Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Projecto PI (Pequena Infância) - 2011

Projecto PI

A ideia do Projecto PI (Pequena Infância) surgiu, pela primeira vez, no núcleo da Associação Cultural Thíasos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.Neste momento foi recuperado no âmbito das actividades do grupo de estudantes de clássicas, A Origem da Comédia, associação que integra a Associação Portuguesa de Estudos Clássicos (APEC). A última edição deste projecto teve lugar na FNAC e a estrutura da oficina era fundamentalmente a mesma (vide “descrição modular”). Esta terceira edição, por sua vez, mantém os objectivos das edições anteriores mas busca outro tipo de contextos, como IPSS, ATL’s, centros de acolhimento, entre outros. Nesta medida, com a recuperação deste projecto, a Associação pretende divulgar o teatro no universo infantil – promovendo o conhecimento de algumas das suas características –, e difundir os mitos clássicos, por acreditar que eles conservam o poder pedagógico de outrora, garantindo assim o acesso ao conhecimento de um substrato cultural que fascina a humanidade há vários séculos. O Projecto PI reúne uma equipa de sete elementos, sendo seis deles estudantes de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, quase todos com experiência no âmbito teatral, desde a encenação à representação, até à formação académica, como é o caso de um deles (Chayanna Ferreira), formado em Artes Cénicas e com habilitação em docência para o ensino básico neste domínio.

Neste contexto, procura-se que a associação supere os seus limites académicos levando-a ao encontro das demais instituições interessadas – escolas e todo o tipo de associações empenhadas em investir no conhecimento da expressão dramática. Esta prática não se resume ao simples acto de imitar ou representar, mas passa igualmente por experiências que levam à assimilação e compreensão de inúmeros comportamentos humanos, pelo que resultará no aperfeiçoamento da perspicácia da criança em interiorizar determinadas atitudes e vislumbrar soluções de forma eficaz.

O Projecto PI pretende realizar e disponibilizar a todos os interessados um conjunto de actividades de carácter teatral de tema clássico, com um pendor duplamente pedagógico e formativo. Com efeito, se por um lado é nosso intuito explorar as potencialidades corporais e psíquicas e aguçar a sensibilidade estética da criança por meio do teatro, aludindo a tópicos relacionados com a História do Teatro (ex.: o uso da máscara) por meio do drama, por outro, através da demonstração dramática e de diálogos intercalares (vide “descrição modelo”), buscamos também valorizar a dimensão pedagógica do mito, como de resto sucedia na infância do homem grego. Como o próprio nome indica, trata-se de uma actividade dirigida à pequena infância, ou seja, a crianças sensivelmente entre os 4 e os 10 anos, e consiste em apresentar oficinas de expressão dramática que explorem temáticas e imaginários do mundo clássico greco-romano. A especificidade deste projecto reside precisamente neste ponto – a temática relacionada com o mundo clássico –, pelo que serão apresentados e explorados mitos greco-latinos, como a viagem e as aventuras de Ulisses, o cavalo de Tróia, a eterna teia de Penélope, entre outros.

Cada oficina não dura mais do que uma hora e meia. As potencialidades formativas da expressão dramática, uma das componentes da educação estética, são já reconhecidas por todos os agentes pedagógicos, na medida em que incentivam a criatividade artística, o auto-conhecimento das capacidades motoras, expressivas e criativas, a alfabetização estética e ética. E como consequência da tomada consciência de si, adquire a criança também um valor fundamental para a cidadania: o respeito pelos limites do outro.


Organização: Associação Cultural Thíasos, Origem da Comédia
Membros dinamizadores: Ália Rodrigues, Ana Seiça Carvalho, Carlos Jesus
Chayanna Ferreira, Elisabete Cação
© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas