Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

O Grotesco

  
Capa - O Fantástico 

Autor: Vários 
Editor: CLP
Data: 2005
Nº de páginas: 66
ISBN: 9789729126086
Preço: €5.05 - Comprar

Sinopse



O conjunto de textos que agora são publicados corresponde a uma das iniciativas levadas a cabo pelo Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras de Coimbra, no âmbito do projecto de investigação "Poéticas na Literatura Portuguesa", coordenado pelo Prof. José Oliveira Barata. No caso em apreço, tratou-se de um workshop subordinado ao tema genérico "O Grotesco: teoria e formas", que teve lugar a 4 de Março de 2005; conforme a seguir pode ver-se, aquela reunião de trabalho deu lugar a quatro reflexões de fundo e de índole complementar, incidindo sobre uma importante categoria estética - o grotesco -, bem representada não apenas na literatura, mas também noutras práticas artísticas e em diferentes tempos histórico-culturais.

Os textos de Dieter Meindl, de Ofélia Paiva Monteiro, de Maria João Simões e de Maria do Rosário Mariano operam, deste modo, uma abordagem transversal da questão do grotesco. Nela estão envolvidas tanto questões teóricas propriamente ditas, como aproximações comparatísticas, incluindo a confrontação entre diferentes linguagens artísticas, congraçadas pela comum referência ao grotesco.

Cumpre-se assim um dos objectivos do projecto de investigação "Poéticas na Literatura Portuguesa", designadamente o estudo de noções e de categorias estéticas "que, pelo seu carácter transartístico, desafiam as normas literárias e complexificam o jogo genológico." Em próximos títulos da série que agora se inicia serão contemplados outros temas e problemas equacionados por esta e pelas restantes linhas de investigação do Centro de Literatura Portuguesa. 

Carlos Reis
Coordenador Científico

  
 
Índice

Nota Prévia

The Grotesque: Concepts and Illustrations 
Dieter Meindl

Sobre o Grotesco: "Inconveniências", Risibilidade, Patético 
Ofélia Paiva Monteiro 

Ligações Perigosas: Realismo e Grotesco
Maria João Simões 

Algumas Reflexões sobre o Grotesco e Variações em B Maior: Beckett, Baudelaire, Brueghel, Bosch 
Maria do Rosário Mariano