a carregar...

DEPGEOTUR

Departamento de Geografia e Turismo

BarraTituloPubl

Apresentação

A revista "Cadernos de Geografia" é publicada pelo Departamento de Geografia e Turismo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. 

Esta revista foi criada em 1983, tendo sido vista como a concretização daquilo que se vinha a pensar há já algum tempo, para uma revista no âmbito da geografia, onde fossem abordadas tantas temáticas quanto as que a geografia abrange. 

De facto, desde 1967, ano em que foi lançado o último número do Boletim do Centro de Estudos Geográficos, que o então Instituto de Estudos Geográficos não possuía uma edição onde fosse possível concentrar todos os trabalhos que vinham a ser desenvolvidos pelos docentes e investigadores do grupo da Geografia, acabando estes por apresentar os seus trabalhos na Biblos (Coimbra), na Finisterra (Lisboa), na revista Crítica de Ciências Sociais (Coimbra), na revista da Universidade (Coimbra) ou, simplesmente em policopiados de difusão restrita. Contudo, de tal forma dispersos, que parte desses trabalhos ficaram quase inéditos, desconhecidos da maior parte dos colegas.

Verificou-se, deste modo, a necessidade urgente de publicar uma revista que contemplasse os estudos científicos no domínio da geografia, realizados ou em curso, possibilitando uma maior divulgação e conhecimento dos mesmos, uma maior aprendizagem e oferecendo uma maior dinâmica e contributo à ciência portuguesa. 

O seu primeiro número foi dedicado ao Professor Doutor Alfredo Fernandes Martins, um prestigiado Geógrafo da casa da Geografia de Coimbra, que também sonhava com o projeto de lançamento de uma publicação do Instituto, tendo sido publicados trabalhos, deste autor, de grande interesse histórico e geográfico.

A edição dos Cadernos de Geografia desenvolve-se por três séries, que se distinguem facilmente pela sua aparência. A segunda série possui também quatro números especiais, o primeiro deles, de homenagem ao Professor J. M. Pereira de Oliveira e, os seguintes, reúnem os trabalhos que foram apresentados nos três primeiros Colóquios de Geografia de Coimbra, uma vez que as comunicações correspondentes às edições seguintes passaram a ser integradas no número do ano a que dizem respeito.

capa1 capa12 capa especial99 Capa 28-29
1ª Série  2ª Série  Edições especiais  3ª Série