• Sugestões de Melhoria e Reclamações

    Na Universidade de Coimbra, a sua opinião conta.

    Por isso criámos o Sistema Integrado de Melhorias: um canal aberto para a apresentação de sugestões de melhoria ou reclamações, possibilitando assim que o possamos servir cada vez melhor.
    Para apresentar uma sugestão ou reclamação preencha este formulário, colocando na mensagem o serviço visado e uma descrição detalhada do assunto.
    Agradecemos a colaboração!

    Universidade de Coimbra

    Se pretende manifestar a sua opinião específica sobre a página web UC.PT, por favor clique aqui.

a carregar...

FLUC

Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas

Ensino da Literatura II

Docentes: Doutora Cristina Mello e Doutora Ana Maria Machado


Conteúdos programáticos:
1. Formação de professores em Portugal: perspectiva crítica;
1.1. Marcos históricos;
1.2. Paradigmas dominantes.
2. Conteúdos literários no ensino do português;
2.1. Dispositivos didácticos contemporâneos;
2.2. Diagnóstico e alternativas.
3. Literatura, linguagem e educação;
3.1. Orientações teórico-metodológicas no quadro do pensamento bakhtiniano sobre a linguagem;
3.2. Relações entre paradigmas teórico-literários e didáctico pedagógicos no ensino da literatura;
3.3. A formação escolar do leitor: problemas, desafios e condutas;
3.4. Finalidades da educação literária na sociedade contemporânea e papel dos agentes educativos.
4. Metodologia da leitura literária;
4.1. Concepções e modelos teóricos: modelos estruturais, semiológicos e pragmáticos;
4.2. Texto e leitor: modos de conjugação no processo da leitura;
4.3. Articulações entre ensino de língua e ensino de literatura em sede didáctica: possibilidades de operacionalização ao nível dos ensinos básico e secundário;
4.4. Análise do enquadramento da leitura literária em programas e manuais escolares vigentes;
4.5. A investigação no domínio da leitura literária em sistemas educativos contemporâneos.


Bibliografia de referência
AGUIAR e SILVA, Vítor Manuel de (1999). “As relações entre a teoria da literatura e a didáctica da literatura: filtros, máscaras e torniquetes”. In Diacrítica, 13-14. Braga: Universidade do Minho.
BERNARDES, José Augusto Cardoso (2005). Como abordar a literatura no Ensino Secundário. Outros Caminhos, Porto: Areal.
BRANCO, António, “O novo lugar da literatura no Ensino Secundário: Dos argumentos centrífugos a uma legitimação centrípeta”, in DIONÍSIO, Maria de Lourdes e CASTRO, Rui Vieira de (2005). O Português nas escolas. Ensaios sobre a língua e a literatura no ensino secundário, Coimbra: Almedina.
BREDELLA, Lothar (1989). Introdução à didáctica da literatura, Lisboa: Dom Quixote.
CASTRO, Rui Vieira de e SOUSA, Maria de Lourdes Dionísio de (1999). Entre linhas paralelas. Estudos sobre o português nas escolas. Braga: Angelus Novus.
CASTRO, Rui Vieira de, “O português no ensino secundário: processos contemporâneos de (re)configuração”, in DIONÍSIO, Maria de Lourdes e CASTRO, Rui Vieira de (orgs.) (2005) O Português nas escolas. Ensaios sobre a língua e a literatura no ensino secundário, Coimbra: Almedina.
CUSTÓDIO, Pedro Balaus (2004) A leitura e o cânone literário nos programas de Português Uma década de mudanças (1991-2001), Dissertação de doutoramento (área pedagógica: “didáctica da literatura portuguesa”. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Discursos, 2 (Outubro de 1992). (Ensino da Língua. Ensino da Literatura). Coimbra: Universidade Aberta.
GARCIA RIVERA, Gloria (1995). Didáctica de la literatura para la ensenanza primaria y secundaria. Madrid: Akal.
GERALDI, João Wanderley (1991). Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes.
GERALDI, João Wanderley (1997). O texto na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Ática.
GIASSON, Jocelyne (1990). A compreensão na leitura. Porto: Asa.
GOLDENSTEIN, Jean-Pierre (1990). Entrées en literature. Paris: Hachette.
GUSMÃO, Manuel (1995). “Literatura e conhecimento”, in Românica, Revista de Literatura (Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa), n° 4, Lisboa: Cosmos.
GUSMÃO, Manuel (2002). “Da Resistência à Literatura”, in II Jornadas Científico-Pedagógicas de Português. coord. Cristina Mello...[et al]. Coimbra : Livraria Almedina.
KLEIMAN, Ângela (1989). Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
LAJOLO, Marisa (1993). Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática.
MELLO, Cristina (1998). O Ensino da literatura e a problemática dos géneros literários. Coimbra: Almedina.
ARTOS NUÑEZ, Eloy (1988). Métodos y deseños de investigación en didáctica de la literatura. Madrid: Ministerio de la Educación y Ciencia.
MENDOZA FILLOLA, Antonio (org.) (1998). Conceptos clave en didáctica de la língua y la literatura. Barcelona: SEDLL, ICXE Universidade de Barcelona, Ed. Horsori.
PENNAC, Daniel (1995). Como um romance. 5ª ed. Porto: Asa.
REIS, Carlos e ADRAGÃO, José Victor (1990). Didáctica do português. Lisboa: Universidade Aberta.
REIS, Carlos (Pres. da Comissão Executiva) (2000). Didáctica da língua e da literatura (Actas do V Congresso Internacional de Didáctica da Língua e da Literatura, ILLP/FLUC, Outubro de 1998). Coimbra: Almedina.
ROCHETA, Maria Isabel e Margarida Braga Neves (orgs.) (1999) Ensino da literatura. Propostas a contracorrente. Lisboa: Cosmos/Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
RÕSING, Tânia M. K (1996). A Formação do professor e a questão da leitura. Passo Fundo: Editora Universitária.
SCHOLES, Robert (1991). Protocolos de leitura. Lisboa: Edições 70.
SEQUEIRA, Maria de Fátima et alii (org.) (1989). O ensino-aprendizagem do português. Teorias e práticas. Braga: Universidade do Minho, Centro de Estudos Educacionais e Desenvolvimento Comunitário.
SILVA, Ezequiel Theodoro da (1988). Elementos da pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes.
SOUSA, Maria de Lourdes Dionísio de (1993). A interpretação de textos nas aulas de português. Porto: Asa.
SOUSA, Maria de Lourdes Dionísio (1999). A constituição escolar de comunidades de leitores. Leituras do manual de português. Braga: Universidade do Minho.
ZILBERMAN, Regina e SILVA (1990) Ezequiel Theodoro da. Literatura & pedagogia : ponto & contraponto. Porto Alegre: Mercado Aberto.
ZILBERMAN, Regina e SILVA, Ezequiel Theodoro da (1988). Leituras: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática.