a carregar...

CLP

Centro de Literatura Portuguesa

Revista de Estudos Literários Nº 3 - Ano 2013

  
Capa - Revista de Estudos Literários Nº 3 

Autor: Vários   
Editor: Centro de Literatura Portuguesa
Data: 2013
Nº de páginas: 470
ISSN: 2182-1526
ISBN: 9772182152020
Preço: €21.20

Sinopse

Encontrando-se em evidente situação de perda, o Ensino da Literatura vê-se hoje cada vez mais questionado na Escola e na Universidade. Inquirir as razões do fenómeno e saber como é que ele pode ser enfrentado no plano institucional e no plano das práticas concretas constitui o objetivo do número 3 da Revista de Estudos Literários. Neste sentido, o volume equaciona  problemas de caráter geral como  a questão do ensino da língua e da literatura ou o testemunho que  professores-escritores legaram da sua experiência, contrariada, relutante ou entusiasta. Numa perspetiva mais prática, analisa-se o  programa  de Português do ensino básico, em vigor desde 2009, destacando o reforço do espaço concedido ao texto literário, de complexidade e extensão varíavel, clássico e contemporâneo, e ensaiam-se propostas didáticas iluminadoras de um cânone que continua a suscitar fé inabalável, desde a epopeia ou a verve parodística, que ambiguamente reescreve modelos consagrados, à adaptação neutralizadora da opacidade do clássico, para consumo escolar. Num registo menos endógeno, sugere-se o diálogo interartes, integrador do texto literário num concerto de afinidades  ou a instigação ética como forma de  explorar o potencial formativo da literatura. Já fora do âmbito da formação académica obrigatória, discutem-se ainda as virtualidades didáticas da literatura  na lecionação do Português como língua estrangeira, envolvendo a candente questão da interculturalidade, e na formação superior em Jornalismo.

  
 

Tema: Ensino da Literatura

Organizadoras: Ana Maria Machado e Cristina Mello
Índice
Introdução

Ana Maria Machado e Cristina Mello

Secção Temática: Ensino da Literatura

A língua e a literatura: reflexões para uma pedagogia coalescente
Telmo Verdelho

O magistério da literatura: professores-escritores
Rosa Maria Goulart

Programa de português do ensino básico: uma revisão
Maria Isabel Rocheta, Margarida Braga Neves, Conceição Pereira

O ensino da literatura clássica portuguesa à luz do seu diálogo com a modernidade
Caio Gagliardi

Os Lusíadas (en)light(ened): a adaptação como estratégia de mediação dos clássicos em contexto escolar
Rui Mateus

Paródia e literatura portuguesa: da revisão teórica às potencialidades didáticas
José Cândido de Oliveira Martins

Repensar o ensino da literatura a propósito do Ensaio sobre a cegueira de José Saramago
Sara de Almeida Leite

Literatura e (outras) artes
Amélia Maria Loureiro Correia

A literatura na aula de língua estrangeira e a competência intercultural
Rosa Maria Sequeira

O papel da literatura no ensino do jornalismo: algumas reflexões
Ana Teresa Peixinho

Secção Não-Temática

Novela y postliteratura
Darío Villanueva

Uma sucessão de poéticas: da Presença à Árvore
Fernando Guimarães

Profissão

Entrevista a Carlos Reis
José Augusto Cardoso Bernardes

Entrevista a Regina Zilberman
Cristina Mello

Entrevista a Remo Ceserani
Alberto Sismondini

Entrevista a Vincent Jouve
Maria de Jesus Cabral

Arquivo

O que é um clássico?
Sainte-Beuve [tradução e introdução de Osvaldo Manuel Silvestre]

Recensões
Sobre os Autores