a carregar...

CLP

Centro de Literatura Portuguesa

Revista de Estudos Literários Nº 4 - Ano 2014

  
Capa - Revista de Estudos Literários Nº 4 

Autor: Vários   
Editor: Centro de Literatura Portuguesa
Data: 2014
Nº de páginas: 530
ISSN: 2182-1526
ISBN: 9772182152020
Preço: €21.20

Sinopse

O presente número da Revista de Estudos Literários do Centro de Literatura Portuguesa procede agora à publicação, em formato convencional, daquelas intervenções que mais diretamente correspondem ao espírito do projeto “Figuras da Ficção”. Com uma exceção, nele participaram já ou continuam a participar os autores dos textos que adiante podemos ler, distribuídos por três secções, a saber:

  • Em “Teoria, figuração, interpretação” encontram-se três das conferências apresentadas no colóquio “Figuras da Ficção 4”, tratando de questões de teoria, de análise interdisciplinar e transnarrativa, bem como de exegese renovada, à luz da problemática da figuração.
  • Em “Figuração literária: estudos de personagem” a questão da figuração (uma questão que é axial, tendo em vista as bases e os objetivos do projeto) orienta-se para a análise de casos específicos (em Garrett, em Eça de Queirós, em Lídia Jorge, em Lobo Antunes, em Mia Couto, no romance barroco, em Dulce Maria Cardoso, etc.).
  • Em “Figurações transmediáticas” são inseridos aqueles textos que, confirmando o potencial de diversificação dos estudos narrativos e dos estudos de personagem, abordam narrativas do chamado universo mediático, em que a figuração e a figura ficcional conhecem também um destaque apreciável: no discurso de imprensa, na banda desenhada, no cinema e no relato televisivo.

Para além das habituais resenhas críticas, este número 4 da Revista de Estudos Literários inclui uma secção, também habitual, de arquivo. Tal como em números anteriores, trata-se aqui de relembrar textos com significado (digamos) histórico para os estudos literários. Neste caso, recolhemos um conjunto de textos de Júlio Dinis, escritos em circunstâncias singulares (o escritor encontrava-se na ilha da Madeira, tentando debelar a enfermidade de que viria a morrer, muito jovem ainda). Não é só a personagem, tema central deste número, que está em equação no arquivo que adiante se encontra; o autor d’As Pupilas do Senhor Reitor   alarga-se a considerações que dizem respeito a outros aspetos da escrita do romance, dando testemunho de uma argúcia e de uma capacidade de enunciação doutrinária que talvez sejam desconhecidas de quantos rapidamente catalogam Júlio Dinis como escritor “fácil”.

Carlos Reis

  
 

Tema: Personagem e Figuração

Organizadores: Carlos Reis e Marisa das Neves Henriques
Índice
Introdução

Carlos Reis, Introdução, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 7-12.

Secção Temática
Teoria, Figuração, Interpretação

Ofélia Paiva Monteiro, A FIGURAÇÃO “PROBLEMATIZADORA” DE GONÇALO RAMIRES, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 15-42.

Carlos Reis, PESSOAS DE LIVRO: FIGURAÇÃO E SOBREVIDA DA PERSONAGEM, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 43-68.

Jens Eder, ANALYZING CHARACTERS: CREATION, INTERPRETATION AND CULTURAL CRITIQUE, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 69-96.

Figuração Literária: Estudos de Personagem

Ana Paula Arnaut, ESTEREÓTIPOS (POST)COLONIAIS: O RETORNO (DULCE MARIA CARDOSO) E CADERNO DE MEMÓRIAS COLONIAIS (ISABELA FIGUEIREDO), Revista de Estudos Literários, vol. 4, 99-122.

Cristina Costa Vieira, PARA UMA NOVA TIPOLOGIA DA DESCRIÇÃO DA PERSONAGEM NARRATIVA, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 123-171.

Flavio García, AS INCOERENTES PERSONAGENS INSÓLITAS NAS NARRATIVAS CURTAS DE MIA COUTO, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 173-187.

Maria do Rosário da Cunha Duarte, PERFUME DE MULHER: A FIGURAÇÃO DO FEMININO EM EÇA DE QUEIRÓS, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 189-205.

Maria Helena Santana, MODELOS GARRETTIANOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 207-225.

Maria João Simões, PERSONAGEM E VIAGEM: TROTAMUNDOS E VIAJANTES EM FICÇÕES DE LÍDIA JORGE, HÉLIA CORREIA E ANTÓNIO TABUCCHI, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 227-245.

Marisa Neves Henriques, AMADEO NA MIRA DE UM NARRADOR DESAPAIXONADO, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 247-257.

Marta Teixeira Anacleto, PERSONAGENS SEM ROSTO OU A ÉTICA DA PERSONAGEM (NO ROMANCE BARROCO), Revista de Estudos Literários, vol. 4, 259-274.

Raquel Trentin Oliveira, PERSONAGEM E FOCALIZAÇÃO: A PERSPETIVA DE LOBO ANTUNES, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 275-305.

Sara Augusto, DOZE NOVELAS: FIGURAS DA FICÇÃO BARROCA, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 307-319.

Figurações Transmediáticas

Ana Teresa Peixinho, PROCEDIMENTOS RETÓRICO-NARRATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS JORNALÍSTICAS, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 323-347.

Augusto Machado Paim, A PERSONAGEM-FONTE NO JORNALISMO EM QUADRINHOS: ENTRE A FICÇÃO E A NÃO-FICÇÃO, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 349-365.

Camila Gonzatto da Silva, OS PERSONAGENS E A CIDADE EM ASAS DO DESEJO DE WIM WENDERS, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 367-376.

Daniela Côrtes Maduro, CHARACTERS DON’T NEED CLOSURE: A AVENTURA IMPRESSA E DIGITAL, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 377-392.

José William Craveiro Torres, CONSIDERAÇÕES EM TORNO DA PERSONAGEM JULIANA: DO LIVRO DE EÇA DE QUEIRÓS PARA O FILME DE DANIEL FILHO E EUCLYDES MARINHO, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 393-416.

Kyldes Batista Vicente, AS PERSONAGENS DO ROMANCE OS MAIAS NA MINISSÉRIE DA GLOBO, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 417-440.

Maria Regina Barcelos Bettiol, DA NARRATIVA AO CINEMA: O RETORNO TRIUNFAL DE JAY GATSBY, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 441-453.

Arquivo

Carlos Reis, IDEIAS QUE ME OCORREM — Júlio Dinis, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 455-466.

Recensões

Maria Regina Barcelos Bettiol, Recensão de ALEXANDRE GEFEN e BERNARD VOUILLOUX (orgs.), EMPATHIE ET ESTHÉTIQUE, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 471-476.

Irene Fialho, Recensão de ALANA FREITAS EL FAHL, SINGULARIDADES NARRATIVAS: UMA LEITURA DOS CONTOS DE EÇA DE QUEIRÓS, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 476-480.

Marisa Gama-Khalil, Recensão de EULA CARVALHO PINHEIRO, JOSÉ SARAMAGO: TUDO PROVAVELMENTE SÃO FICÇÕES; MAS A LITERATURA É VIDA, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 481-486.

Roberto Loureiro, Recensão de JOSÉ CARDOSO BERNARDES e RUI AFONSO MATEUS, LITERATURA E ENSINO DO PORTUGUÊS, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 486-488.

António Apolinário Lourenço, Recensão de KELLY BENOUDIS BASÍLIO (org.), NATURALISMO: OLHARES CRUZADOS = NATURALISME: REGARDS CROISÉS, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 488-492.

Aldinida Medeiros, Recensão de PEDRO FERNANDES OLIVEIRA NETO, RETRATOS PARA A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NA PROSA DE JOSÉ SARAMAGO, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 492-495.

Cristina Mello, Recensão de M. A. DALVI, N. L. DE REZENDE e R. JOVER-FALEIROS (orgs.), LEITURA DE LITERATURA NA ESCOLA, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 495-499.

Raquel Trentin Oliveira, Recensão de PETER HÜNH et al. (eds.), POINT OF VIEW, PERSPECTIVE AND FOCALIZATION. MODELING MEDIATION IN NARRATIVE, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 499-503.

Caio Di Palma, Recensão de CLAIRE COLEBROOK, BLAKE, DELEUZIAN AESTHETICS, AND THE DIGITAL, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 503-508.

Ana Marques da Silva, Recensão de FERNANDO R. DE LA FLOR e DANIEL ESCANDELL MONTIEL, EL GABINETE DE FAUSTO, “TEATROS” DE LA LECTO-ESCRITURA A UN LADO Y OTRO DE LA FRONTERA, Revista de Estudos Literários, vol. 4, 508-512.

Sobre os Autores