Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Apresentação

A secção de Estudos Europeus é responsável pela coordenação do 1º ciclo de Estudos Europeus, que oferece uma formação especializada, mas abrangente, em núcleos temáticos que se estruturam em torno do processo de integração europeia e sua relação com o sistema internacional. A secção assume a interdisciplinaridade como inerente aos Estudos Europeus e como característica distintiva de abordagens monodisciplinares ao estudo da integração europeia. Sob esta orientação, acompanha as tendências de normalização académica desta área do saber, mas assume e realça a matriz humanística dos Estudos Europeus, que mantém condizente com a essência da Faculdade de Letras. Assim, assume a ciência política e cidadania como núcleo estrutural científico e pedagógico, mas em fusão com a história, a filosofia, a geografia e outras áreas das ciências sociais e humanas. Esta fundação interdisciplinar permite uma investigação e formação que, tanto prepara profissionais com conhecimentos sólidos e específicos para lidar com a rede de atores e instituições ligados direta e indiretamente à União Europeia (UE) e ao sistema internacional, como fornece bases sólidas de autonomia intelectual e sentido crítico para pensar, problematizar e perspetivar soluções para a Europa e o mundo atuais.


A secção é composta por um conjunto de docentes e investigadores que, com matrizes científicas diversas, convergem para a integridade dos Estudos Europeus, com investigação quer no domínio das instituições e das políticas públicas europeias, das relações internacionais da UE, dos partidos e das narrativas políticas nacionais, das mobilidades e da cultura na Europa, entre outros.