a carregar...

FLUC

Grupo de Investigação em Geografia da Saúde

20 . Janeiro. 2017

Risco de mortes no Inverno sobe em concelhos com piores condições habitacionais
Resultados preliminares do projecto de doutoramento "A vulnerabilidade ao frio em Portugal", do investigador Ricardo Almendra, em destaque na imprensa nacional
pobreza_energ_Publico_NAM

O projeto de doutoramento "A vulnerabilidade ao frio em Portugal", do investigador do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) Ricardo Almendra, sobre o excesso de mortalidade no inverno, mereceu destaque em vários meios de comunicação nacionais:

Público

SIC notícias

DN Notícias

Notícias ao Minuto

25 . Novembro. 2016

Gulbenkian Forum on Mental Health
Participação da Doutora Paula Santana
FCG logo

Nos dias 24 e 25 de Novembro de 2016 realizou-se mais uma edição do Gulbenkian Forum on Mental Health, iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian - Global Mental Health Platform. O tema desta edição foi "Socioeconomic Crises and Mental Health: from research to action".

A Professora Paula Santana participou como oradora na mesa redonda "Economic crises, contextual factors and mental health in Portugal", apresentando os resultados do Projeto SMAILE.

Website

Programa

12 . Novembro. 2016

9th European Public Health Conference, Viena
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
eph conferencepreconference Euro-healthy

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou na 9ª Conferência Europeia de Saúde Pública, que decorreu entre os dias 9 e 12 de Novembro, em Viena, Austria.

Este evento teve como tema "All for Health, Health for All" e reuniu, durante 4 dias, centenas de investigadores na área da saúde pública europeia. O GIGS esteve presente com 6 apresentações, no âmbito da disseminação dos projetos EURO-HEALTHY, GeoHealthS e SMAILE.

Destaque ainda para a realização da pré-conferência, em formato de Expert Policy Forum "Addressing health inequities across Europe: from evidence to policy" organizada no âmbito do Projeto EURO-HEALTHY, pela Maastricht University e pela EUPHA Section on Public Health Practice and Policy.

Website: http://ephconference.eu/

Programa

26 . Outubro. 2016

Projeto Europeu EUROHEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equitY
2nd Annual Meeting em Lisboa
EuroHealthy logo

No dia 26 de Outubro de 2016 realizou-se, em Lisboa, a 2ª Reunião Anual do Projeto Europeu EUROHEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equitY, coordenado pela Doutora Paula Santana.

Esta reunião contou com a presença de todos os parceiros do consórcio e dos membros do Conselho Consultivo Científico (Project Advisory Board). Como principais pontos da agenda de destacar a apresentação do progresso nos trabalhos realizados por cada Work Package e discussão das atividades futuras.

Website: http://www.euro-healthy.eu

Twitter: https://twitter.com/euro_healthy

Facebook: https://www.facebook.com/Euro-Healthy-501650579992101/timeline/

29 . Agosto. 2016

UGI - União Geográfica Internacional
Professora Paula Santana nomeada Co-Chair da Comissão em Ambiente e Saúde (CHE IGU)
logo5A Professora Paula Santana, Professora Catedrática de Geografia da Universidade de Coimbra, foi nomeada Co-Chair da Comissão de Ambiente e Saúde da União Geográfica Internacional (IGU CHE - International Geographical Union Commission on Health and the Environment).

A nomeação teve lugar na 33ª Conferência Internacional de Geografia, que decorreu em Beijing, China, entre 21 e 25 de Agosto Website: http://www.iguhep.org/

26 . Agosto. 2016

IGC 2016 - 33rd International Geographical Congress
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
IGC2016 logopreconference_xian

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou na conferência IGC 2016 - 33rd International Geographical Congress, que decorreu entre os dias 21 e 25 de Agosto de 2016, em Beijing, China.

Esta conferência, promovida anualmente pela União Geográfica Internacional (UGI) é considerada o principal evento mundial em geografia, atraindo milhares de participantes de todos os países.

O GIGS participou na sessão Health and Environment com as apresentações "Which indicators are considered relevant for the evaluation of the European population’s health?", por Iwa Stefanik, e "Population Health Index – A multidimensional tool to analyze health inequalities at different geographical levels", por Paula Santana, no âmbito da disseminação de resultados do projeto europeu EURO-HEALTHY.
O GIGS esteve presente ainda na Pre-conference on Shaping Geographies of Health, Health Care and Environment, que decorreu entre os dias 18 e 21 de Agosto na Província de Xi'an, com a apresentação do trabalho "Detecting health inequities in European regions".

Website: http://www.igc2016.org/dct/page/1

15 . Julho. 2016

Ageing@Coimbra
Avaliação da European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing (EIP on AHA)
ageing@coimbra logoEIP reference site

Concluído o processo de avaliação da European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing (EIP on AHA), o Consórcio Ageing@Coimbra manteve o estatuto de Reference Site, passando de duas para três estrelas.

A notícia é desenvolvida neste link https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/european-regions-bring-digital-single-market-active-and-healthy-ageing.

Website: http://ageingcoimbra.pt

02 . Julho. 2016

ICUR 2016 - International Conference in Urban Risks
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
ICUR 2016ICUR 2016_session

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou na conferência ICUR 2016 - International Conference in Urban Risks, que decorreu entre os dias 30 de Junho e 2 de Julho de 2016, em Lisboa. Este evento foi promovido pelo CERU - European Centre on Urban Risk.

Os temas abordados nesta conferência vão desde os conceitos e métodos para a gestão do risco, passando pela análise e avaliação de riscos naturais e tecnológicos, até ao seu impacto na saúde e nas sociedades urbanas, englobando ainda os temas do tratamento e comunicação do risco.

