Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
English Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

Mestrado em Património Europeu, Multimédia e Sociedade de Informação - EUROMACHS

Candidaturas para 2016/2017 na Universidade de Coimbra

  • 1a Fase: 1 de março a 31 de maio de 2016
  • 2a Fase: 1 de junho a 15 de julho de 2016
  • 3a Fase: 24 de agosto a 5 de setembro de 2016
  • International Students applying to Coimbra: please contact directly joaquim@uc.pt for directions.

Tens uma licenciatura em História, História da Arte, Arqueologia, Património ou em áreas similares dentro das Humanidades?

Gostas de tecnologia e tens espírito criativo?

Queres expandir os teus horizontes com uma formação internacional virada para novos tipos de oportunidades profissionais?

Inscreve-te no mestrado EUROMACHS em Património Europeu, Multimédia e Sociedade de Informação, um programa de estudos internacional envolvendo 4 universidades de diferentes países e coordenado pela Universidade Coimbra.


Viagem 3D



O que é o mestrado património europeu, multimédia e sociedade de informação (euromachs) ?

O que significa euromachs ?

A quem se dirige o mestrado ?

Como funciona um mestrado internacional conjunto ?

Como funciona o semestre de mobilidade ?

Que tipo de grau se obtém ?

Quais os requisitos para a tese / projecto ?

É possível fazer o mestrado unicamente em Coimbra ?

Quais os requisitos para a candidatura ?

Como se procede à candidatura ?

Como saber mais ?



O que é o mestrado património europeu, multimédia e sociedade de informação (euromachs) ?

É um programa de mestrado internacional inovador que visa criar um novo tipo de profissional, capaz de responder às necessidades crescentes de produção de conteúdos nas sociedades actuais.


A ideia por detrás do mestrado é simples e poderosa: quanto mais a tecnologia e as telecomunicações progridem no plano técnico mais necessidade existe de novos conteúdos para difundir. Esta realidade cria um conjunto de oportunidades para pessoas oriundas da área de humanidades que estejam devidamente preparadas.

Assim a evolução tecnológica e a relevância dos conteúdos, sobretudo os ligados ao passado e ao património cultural, aumentam paralelamente.

O mestrado fornece competências gerais na utilização das novas tecnologias, na produção de conteúdos, metodologias de gestão de projectos e oferece oportunidades de especialização nas áreas de criação de jogos, bibliotecas digitais, e-learning e sistema de informação histórico-geográfica.

O mestrado em Património Europeu, Multimédia e Sociedade de Informação (European Heritage, Digital Media and the Information Society) é ofercido conjuntamente pelas Universidades de Coimbra, Turku, Lecce e Graz.


Topo da Página

O que significa EUROMACHS ?

Heritage Website Document View

EUROMACHS significa European Digital Media and Cultural Heritage Studies e designa a rede de universidades que disponibilizam este mestrado conjunto.



Topo da Página

A quem se dirige o mestrado ?

O mestrado é dirigido a licenciados de Humanidades, em especial alunos de História, História da Arte, Arqueologia, Património que queiram desenvolver uma combinação versátil de conhecimentos, capacidades e competências que lhes permitam comunicar quer com especialistas de conteúdos quer com agentes tecnológicos no sentido de criarem, planearem e gerirem projectos complexos para a indústria multimédia, instituições culturais e entidades locais ou nacionais.


Alunos de outras licenciaturas de Humanidades com currículo científico ou profissional relevante na área do mestrado serão também considerados.



Topo da Página

Como funciona um mestrado internacional conjunto ?

Um mestrado internacional conjunto é um programa de estudos em que universidades de diferentes países acordaram entre si um plano de estudos comum, combinando as diferentes áreas de especialidade e experiência de cada uma, com o objectivo de oferecer aos estudantes uma experiência mais rica e variada do que num programa mono-institucional.

No caso do mestrado em Património Europeu, Multimédia e Sociedade de Informação o plano de estudos está organizado do seguinte modo:

1. Os estudantes inscrevem-se numa das 4 universidades participantes.
2. O primeiro semestre decorre na universidade de inscrição, mas todos os estudantes partilham um seminário comum via internet, que lhes permite contactar com alunos e professores de outras instituição e realizar actividades comuns.
3. No segundo semestre os estudantes deslocam-se para uma das outras universidades da rede onde terão oportunidade de desenvolver competências e aprofundar conhecimentos específicos da instituição que os recebe.
4. No terceiro e quarto semestres os estudantes voltam à universidade de origem, onde iniciam os trabalhos conducentes à apresentação da tese projecto. O mestrado prevê a criação de oportunidades de estágio no terceiro semestre para permitir aos estudantes desenvolver em situação prática as competências relevantes.

Viagem Video

Tratando-se de um programa internacional centrado na formação de profissionais para o mercado de emprego global, conhecimentos de língua inglesa são necessários para a participação eficaz no plano de estudos, em especial no seminário comum do primeiro semestre e no semestre de mobilidade. As teses de mestrado são, contudo, elaboradas na língua da universidade de inscrição, ou em qualquer língua aí aceite como adequada para esse efeito.



Topo da Página

Como funciona o semestre de mobilidade ?

A escolha da universidade de destino é feita pelo estudante em função dos seus interesses e das áreas de especialidade oferecidas. Cada universidade disponibiliza pelo menos três vagas de segundo semestre para os estudantes de cada uma das outras instituições. Para os estudantes inscritos em Coimbra existem 3 vagas para o segundo semestre em Turku, 3 em Graz e 6 em Lecce. O semestre de mobilidade é financeiramente apoiado pelo programa Erasmus, seguindo as regras de cada instituição e as regras gerais do programa Erasmus.

Topo da Página


Que tipo de grau se obtém ?

O curso concede o grau de mestre. O grau concedido é automaticamente reconhecido pelas quatro universidades envolvidas, quando os estudantes cumprem com sucesso a plano de estudos conjunto. Existe o compromisso das instituições envolvidas de concederem o grau conjunto (diploma comum) assim que os quadros legais dos respectivos países incorporarem completamente na sua legislação as directivas do processo de Bolonha nesta matéria, o que já acontece com Portugal, mas não com todos os outros países envolvidos.

Topo da Página

Quais os requisitos para a tese / projecto ?

Segundo o respectivo regulamento, as dissertações não deverão exceder 100 páginas de texto, formato A4 e com 2 500 caracteres por página, sem contagem de espaços. Para mais informação ver http://www.uc.pt/fluc/regulamentos/docspdf/normas_teses_doutoramento_mestrado.pdf

Topo da Página

 É possível fazer o mestrado unicamente em Coimbra ?

Sim. Os estudantes que não saírem no segundo semestre podem completar o mestrado seguindo unicamente os seminários da Universidade de Coimbra, no entanto não terão um grau reconhecido pelas outras universidades, nem beneficiarão da oportunidade de ter as suas teses co-orientadas por especialistas internacionais. Convém lembrar que as aulas no segundo semestre em Coimbra são leccionadas em inglês para poderem incorporar os estudantes oriundos das outras universidades.


Topo da Página

Quais os requisitos para a candidatura ?

1. São admitidos à candidatura à matrícula no curso os licenciados que preencham os seguintes requisitos:

    a. Possuam licenciatura em HISTÓRIA, HISTÓRIA DA ARTE, ARQUEOLOGIA OU LICENCIATURAS DA ÁREA DO PATRIMÓNIO CULTURAL.

    b. Possuam domínio falado e escrito da língua inglesa e conhecimentos de informática na óptica do utilizador. Os candidatos devem juntar à candidatura os eventuais documentos comprovativos destas habilitações.

2. Poderão apresentar-se a concurso licenciados em outras áreas, desde que demonstrem formação académica ou currículo científico ou profissional adequado.


Topo da Página

Como se procede à candidatura ?

Informações gerais sobre candidaturas em http://www.uc.pt/fluc/ensino/informacoes_gerais

A aplicação de candidaturas online é acessível no endereço http://www.uc.pt/go/candidaturas

Em caso de dificuldade ou dúvida contacte euromachs@fl.uc.pt


Topo da Página

Como saber mais ?

Consulte o folheto e o Study Guide na secção de downloads.

Sobre o mestrado ver http://www.euromachs.net
Email: euromachs@fl.uc.pt

Topo da Página

© University of Coimbra · 2009
Portugal/WEST GMT · S:184
Símbolo de Acessibilidade à Web.Loja VirtualAviso LegalComentáriosContactosMapa do Sitevoltar ao topo
POS_C FEDER
QWeb Boas Praticas