Special Issue on "Visual Text", Volume 17, Number 1, 2013, ISSN 1382-5577.

            Artigos

            • Athayde, Manaíra Aires. «Outros Países das Maravilhas para Alice: novas perspectivas para a Literatura Comparada apresentadas a partir do estudo de caso de Alice no País das Maravilhas». Revista Abralic, nº 23, Dez 2013. Campina Grande: Associação Brasileira de Literatura Comparada.
            • Athayde, Manaíra Aires. «Os sulcos da morte na poesia de Ruy Belo». Revista Estudios Portugueses, nº 11, 2013.  Salamanca: Área de Filología Gallega e Portuguesa, Universidad de Salamanca.
            • Brito, Matheus de. "Mediações Dilaceradas: Linguagem e Experiência no Pensamento de Theodor Adorno." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 151-166. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_9
            • Kendall, Judy, Manuel Portela & Glyn White. 'Introducing Visual Text', European Journal of English Studies, Volume 17, Number 1, 2013, pp. 1-9. ISSN 1382-5577.

            Recensões críticas

            • Athayde, Manaíra. "PO.EX em EXPO (ou POesia EXperimental em EXPOsição): Ernesto Melo e Castro, António Barros e Silvestre Pestana na Casa da Escrita." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 193-203. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_10
            • Athayde, Manaíra Aires. "O Elástico da Lira ou Outros Lirismos nas Obras de Fernando Aguiar e de Manuel Portela." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.2 (2013): 191-206. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-2_16
            • Brito, Matheus de, & Osvaldo Manuel Silvestre. "Cinema e Literatura em Linha." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.2 (2013): 149-154. Web. URL: https://impactum.uc.pt/en/node/91332
            • Brito, Matheus de. "A Poética Sociológica de Medviédev e Sua Atualidade." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 225-229. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_16
            • Maduro, Daniela Côrtes. «Jogo dos Paradigmas: o Semblante da Literatura. Recensão do livro Cybertext Poetics: The Critical Landscape of New Media Literary Theory, de Markku Eskelinen». MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 208-212. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_12
            • Maduro, Daniela Côrtes. «Na Face das Ondas: Coordenadas sobre Literatura no Ecrã. Recensão do livro Questões de Literatura na Tela, de Miguel Rettenmaier e Tania Rösing (Orgs.)». MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 216-220. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_14
            • Namora, Ricardo. "Missfire: O Tsunami Digital e o Pânico das Humanidades." MATLIT: Journal of the Doctoral Program in Materialities of Literature [Online], 1.1 (2013): 221-224. Web. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/2182-8830_1-1_15
            2012

            Edição de revista