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DG

Departamento de Geografia

Plano de Estudos do Ano Letivo 2014/15

Diretor

Norberto Santos



Objetivos e estrutura curricular / Caraterização do ciclo de estudos


A criação do segundo ciclo (Mestrado) em Lazer, Património e Desenvolvimento vem dar continuidade, aprofundar e especializar os objetivos estabelecidos para o 1º ciclo da licenciatura em Turismo, Lazer e Património cuja adequação ao processo de Bolonha foi solicitada.

O Curso de Mestrado que agora se propõe tem como finalidade proporcionar aos alunos conhecimentos e competências a nível teórico, prático e metodológico nas áreas das diferentes práticas onde o Lazer e o Património constituam os temas centrais.

Se as preocupações de natureza ambiental dominaram as agendas politicas durante parte dos anos 70 e 80, a partir dos anos 90, e de forma paulatina, começam a delinear-se novos percursos para actividade turística. Importa recordar que, nos países ditos desenvolvidos, a escolaridade não tem parado de aumentar, a esperança de vida cada vez mais longa, o acesso à informação banalizado, o conceito de tempo livre alterou-se, os custos de transporte cada vez mais baixos, a qualidade de vida um patamar conquistado por muitos. Paralelamente constata-se a construção de uma consciência de cidadania local, regional e global, que nos permite construir, embora lentamente, o saber olhar o Outro. É uma construção que passa por novas formas de utilizar o território. De entender as culturas diferentes.

E é nesta teia de ligações diferentes, mas inscrita na sociedade global, que a viagem, os itinerários e os lugares se (re)constroem. Aproveitam-se imagens há muito criadas, constroem-se novos caminhos para a actividade turística que pretendem atingir as novas procuras. Na nova arquitetura que apresentam e que tem por base uma construção antiga é possível multiplicar as ocasiões de visita, participar em manifestações culturais, recriam-se ambientes há muito perdidos e que agora se recuperam e onde a personagem principal é o turista. Neste contexto de mudança, começa a consolidar-se um novo paradigma – o do património. É neste caminho que a UNESCO só em 2003 reconhece o património imaterial.

O Mestrado em Lazer, Património e Desenvolvimento, ministrado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), passou a ter a chancela da UNESCO. A candidatura da UC à Cátedra UNESCO de Turismo Cultural, sediada na Universidade de Paris 1 - Sorbonne, foi aprovada por unanimidade, em dezembro de 2012, após uma exigente avaliação por peritos internacionais das Nações Unidas.



Objectives and curriculum / Characterization of the course


The creation of the second cycle (master's degree) in Leisure, Heritage and Development comes to continue, deepen and specialize the objectives set for the 1st cycle of the degree course in Tourism, Leisure and Heritage whose suitability for the Bologna process was requested. The Master's Course that now sets out aims to provide students with knowledge and skills to theoretical, practical and methodological level in the areas of different practices where the Leisure and Heritage are the central themes.

If environmental concerns dominated the political agendas during part of the years 70 and 80, from the years 90, and gradual way, begin to emerge new courses for tourist activity. It is recalled that the so-called developed countries, schooling has not stopped increasing, life expectancy longer each time, access to information has become commonplace, the concept of time has changed, and transport costs, the quality of life a plateau conquered by many. At the same time it is building an awareness of local, regional and global citizenship, which allows us to build, although slowly, knowing look. It is a construction that goes through new ways to use the territory. To understand different cultures.

And it is in this Web of different connections, but entered in the global society, travel, itineraries and places to (re) build. Take advantage images have long created, build up new paths for tourism activities that are intended to meet the new demand. In the new architecture that feature and that is based on an old building you can multiply the business occasions, participate in cultural events, recreate environments has long lost and now recover and where the main character is the tourist. In this context of change, starts to become a new paradigm – the heritage. It is in this way that UNESCO only in 2003 recognises the intangible heritage.

By experience in various areas of knowledge, for the quality of its human resources, is in this sense that we understand the opportunity of this second cycle, at the Faculty of Arts of Coimbra University.

1.º Ano - Unidades Curriculares

Regime1)NomeCódigoÁrea CientíficaECTSObrigatóriaDocente
Lazer e Desenvolvimento Local / Leisure and Local Development;02351427LZ6SimNorberto Santos e Claudete Moreira
População, Mobilidade e DesenvolvimentoPopulation Mobility and Development;02351449GEO6SimFernanda Cravidão
1º SemestreInglês / English;02360394LGE6SimDiana Silver
Termalismo e Turismo de Saúde / Hydrotherapy and Health Tourism;02353392T6SimPaulo Nossa
Cinema e História / Cinema and History.01345208EA6SimJorge Seabra

Museologias e Património / Museology and Heritage;01351480TLP6SimJoana Brites
Património Cultural / Cultural Heritage;01351474P6SimJoão Luís Fernandes, Paulo Carvalho Tomás e Mónica Brito
 Gestão Turística dos Sítios Classificados como Património Mundial / Tourism Management of World Heritage Sites;02022000P6SimFernanda Cravidão, Lúcio Cunha e Paulo Carvalho Tomás
2º SemestreGestão do Lazer e do Desporto / Sports and Leisur Management;02351462GT6SimMónica Brito
Lazer e desportos radicais / Extreme Sports and Leisure;02353418GT6SimLúcio Cunha e Claudete Moreira
Turismo Sénior / Senior Tourism;02353381T6SimFernanda Cravidão e Mónica Brito
Empreendedorismo e Desafio Empresarial / Entrepreneurship and business ignition;02022011GT6SimArnaldo Fernandes Coelho


2.º Ano - Unidades Curriculares

Regime1)NomeCódigoÁrea CientíficaECTSObrigatóriaDocente
3º SemestreSeminário conducente à realização de dissertação / Workshop conducive to the holding of Dissertation02351490TLP6SimParticipação de todos os docentes

Dissertação de Mestrado / Dissertation02351503TLP54NãoParticipação de todos os docentes
4º SemestreEstágio / Stage02351514TLP54NãoParticipação de todos os docentes
Página Web / Webpages02351531TLP54NãoParticipação de todos os docentes
CD02351520TLP54NãoParticipação de todos os docentes


1) Este é um regime indicativo e pode variar conforme o ano letivo de lecionação da disciplina.

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