a carregar...

FLUC

Secção de Comunicação

Uma comunicação contra a indiferença

A Secção de Comunicação é a responsável pela coordenação da Licenciatura em Jornalismo, do Mestrado em Comunicação e Jornalismo e do Doutoramento em Ciências da Comunicação.

Ao estar presente nestes três níveis de formação, pretende-se articular uma formação em banda larga na área do jornalismo, com a uma especialização do saber e do saber fazer nas áreas da comunicação, do jornalismo e dos media e a investigação aprofundada em Ciências das Comunicação. Deste modo, o projeto pedagógico e científico reúne a formação de base, a especialização, a formação ao longo da vida e a investigação aprofundada.

Os pressupostos científicos e pedagógicos fundam-se numa matriz humanista, interdisciplinar e crítica, tendo por base, para além das ciências da comunicação, as ciências sociais e humanas, essenciais para a compreensão as questões contemporâneas do jornalismo, dos media, do espaço público e da democracia.

A formação em banda larga, ministrada sobretudo ao nível base e intermédio,  integra uma visão aberta e dinâmica do saber e do saber fazer nas sociedades contemporâneas, pelo que a estrutura de ensino alia as áreas científicas fundamentais ligadas ao jornalismo, aos media e à comunicação, com as exigências de domínio das linguagens técnicas e tecnológicas, essenciais  a futuros profissionais  e  investigadores nas áreas das ciências da comunicação.

A Secção de Comunicação é composta por um conjunto de docentes e investigadores que têm privilegiado o estudo nos domínios das narrativas mediáticas, do espaço público, da comunicação institucional, da história dos media, da ética e da deontologia do jornalismo, da sociologia da comunicação e da economia política dos media, reunindo fundamentalmente dois centros de investigação: o CEIS20 e o CIMJ.