a carregar...

FLUC

GeoHealthS

Índice de Saúde da População (INES)

PT | EN
 

O INES, uma medida compreensiva, holística e multidimensional, incorpora duas grandes componentes de avaliação da saúde da população: os Resultados em Saúde e os Determinantes da Saúde.

Estas componentes integram 6 dimensões (duas de Resultados em Saúde e quatro de Determinantes da Saúde) que correspondem a grandes áreas de preocupação para a saúde da população e a áreas de intervenção política com potenciais impactos na saúde da população.

As dimensões agregam 43 critérios de avaliação, nos quais a saúde da população é avaliada (ver Estrutura).

A estes critérios estão associados 45 indicadores de desempenho, que descrevem o desempenho dos municípios em cada critério.

Resultados em Saúde

Os Resultados em Saúde permitem avaliar o estado de saúde coletivo (físico, mental e de bem-estar) numa dada área geográfica e num dado momento temporal. São medidos de forma indireta (proxies), nomeadamente através da severidade e frequência da doença e/ou morte. Os Resultados integram as dimensões:


Determinantes da Saúde

Os Determinantes da Saúde representam os fatores contextuais, definidos como condições do ambiente (social, económico e físico) em que as pessoas nascem, vivem, trabalham e envelhecem, que influenciam direta e/ou indiretamente os resultados em saúde bem como a sua distribuição. Os Determinantes integram as dimensões:

logo INES

Estrutura

A seguinte Figura ilustra a estrutura global do INES: 2 grandes áreas Resultados em Saúde e Determinantes em Saúde, 6 Dimensões e 43 Critérios de avaliação.
esquema_INES


Última atualização: 8 de Outubro de 2015