A Professora Paula Santana (Universidade de Coimbra) e Sotiris Vardoulakis (Public Health England) presidiram a sessão Urban Environmental Health Risks and Sustainability, onde foi também apresentado o trabalho "The impact of winter cold weather on respiratory and circulatory mortality in Lisbon", por Ricardo Almendra.

Website: http://www.ceru-europa.pt/icur2016/

Programa: http://www.ceru-europa.pt/icur2016/Programa_Completo.pdf

01 . Julho. 2016

Scorus Conference 2016 - Indicators for territorial policies: closing data gaps by using traditional and new sources and methods
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
scorus logoscorus conference

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou na conferência SCORUS 2016 - Indicators for territorial policies: closing data gaps by using traditional and new sources and methods, que decorreu entre os dias 29 de Junho e 1 de Julho de 2016, no Instituto Nacional de Estatística (INE), em Lisboa. Este evento foi promovido pelo INE, Portugal e pela OCDE e teve como objetivo abordar a dimensão territorial no desenvolvimento de indicadores estatísticos, regionais e urbanos, no âmbito das questões transversais apresentadas nas agendas europeias e mundiais.

O GIGS participou na sessão Closing data gaps to enhance territorial indicators, com a apresentação "Challenges and constraints measuring and monitoring Population Health of European regions: Overview of the main issues concerning indicators data", por Cláudia Costa, no âmbito da disseminação de resultados do projeto europeu EURO-HEALTHY.

Website: https://www.ine.pt/scripts/scorus/index.html

Programa: https://www.ine.pt/scripts/scorus/Presentations.html

16 . Maio. 2016

4.º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
IV Congresso envelhecimento_Coimbra

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou no 4.º Congresso Regional Envelhecimento Ativo e Saudável, que decorreu no dia 16 de Maio de 2016, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Promovido pelo consórcio Ageing@Coimbra, esta conferência contou com a participação de diversos investigadores, técnicos e decisores políticos e ainda com a presença, na cerimónia de encerramento, do Senhor Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

O GIGS participou no Painel de Boas Práticas desenvolvidas pelos parceiros com a apresentação, por Ângela Freitas, do projeto europeu EURO-HEALTHY.

Website: http://ageingcoimbra.pt/#/eventos/IVcongresso

04 . Maio. 2016

Fórum internacional Noite Saudável das Cidades
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
Noite saudavel_coimbra

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou no Fórum internacional Noite Saudável das Cidades, que decorreu no dia 4 de Maio de 2016, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Organizado pelo CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC/Centro de Prevenção e Tratamento do Trauma Psicogénico (CPTTP) e o Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco (IREFREA - Portugal), este encontro visou contribuir para a prevenção das problemáticas associadas aos contextos recreativos e à recreação noturna.

O GIGS participou na sessão Políticas em Contextos Recreativos: Dados e Resultados?, com a apresentação "Condicionantes da Saúde Mental em tempos de crise", por Adriana Loureiro, no âmbito da disseminação de resultados do projeto SMAILE.

Website: http://noitesaudavelcoimb.wix.com/coimbra2016

Programa: http://noitesaudavelcoimb.wix.com/coimbra2016#!blank/ib0zk

4 . April . 2016

Organização do ICUH 2017, 14th International Conference on Urban Health
26 -29 Setembro 2017, Coimbra

anuncio ICUH 2017ISUH logo

A 14ª edição da  International Conference on Urban Health será realizada pela primeira vez em Portugal, na cidade de Coimbra, no Convento São Francisco, entre 26 e 29 de Setembro de 2017. Esta edição é co-organizada pela International Society of Urban Health (ISUH), Universidade de Coimbra e Elsevier, Lda. Irá ser presidida pela Professora Paula Santana (Universidade de Coimbra).

O anúncio foi feito na 13ª edição, realizada em São Francisco, EUA, entre os dias 1 e 4 de Abril de 2016.

É promovida pela International Society for Urban Health (ISUH), com sede na New York Academy of Medicine (NYAM), desde 2002, tendo passado já por vários países: Canadá (Toronto - 2002, Ontário – 2005 e Vancouver- 2008), Estados Unidos (Nova Iorque – 2003 e 2010, Baltimore – 2007 e São Francisco - 2016), Indonésia (Surabaya - 2004), Holanda (Amesterdão - 2006), Quénia (Nairobi - 2009), Brasil (Belo Horizonte - 2011), Reino Unido (Manchester - 2014) e Bangladesh (Daka - 2015).

Esta conferência é considerada o principal evento mundial em saúde urbana, atraindo centenas de participantes de todos os países.

Website ISUH: http://www.isuh.org/home.html

4 . April . 2016

ICUH 2016 - 13th International Conference on Urban Health
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
ICUH 2016_SanFranciscoEuro-healthy partners2_ICUH2016Euro-healthy partners1_ICUH2016

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou na 13th International Conference on Urban Health (ICUH 2016), que decorreu entre os dias 1 e 4 de Abril de 2016, em São Francisco, EUA. Promovida pela International Society for Urban Health (ISUH), esta conferência é considerada o principal evento mundial em saúde urbana, atraindo centenas de participantes de todos os países.

Com o tema "Place & Health", este evento reuniu, profissionais de saúde, decisores políticos, organizações não-governamentais de uma diversidade de disciplinas e regiões geográficas para discutir temas relacionados com a saúde urbana.

O GIGS esteve presente com a apresentação "Population Health Index: A tool for identifying geographical health inequalities", por Ângela Freitas, no âmbito da disseminação dos projetos GeoHealthS e EURO-HEALTHY.

Do Projeto EURO-HEALTHY estiveram presentes representantes das instituições parceiras da Universidade de Coimbra (UC), Maastricht University (UM - Maastricht, Holanda), da Université Paris Ouest Nanterre La Défense (UPO - Paris, França) e Univerzita Karlova V Praze (CUP - Praga, República Checa).

Website: http://icuh2016.org/

Programa

4 . Fevereiro . 2016

Projeto Europeu EUROHEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equitY
1st Annual Meeting em Barcelona
EuroHealthy logoEuro-healthy 1st Annual meeting_Feb2015

Nos dias 3 e 4 de Fevereiro de 2016 realizou-se, em Barcelona, a 1ª Reunião Anual do Projeto Europeu EUROHEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equitY, coordenado pela Doutora Paula Santana.

Esta reunião contou com a presença de todos os parceiros do consórcio e dos membros do Conselho Consultivo Científico (Project Advisory Board). Como principais pontos da agenda de destacar a apresentação do progresso nos trabalhos realizados por cada Work Package e discussão das atividades futuras.

Website: http://www.euro-healthy.eu

Twitter: https://twitter.com/euro_healthy

Facebook: https://www.facebook.com/Euro-Healthy-501650579992101/timeline/

21 . Março . 2016

Resultados do Projeto SMAILE em destaque nos meios de comunicação social
logo_smaile

Os resultados do Projeto SMAILE - Avaliação do Impacte das Condicionantes Locais e Económicas, coordenado pela Doutora Paula Santana, mereceu destaque em vários meios de comunicação nacionais:

RTP: Número de doentes em psiquiatria com ideias suicidas dispara na crise

SIC: Crise teve maior impacto na saúde mental de desempregados e idosos

Observador: Psiquiatria. Utentes com pensamentos suicidas aumentaram 70% em consultas

DN: Crise teve um maior impacto na saúde mental de desempregados e idosos

Utentes com pensamentos suicidas aumentaram 70% em consultas

PORTO CANAL: Estudo afirma que crise teve um maior impacto na saúde mental de desempregados e idosos

Website do projeto: http://www.uc.pt/fluc/gigs/SMAILE

eBOOK: http://www.uc.pt/fluc/gigs/Publicacoes/Territorio_Saude_Mental_Tempos_Crise.pdf

6 . Novembro . 2015

City Health Conference 2015
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
city health 2015foto_Euro-Healthy_City Health

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou na 4ª Conferência Internacional de Saúde Urbana, que decorreu entre os dias 5 e 6 de Novembro, em Barcelona.

Este evento teve como tema "Ensuring urban health and well-being in the face of the global financial crisis" e reuniu, durante 2 dias, investigadores e políticos no Museu da Ciência| CosmoCaixa. O GIGS esteve presente com a  apresentação "The population health in Portuguese urban municipalities: identifying key dimensions for priority action in Lisbon Metropolitan Area", por Ângela Freitas, no âmbito da disseminação dos resultados do projeto GeoHealthS.

Aproveitando a presença do parceiro da Agència de Salut Pública de Barcelona (ASPB) do projeto EURO-HEALTHY, foi ainda realizada uma reunião para discutir o progresso e desenvolvimento das atividades.

Website: https://cityhealthinternational.org/2015

Programa

28 . Outubro . 2015

Saúde Mental - Avaliação do Impacte das Condicionantes Locais e Económicas
Seminário de apresentação de resultados do Projeto SMAILE
logo_smailefoto_investigadores_SMAILE

No dia 28 de Outubro, no Salão Nobre da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em Lisboa, decorreu um Seminário de apresentação de resultados obtidos no âmbito do Projeto de Investigação SMAILE.

Este Seminário contou com a participação do Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Magalhães Lemos Prof. Doutor António Leushner e do Senhor Vereador da Câmara Municipal de Lisboa Dr. João Afonso (Sessão de encerramento) e do Prof. Doutor João Ferrão (Comentário).

Estiveram ainda presentes todos os investigadores e consultores científicos, bem como representantes de várias entidades da administração local e regional e hospitais.

Agenda

Fotos


26 . Outubro . 2015

Resultados do Projeto GeoHealthS em destaque nos meios de comunicação social
logo INESwebsig_saudemunicipio

Os resultados do Projeto GeoHealthS - Geografia do Estado de Saúde: Uma aplicação do Índice de Saúde da População nos últimos 20 anos, coordenado pela Doutora Paula Santana, nomeadamente a aplicação do Índice de Saúde da População (INES) aos 278 municípios de Portugal Continental, entre 1991 e 2011, mereceu destaque em vários meios de comunicação nacionais:

TVI (reportagem no Jornal das 8): Saúde dos portugueses está melhor

Público: Quais os mais saudáveis? Amadora e Porto entre os que têm piores resultados

TVI24: Mais de metade dos concelhos está abaixo do valor global de saúde

Jornal i: Amadora e Porto são os municípios com piores valores globais de saúde

DN: Famílias monoparentais duplicaram de 1991 a 2011

JN: Saúde melhorou em 98% dos municípios em 20 anos

Sapo: Estudo conclui que em 20 anos saúde da população melhorou em 98% dos municípios

TSF: Amadora e Porto entre os municípios com piores valores globais de saúde

Observador: Estudo conclui que em 20 anos saúde da população melhorou em 98% dos municípios

Jornal Médico: Estudo conclui que em 20 anos saúde da população melhorou em 98% dos municípios

Verdadeiro Olhar.PT: Saúde da população melhorou em todos os municípios da região

Website do projeto: http://www.uc.pt/fluc/gigs/GeoHealthS

WebSIG do Índice de Saúde da População ao município: http://saudemunicipio.uc.pt/

eBOOK: http://www.uc.pt/fluc/gigs/GeoHealthS/Geografia-saude-populacao-20anos-Portugal.pdf


17 . Outubro . 2015

8th European Public Health Conference, Milão
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
eph conferencefoto_Euro-Healthy_preconference_WHO/Europefoto_Euro-Healthy_EPH conference

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou na 8ª Conferência Europeia de Saúde Pública, que decorreu entre os dias 14 e 17 de Outubro, em Milão.

