Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Recursos Digitais



O Digital, nas suas múltiplas dimensões, constitui uma das prioridades definidas no Plano Estratégico do Centro de Literatura Portuguesa. As transformações em curso nas tecnologias de informação e comunicação têm uma tripla expressão na atividade do CLP: na adoção de metodologias digitais na investigação, na atenção à criação literária digital e na criação de plataformas digitais segundo uma perspetiva de produção de novos recursos, orientados quer para estudantes e investigadores, quer para a comunicação com um público alargado. A atenção dada à mediação digital ao longo dos anos é visível em vários números das duas revistas do CLP (Revista de Estudos Literários e MATLIT), em colóquios internacionais organizados (Estudos Literários Digitais, em 2015, e Ensino da Literatura Digital, em 2019), em temas de tese de doutoramento e ainda em dois projetos em desenvolvimento: Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa e Arquivo LdoD.



Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa

Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa

O Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa é entendido como resultado extensivo do projeto “Figuras da Ficção”. Nesse contexto, o Dicionário é concebido como uma obra articulada sobre quatro linhas de desenvolvimento: a personagem, enquanto categoria narrativa com reconhecido potencial semântico e diversificada elaboração, em várias épocas e géneros narrativos; a literatura portuguesa, enquanto campo literário que corresponde ao que é usual designar como literatura nacional e determinando o fundamental do corpus de entradas; a história literária, enquanto processo que envolve transformações que incidem sobre a categoria narrativa aqui em causa, designadamente (mas não só) no que toca ao devir de movimentos periodológicos; os estudos narrativos, enquanto campo teórico alargado e interdisciplinarmente enriquecido por extensões que conduzem a narrativas não literárias e não verbais (cinema, jornalismo, televisão, banda desenhada, videogames, etc.), contempladas na medida em que ilustram a sobrevida da personagem literária noutros contextos e suportes, com destaque para a questão da transposição intermediática.



Arquivo LdoD

Arquivo LdoD: Arquivo Digital Colaborativo do Livro do Desassossego

O Arquivo LdoD é um arquivo digital colaborativo do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Contém imagens dos documentos autógrafos, novas transcrições desses documentos e ainda transcrições de quatro edições da obra. Além da leitura e comparação das transcrições, o Arquivo LdoD permite que os utilizadores colaborem na criação de edições virtuais do Livro do Desassossego. Inclui ainda um módulo de escrita que, futuramente, permitirá aos utilizadores escreverem variações a partir dos fragmentos do Livro. Deste modo, o Arquivo LdoD combina um princípio representacional com um princípio simulatório: o primeiro consiste na representação da história e dos processos de escrita e de edição do Livro; o segundo consiste na possibilidade de os utilizadores assumirem diferentes papéis no processo literário (ler, editar, escrever), usando a flexibilidade do meio digital para experimentarem o Livro do Desassossego como máquina literária.



Outros Recursos

Edição digital da Revista de Estudos Literários: 8 números publicados (2011-2018).

Edição digital da revista MATLIT: Materialidades da Literatura: 10 números publicados (2013-2018).

Eça de Queirós: Investigação, ensino e debate sobre temas queirosianos (2012-): blogue dedicado à disseminação da investigação sobre Eça de Queirós e dos resultados do projeto de Edição Crítica das suas obras.

Figuras da Ficção (2012-): blogue dedicado à disseminação das atividades e resultados do projecto do mesmo nome.

Materialidades da Literatura (2010-): sítio web do Programa de Doutoramento em Materialidades da Literatura dedicado à divulgação das atividades e projetos do Programa.

Language and the Interface: An Exhibition (2015): exposição sobre literatura eletrónica com curadoria de  Daniela Côrtes Maduro, Ana Marques da Silva e Diogo Marques, produzida no âmbito do CLP.

Estudos Literários Digitais | Digital Literary Studies (2015): colóquio internacional dedicado às metodologias digitais na investigação literária.

Vox Media: O Som na Literatura (2016-): sítio web dedicado à disseminação das atividades e resultados do projeto do mesmo nome.



Publicações selecionadas

Enslen, Joshua Alma; Alaina Enslen. "Bird-Watching: Visualizing the Influence of Gonçalves Dias’ “Canção do Exílio”" Chiricú Journal: Latina/o Literatures, Arts, and Cultures 1.2 (2017): 127-148.

Maduro, Daniela Côrtes, ed., Digital Media and Textuality: From Creation to Archiving. Beilefeld: transcript verlag, 2017.

Portela, Manuel; Ana Marques da Silva. "A Strange Metapaper on Computing Natural Language." electronic book review. 02-09-2018.

Portela, Manuel. "Writing under Constraint of the Regime of Computation." Joseph Tabbi, ed. The Bloomsbury Handbook of Electronic Literature. London: Bloomsbury, 2017. 181-200.

Teses de Doutoramento: