a carregar...

­

DEPGEOTUR :: Oferta Formativa

Dissertação de mestrado

Definição das características da Dissertação de Mestrado:

- Deve corresponder a um projeto a definir de acordo com o orientador ou orientadores (docentes do 2º ciclo de estudos em Geografia) e compreender um ou vários objetivos concretos.

- O trabalho é antes de mais um trabalho pessoal, devendo o mestrando demonstrar a sua capacidade de trabalho, inovação e autonomia.

- Deve constituir uma verdadeira contribuição, fruto de pesquisa pessoal, que permitam atingir resultados inéditos. O mestrando deve organizar e tratar dados a partir de inquéritos, estatísticas, questionários, arquivos, trabalho de campo, documentos geográficos e levantamentos diversos. Estes dados devem ser tratados e interpretados através de metodologias e instrumentos bem definidos. O trabalho deve chegar a resultados que permitam sustentar novos conhecimentos ou pistas metodológicas inovadoras.

Formato da Dissertação de Mestrado:

- Dissertação tradicional. Deve comportar a totalidade de elementos requeridos (problemática, objetivos, hipóteses de trabalho, metodologia, apresentação de resultados, dados, interpretação dos resultados e comentários, conclusões, bibliografia, anexos).

- Relatório de Estágio efetuado numa instituição que permita dar expressão prática à Área Científica central do Mestrado. As provas públicas correspondem à defesa de um relatório de atividades e da investigação efetuada, que deve traduzir um trabalho pessoal e inovador, com apresentação das metodologias utilizadas, tratamento cuidado de dados de diversas fontes e possibilidade de aplicação dos resultados (planeamento e prospeção);

- um CD com manual de utilização e memória descritiva de todo o trabalho efetuado, salientando metodologias, fontes, investigação científica efetuada, inquéritos efetuados, entrevistas, bibliografia consultada, tecnologias envolvidas.

- uma página Web com memória descritiva, cuja temática deve versar a área Científica central do Mestrado. A provas públicas realizam-se apresentando um relatório de atividades e da investigação efetuada, que deve corresponder a um trabalho pessoal e inovador, com discussão das metodologias utilizadas, tratamento cuidado de dados de diversas fontes e possibilidade de aplicação dos resultados (planeamento e prospecção);

Orientação de Dissertação:

Será efetuada por um dos docentes responsáveis pelos seminários, que podem, em função das metodologias e das temáticas escolhidas para a concretização da dissertação, acordar com o mestrando uma co-orientação, de forma a valorizar a investigação, a inovação e a qualidade do trabalho a efetuar.