Este evento teve como tema "Health in Europe - from glocal to local policies, methods and practices" e reuniu, durante 4 dias, cerca de 3000 investigadores no MiCo - Milano Congressi. O GIGS esteve presente com 2 apresentações, no âmbito da disseminação dos projetos GeoHealthS e SMAILE, tendo ainda participado em importantes pré-conferências, com destaque para a pré-conferência "Enhancing evidence-informed decision-making in Europe" organizada pela World Health Organization (WHO) Regional Office for Europe, pelo Health Services research (HSR) Europe e pela EUPHA Section on Public Health Practice and Policy, onde o projeto EURO-HEALTHY teve oportunidade de ser divulgado.

Aproveitando a presença de alguns parceiros do projeto EURO-HEALTHY, foi ainda realizada uma reunião para discutir o progresso e desenvolvimento das atividades. Estiveram presentes os responsáveis das instituições parceiras da Karolinska Institutet (KI - Estocolmo, Suécia) e da Univerzita Karlova V Praze (CUP - Praga, República Checa).

Website: http://ephconference.eu/

Programa

19 . Setembro . 2015

International Conference "Risk factors in Regional and Local Development", Paris
Participação do Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS)
foto_parisfoto_paris2

O Grupo de Investigação em Geografia da Saúde (GIGS) participou na Conferência Internacional "Risk factors in Regional and Local Development", que decorreu entre os dias 17 e 19 de Setembro, em Paris.

Este evento reuniu, durante 3 dias, investigadores de França, Polónia e Portugal no Centre Scientifique de l'Académie Polonaise des Sciences à Paris.

O GIGS esteve presente com 6 comunicações orais, no âmbito da disseminação dos vários projetos de investigação em desenvolvimento: nacionais, como o GeoHealthS e o SMAILE e, internacionais, como o EURO-HEALTHY.

No âmbito deste evento foram ainda realizadas duas saídas de campo pela cidade de Paris.

risk_factors

Programa

10 . Julho . 2015

IMGS 2015, 16th International Medical Geography Symposium, Vancouver
Participação da Doutora Paula Santana e reunião entre parceiros do Projeto EURO-HEALTHY (UC, UM e UPO)
foto2_vancouverfoto1_vancouver

O Congresso Internacional de Geografia Médica de 2015 (IMGS 2015), decorreu entre os dias 5 e 10 de Julho, em Vancouver, Canadá. Este é considerado um dos mais importantes eventos internacionais na área da geografia médica.
A Doutora Paula Santana esteve presente com a comunicação oral "Population Health Index: a tool for European policy dialogue", no âmbito do projeto europeu EURO-HEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equity, do qual é coordenadora.

Aproveitando a presença de alguns parceiros deste projeto, foi realizada uma reunião para discutir o progresso e desenvolvimento das atividades. Estiveram presentes os responsáveis das instituições parceiras da Maastricht University (UM - Maastricht, Holanda) e da Université Paris Ouest Nanterre La Défense (UPO - Paris, França).

Link: http://www.sfu.ca/imgs2015/

18 . Junho . 2015

O papel do Município na promoção da saúde e qualidade de vida
Doutora Paula Santana modera o workshop de participação focalizada sob o tema "Vulnerabilidades", organizado pela Câmara Municipal de Lisboa
PaulaSantana_workshopCMLPaulaSantana_workshopCML2

Até ao final de 2015, a Câmara Municipal de Lisboa quer concluir o Plano de Desenvolvimento de Saúde e Qualidade de Vida (PDSQVL) da cidade de Lisboa.

O workshop "Vulnerabilidades" decorreu no dia 18 de maio, no Museu do Design e da Moda (MUDE), e contou com a participação da Doutora Paula Santana, como moderadora do painel de discussão. A pobreza, o desemprego e proteção social, saúde mental, igualdade, acessibilidades, violência doméstica, crianças e jovens em risco, imigração, comportamentos de risco e pessoas sem-abrigo foram as temáticas abordadas no contexto da promoção da saúde, por especialistas das respetivas áreas de intervenção.

Este workshop de participação focalizada faz parte de um conjunto de debates, organizados pela Câmara Municipal de Lisboa, e acontece após a definição do “Perfil Municipal de Saúde de Lisboa” que constitui o primeiro volume do PDSQVL.

Vida ativa, vulnerabilidades, cidade em envelhecimento, acesso a cuidados de saúde de qualidade, políticas no ciclo de vida, serão os temas em foco, nesta “plataforma colaborativa” de promoção da saúde em Lisboa.

26 . Maio . 2015

Geografia da Saúde da População: evolução nos últimos 20 anos em Portugal Continental
Seminário de apresentação de resultados do Projeto GeoHealthS
logo INESseminario Geohealths 2015

No dia 26 de Abril, no Salão Nobre da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), em Lisboa, decorreu um Seminário de apresentação de resultados obtidos no âmbito do Projeto de Investigação GeoHealthS. Além da apresentação do Índice de Saúde da População e a sua aplicação aos municípios de Portugal Continental, nos últimos 20 anos, foi apresentada a plataforma websig http://saudemunicipio.uc.pt/.

Este Seminário contou com a participação do Diretor-Geral da Saúde Dr. Francisco George (Sessão de abertura), do Secretário de Estado-Adjunto do Ministro da Saúde Dr. Fernando Leal da Costa (Sessão de encerramento) e do Prof. Doutor João Ferrão (Comentário).

Estiveram ainda presentes todos os investigadores e consultores científicos, bem como os peritos e representantes das instituições participantes no projeto: da administração central (Direção Geral da Saúde, Administração Central do Sistema de Saúde, Agência Portuguesa do Ambiente e Direção-Geral do Território) e regional (Administrações Regionais de Saúde do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e Hospitais (Hospital Beatriz Ângelo e Hospital Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca).

Agenda

Fotos

12 . Fevereiro . 2015

Projeto Europeu EUROHEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equitY
Kick-Off Meeting - reunião de arranque em Coimbra
EuroHealthy logofoto_EuroHealthy_Kickoff

No dia 12 de Fevereiro, a Universidade de Coimbra acolheu a realização da Kick-Off Meeting do Projeto Europeu EUROHEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equitY, coordenado pela Doutora Paula Santana.

A reunião de arranque do Projeto EURO-HEALTHY teve lugar no Salão da Reitoria da Universidade de Coimbra, contando com a presença de representantes das 14 instituições parceiras, membros do Conselho Consultivo Científico (Project Advisory Board) e representantes da Direção-Geral de Investigação e Inovação da Comissão Europeia (EC Directorate-General for Research & Innovation).

Website: http://www.euro-healthy.eu

Twitter: https://twitter.com/euro_healthy

Facebook: https://www.facebook.com/Euro-Healthy-501650579992101/timeline/


24 . Fevereiro . 2015

Projeto GeoHealthS em fase de conclusão
logo_GHS_420x260


Cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, o projeto GeoHealthS - Geografia do Estado de Saúde. Uma aplicação do Índice de Saúde da População nos últimos 20 anos, coordenado pela Professora Doutora Paula Santana, do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra, teve início em abril de 2012 e encontra-se em fase de conclusão.

Este projeto visou desenvolver um instrumento de avaliação integrada e holística do estado de saúde da população, tendo como resultado a construção de um índice com capacidade para caraterizar e monitorizar a saúde da população portuguesa, de forma global e em diferentes dimensões e critérios (e.g. economia, equidade social, ambiente, cuidados de saúde, mortalidade e morbilidade), no tempo (nos últimos 20 anos) e no espaço (à escala concelhia).

A newsletter do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, de 24 de Fevereiro, dedicou uma notícia ao Projeto GeoHealthS e ao seu enquadramento no programa.

Link:

Newsletter COMPETE

15 . Setembro . 2014

Doutora Paula Santana coordena o Projeto internacional EURO-HEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equity, integralmente financiado pela Comissão Europeia
H2020_logologo_EU

A coordenação do Projeto é da responsabilidade da UC: coordenado por Ana Paula Santana, catedrática do Departamento de Geografia, envolve ainda 8 investigadores das Faculdades de Letras, Economia e Medicina.

O objetivo principal do EURO-HEALTHY: Shaping EUROpean policies to promote HEALTH equitY é gerar evidência que identifique políticas públicas com potencial para promover a equidade em saúde entre as regiões e áreas metropolitanas europeias. Serão desenvolvidas ferramentas – baseadas num índice de saúde da população – para avaliar e monitorizar o estado de saúde e bem-estar (nos últimos 15 anos), considerando a relação entre saúde e suas múltiplas determinantes (demográfica, ambiental, social, económica, etc.) a diversas escalas geográficas (273 regiões europeias e 9 áreas metropolitanas selecionadas – Atenas, Barcelona, Berlim, Lisboa, Londres, Paris, Praga, Estocolmo e Turim).

Os resultados deste projeto devem constituir-se como instrumentos de apoio ao diálogo político e à tomada de decisão na definição e (re)orientação de políticas que promovam a equidade em saúde da população europeia.

O Consórcio EURO-HEALTHY integra 14 parceiros institucionais, de 12 países da Europa (Portugal – Universidade de Coimbra e Instituto Superior Técnico; Espanha - Agencia de Salud Publica de Barcelona; França - Université de Paris Ouest – Nanterre; Alemanha - Beuth University of Applied Science Berlin; Itália - Consortium for Information Systems; Reino Unido - Public Health England e Epidemiology & Public Health, University College London; Holanda - Maastricht University; Suécia - Karolinska Institutet; Republica Checa - Charles University in Prague; Grécia - National and Kapodistrian University of Athens; Bélgica - Vrije Universiteit Brussel; Eslováquia - Ekonomicka Univerzita V Bratislave), contando com 51 investigadores.

Notícias na imprensa:

Diário de Coimbra; Diário As Beiras

12 . Setembro . 2014

Estudo "A evolução dos indicadores de saúde nos últimos 35 anos do SNS" coordenado pela Doutora Paula Santana, em destaque na imprensa nacional
35anosSNS

O estudo "A evolução dos indicadores de saúde nos últimos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS)", apresentado no âmbito da cerimónia de celebração dos 35 anos do SNS, no Hospital Beatriz Ângelo, no dia 11 de setembro, mereceu destaque em vários meios de comunicação nacionais:

Antena1; TVI; Publico; DN; Jornal I; Jornal Médico; Sapo; Jornal Açores.

30 . Maio . 2014

Notícias da European Public Health Association (EUPHA)
logo_EUPHA

A Newsletter da European Public Health Association (EUPHA) apresenta um vasto conjunto de informação sobre cursos, congressos, notícias e publicações relevantes sobre a Saúde Pública na Europa. Para aceder à última newsletter (Maio 2014), aceda AQUI.

Link para website da EUPHA

12 . Dezembro . 2013

Frio matou mais de 85 mil portugueses em dez anos (2000-2009)
Conclusões de um estudo sobre a mortalidade em Portugal
frio_

Em Portugal estima-se que tenham morrido 86 mil pessoas devido ao frio em dez anos (2000 e 2009). A diferença de óbitos entre o verão e o inverno é das maiores da Europa. Em média registam-se mais 8 mil mortes entre dezembro e março do que nos restantes meses do ano. Existe um padrão evidente na mortalidade em Portugal, onde se registam mais óbitos no Inverno que no Verão existindo uma grande vulnerabilidade da população às temperaturas baixas. Estas são as conclusões de um estudo apresentado pelo investigador do CEGOT Ricardo Almendra, no IX Congresso da Geografia Portuguesa, que mereceu destaque no Jornal Diário de Notícias (link para publicação).

Ler mais

Notícia RTP

20 . Maio . 2013

Morte por Diabetes: uma questão de geografia
Entrevista de Paula Santana ao Ciência 2.0
logo_ciencia_2_0

O Ciência 2.0 falou com a professora Paula Santana, autora do estudo que analisa a inversão do padrão geográfico da diabetes.

O risco de morrer por diabetes é hoje maior no interior do país, estando associado à privação sociomaterial (baixa escolaridade, desemprego e más condições da habitação).

(link para publicação)

1 . Maio . 2013

Presença de Paula Santana em vários eventos científicos promovidos pela Universidade de São Paulo (USP), Brasil
logo_usp

A Professora Paula Santana esteve presente em vários eventos científicos promovidos pela Universidade de São Paulo (USP) no passado mês de abril. Destes eventos destaca-se a sua participação como oradora principal no Encontro Académico Internacional de Pesquisa em Ambiente Urbano: Reflexões Teórico-Metodológicas na Experiência de Portugal, realizado no dia 11 de abril e promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP, o Núcleo de Apoio à pesquisa em Mudanças Climáticas/INCLINE do Siades e o Laboratório de Mudanças Climáticas (LabMC) (notícia no Jornal da USP).

Destaque também para a participação como palestrante no Painel Processos e Concepções Interdisciplinares na Pós-Graduação, realizado no dia 15 de abril e que integrou o encontro académico internacional sobre a institucionalização da interdisciplinariedade no ensino, pesquisa e extensão da USP. (notícia no Jornal da USP)

01 . Março . 2013

Estudo inédito. Frio aumenta enfartes
jornal_i_estudo_frio

Por cada grau a menos nos dias de Inverno há um aumento de 2,2% nos casos de enfarte que chegam aos hospitais de Lisboa e de 1,7% nas unidades do Porto. É a primeira vez que existe uma relação clara entre o frio e doenças cardiovasculares em Portugal, o país europeu onde há uma maior discrepância entre as mortes nos meses quentes e nos meses frios. As conclusões deste estudo foram publicadas este mês na revista científica “Environmental Pollution", com a co-autoria de João Vasconcelos, Elisabete Freire, Ricardo Almendra, Giovani Silva e Paula Santana (link para publicação).

Ler mais

26 . Janeiro . 2013

Presença de Paula Santana no VIII Congresso Internacional da Ordem dos Médicos, realizado em Angola
foto_angola
A Professora Paula Santana esteve presente na VIII Edição do Congresso Internacional da Ordem dos Médicos que se realizou nos dias 25 e 26 de janeiro de 2013, em Angola. O Congresso foi subordinado ao tema "A Saúde em Angola - o presente e o futuro". A convite da Ordem dos Médicos angolana, a Professora Paula Santana apresentou uma comunicação oral dedicada ao tema "A Medicina e as outras Ciências da Saúde. Tendências Contemporâneas".

18 . Dezembro . 2012

Projeto SMAILE - "Saúde Mental - Avaliação do Impacte das condicionantes Locais e Económicas" recebe aprovação e financiamento da FCT
FCT_logoO projeto de investigação científica SMAILE - Saúde Mental - Avaliação do Impacte das condicionantes Locais e Económicas, coordenado pela professora da Universidade de Coimbra e investigadora do CEGOT Paula Santana, mereceu avaliação global de "Excelente" e proposto para financiamento por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Deverá arrancar no início de 2013 e estar concluído no final de 2015.

12 . Dezembro . 2012

Apresentação do estudo "Geografias da Diabetes: As Desigualdades Sociais e o Risco de Morte por Diabetes”
diabetes_1

O estudo "Geografias da Diabetes: As Desigualdades Sociais e o risco de Morte por Diabetes" coordenado pela Professora Paula Santana, foi referido em vários meios de comunicação social. O estudo alerta para a probabilidade de morrer com diabetes ser mais elevada em áreas de maior privação sóciomaterial, com associação à baixa escolaridade, desemprego, condições de habitação precárias e com estilos de vida pouco saudáveis ou dificuldades de acesso a cuidados de saúde. O estudo ainda estima que o risco de morrer por diabetes entre 2006 e 2010 foi mais elevado no Alentejo, Beira Interior Sul, Oeste, Médio Tejo e Lezíria do Tejo, estando essa diferença precisamente associada a áreas de maior envelhecimento populacional, ruralidade e, potencialmente, com menor acesso aos cuidados de saúde.

O estudo foi apresentado no dia 11 de dezembro de 2012 em Lisboa numa conferência sobre o tema “As Geografias da Diabetes: As Desigualdades Sociais e o Risco de Morte por Diabetes”, integrada no ciclo de conferências Diabetes Século XXI: O Desafio, organizado pela Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

O estudo nos meios de comunicação:

Público
Correio da Manhã
Diário de Notícias
Diário de Coimbra
SicNoticias
Jornal SOL
TSF

22 . Agosto . 2012

Equipa da UC (re)analisa necessidade de médicos
diario de coimbra_agosto 2012

A atualização do "Estudo das Necessidades Previsionais de Recursos Humanos em Saúde: Médicos" resultante de um protocolo celebrado entre a UC e a Ordem dos Médicos, coordenado pela Professora Paula Santana, foi referido no jornal Diário de Coimbra.

Ler mais


31 . Julho . 2012

Tornado público o relatório "Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência"
RNemergencia_imgFoi tornado público o relatório da proposta de "Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência", da Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência (CRRNEU). A Professora Paula Santana participou neste relatório como coordenadora do capítulo referente à análise da acessibilidade à proposta de rede de referenciação de urgência-emergência.


31 . Julho . 2012

"Ordem dos Médicos quer saber quantos médicos sao necessários". Atualização do Estudo de Necessidades Previsionais de Recursos Humanos
ordem_medicos_img

A atualização do "Estudo das Necessidades Previsionais de Recursos Humanos em Saúde: Médicos" resultante de um protocolo celebrado entre a UC e a Ordem dos Médicos, coordenado pela Professora Paula Santana, foi referido no jornal Diário de Notícias.

Ler mais


16 . Setembro . 2011

Projeto GeoHealthS - "Geografia do Estado de Saúde" recebe aprovação e financiamento da FCT
FCT_logo

O projecto de investigação "Geografia do Estado de Saúde - Uma aplicação do Índice de Saúde da População nos últimos 20 anos", coordenado pela Professora Doutora Paula Santana, foi aprovado com classificação de Excelente e proposto para financiamento por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 

Ler mais


19 . Setembro . 2010

Equipa da Universidade de Coimbra avaliou recursos humanos no SNS - em 2020, ainda pode haver falta de médicos de família
Jornal Público

O Jornal Público publicou hoje uma notícia relativa ao Estudo de Necessidades Previsionais de Recursos Humanos - Médicos, efectuado em 2009 para o Ministério da Saúde, comentada pela co-autora Helena Peixoto. Em causa está a falta de médicos de família que se poderá estender até 2020.

Ler mais

8 . Abril . 2010

Estudo de Necessidades Previsionais de Recursos Humanos - Médicos dá o mote à notícia Regras de Reforma antecipam 50% das saídas dos médicos
Diário de Notícias

O Diário de Notícias publica hoje a notícia "Regras da Reforma antecipam 50% das saídas dos médicos" com entrevista às co-autoras do Estudo de Necessidades Previsionais de Recursos Humanos - Médicos, Paula Santana e Helena Peixoto, efectuado em 2009 para o Ministério da Saúde.

Ler mais

7 . Abril . 2010

Dia Mundial da Saúde celebra uma vida por cidade - entrevista de Paula Santana à Rádio Renascença
Rádio Renascença

Tendo como mote o Dia Mundial da Saúde (7 de Abril), este ano com o lema "1000 Cidades, 1000 Vidas", Paula Santana dá entrevista à Rádio Renascença onde fala sobre os efeitos do crescimento urbano sobre a saúde das populações.

Ler mais

22 . Março . 2010

O "Estudo de Necessidades Previsionais de Recursos Humanos - Médicos" foi apresentado no Encontro Nacional de Clínica Geral
27º Encontro Nacional de Clínica Geral

Realizou-se em Vilamoura, nos passados dias 17 a 20 de Março, o 27º Encontro Nacional de Clínica Geral sob o lema “2010 - Projectar Uma Década”. Paula Santana e Helena Peixoto apresentaram a comunicação "Recursos Humanos em Medicina Geral e Familiar: situação actual e perspectivas de futuro" resultante do Estudo de Necessidades Previsionais de Recursos Humanos - Médicos, efectuado em 2009 para o Ministério da Saúde. Este estudo base tinha como objectivos a caracterização e diagnóstico do universo dos médicos no SNS no período 2002-2007 e o estabelecimento de cenários prospectivos de evolução entre 2008 e 2020.

Ver apresentação

15. Março . 2010

A Cidade e a Saúde - Recensão Crítica
Análise Social - Revista de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

A Revista Análise Social - Revista do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - integra no seu volume mais recente (XLV (1º), 2010) uma recensão crítica ao livro A Cidade e a Saúde, uma publicação coordenada por Paula Santana. A autora Marta Maia (CRIA-ISCTE) refere que este livro "oferece pistas preciosas quer para uma reflexão sobre saúde ambiental, desenvolvimento sustentável, bem-estar dos habitantes das zonas urbanas, planeamento urbano e saúde pública, quer para a execução de políticas que, numa visão a longo prazo, apostem na criação de condições urbanísticas que potenciem a saúde dos habitantes, numa gestão ambiental que dá prioridade à sustentabilidade e a "estratégias positivas que permitam um caminho certo e enérgico, livre de qualquer tipo de corrupção e privilégio" (p. 13).".

Ler mais

25 . Fevereiro . 2010

E quando não há informação? Novas Tecnologias de Informação Geográfica ao serviço das populações mais desfavorecidas.
Saúde Para Todos

Conhecer a actual configuração do território Santomense para melhor poder intervir no País é o objectivo do Projecto que será apresentado já amanhã, dia 26 de Fevereiro, às 17h, no Centro Cultural Português, em São Tomé.

Desenvolvido através da metodologia SIG - Sistemas de Informação Geográfica, o projecto SIG - São Tomé e Príncipe reúne informação actual sobre a distribuição da população e dos serviços sociais básicos, rede viária e indicadores sócio-demográficos, permitindo a análise e o cruzamento de dados capazes de explicar desigualdades regionais na prestação de serviços à população. Em áreas essenciais como a educação, o planeamento urbano ou a saúde pública esta ferramenta promete também ajudar o Governo na tomada de decisão.

Inicialmente criado para avaliar o impacto Projecto “Saúde para Todos” o SIG-STP é uma iniciativa do IMVF e do Centro de Estudos Geográficos e de Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (CEGOT).

Da avaliação ao Saúde para Todos”, uma parceria entre o IMVF, o Instituto Português de Apoio do Desenvolvimento (IPAD), a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Saúde Santomense, surge também a obra agora publicada “Saúde para Todos - Mudando o paradigma de prestação dos Cuidados de Saúde em São Tomé e Príncipe”. Um Estudo de caso que confirma ser possível melhorar os níveis de desenvolvimento em países pobres através de cuidados de saúde preventivos e primários de qualidade, financeiramente e tecnicamente sustentáveis.

Ambos os Projectos são apresentados amanhã numa sessão pública que onde se esperam vários elementos do Governo de São Tomé e Príncipe.

A primeira versão do SIG-STP será disponibilizada gratuitamente com o apoio da ESRI Portugal - Sistemas e Informação Geográfica SA. Para solicitar o SIG-STP basta enviar o pedido para o email comunicacao@imvf.org indicando nome, profissão, instituição onde trabalha, morada e motivo do interesse no SIG-STP.

Do CD constam:

- Apresentação do SIG

- O Projecto SIG-STP disponível a partir do software ArcReader 9.2

- Manual de utilização

- Informação sobre as fontes de dados e a estrutura em que os dados são apresentados no projecto SIG-IMVF (metadados)

- Instalação do ArcReader 9.2.

produção e apoio de Saúde para Todos

10 . Fevereiro . 2010

Paula Santana dá o seu testemunho como investigadora e utilizadora de resultados censitários
Censos 2011

Paula Santana foi entrevistada pelo INE na qualidade de investigadora e utilizadora de resultados censitários para a rubrica "Em Foco" da Newsletter nº 5 dos Censos 2011. Na entrevista Paula Santana refere a importância dos Censos para a sua actividade; caracteriza a facilidade de acesso e interpretação da informação dos Censos anteriores; a adequação da informação resultante dos Censos anteriores às suas necessidades de investigação; e, por último, dá sugestões para novos produtos e serviços de difusão a implementar para a disponibilização dos dados dos Censos 2011.

Ler mais

6 . Fevereiro . 2010

Apresentação do Livro "Trinta anos do Serviço Nacional de Saúde - um percurso comentado"
30 anos do Serviço Nacional de Saúde - um percurso comentado APES FCG

A Associação Portuguesa de Economia da Saúde e a Fundação Calouste Gulbenkian apresentaram o livro "Trinta anos do Serviço Nacional de Saúde - Um percurso comentado", no dia 4 de Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian. Paula Santana participa nesta publicação com o capítulo “Evolução do Estado de Saúde dos Cidadãos”.

Ler mais

16 . Dezembro . 2009

Ministério revela que faltam entre 300 e 400 médicos de família e em 2013 poderá ser pior

Jornal Público

O trabalho "Estudo das Necessidades Previsionais de Recursos Humanos em Saúde: Médicos" resultado de um protocolo de colaboração entre o IEG/FLUC e a Administração Central do Sistema Saúde/Ministério da Saúde, coordenado pela Professora Paula Santana foi referido no jornal Público.

Ler mais

8 . Dezembro . 2009

Estudo sobre o projecto “Saúde para Todos” – São Tomé e Príncipe

World Health Organization

Encontra-se publicado na página da Organização Mundial de Saúde o estudo "And when there is no information? The case of São Tomé and Principe" sobre o projecto “Saúde para Todos” – S. Tomé e Príncipe vencedor de uma Menção Honrosa do Prémio Bial 2008.

Ler mais
Estudo

2 . Outubro . 2009

Atribuição de Bolsa SYLFF
SYLFFNo passado dia 1 de Outubro, na sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, foi atribuída a Adriana Loureiro uma Bolsa de Estudo SYLFF no âmbito do protocolo entre a Fundação Tóquio e a Universidade de Coimbra.

20 . Setembro . 2009

Apresentação do livro "Governação dos Hospitais" 
Governação dos Hospitais

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) apresentou no passado dia 18 de Setembro o livro “Governação dos Hospitais”. Paula Santana, em co-autoria com Artur Vaz, participa nesta publicação com o capítulo “Planeamento e Gestão dos Recursos Humanos”.

Ler mais


6 . Maio . 2009

Menção Honrosa do Prémio Bial 2008


Fundação Bial

A Fundação Bial distinguiu com uma Menção Honrosa do Prémio Bial 2008 o estudo "Saúde para todos”. Mudando o paradigma da prestação dos cuidados de saúde em São Tomé e Príncipe” da autoria de Paulo Freitas, Paula Santana, Ahmed Zaky, Artur Vaz, Edgar Neves e António Lima.

Prémios Bial 2008
Ler mais

12 . Janeiro . 2009

Nova Vice-Presidente da CCDR-LVT
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo

Paula Santana é a nova vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, nomeada por despacho do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, publicado a 9 de Janeiro.

Ler mais

10 . Outubro . 2008

Prémio de Reconhecimento Científico da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis

Terceiro Prémio de Reconhecimento Científico da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis

Foi atribuído o 1º lugar da terceira edição do Prémio de Reconhecimento Científico da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis ao estudo "Criar Cidade: Amadora Saudável e Activa" da autoria de Paula Santana, Rita Santos, Cláudia Costa e Adriana Loureiro (equipa do Gabinete de Investigação em Geografia da Saúde em 2008).

Ler mais

26|27. Março . 2008

Encontro de Utilizadores ESRI (EUE'08)
ESRI Portugal Logotipo

Paula Santana participou no Encontro de Utilizadores ESRI 2008 (EUE'08) "Novos Mundos, Um Mapa" com a comunicação "Os SIG no Planeamento e na Gestão da Saúde". A sua avaliação da participação neste 6º encontro ficou registada em entrevista.

Ver entrevista

 28 . Março . 2007

Prémio Bial de Medicina Clínica 2006
Fundação Bial

O trabalho "Iguais ou diferentes? Cuidados de saúde materno-infantil a uma população de imigrantes", com a autoria de Maria do Céu Machado, Paula Santana, Maria Helena Carreiro, Helena Nogueira, Maria Rosalina Barroso e Alexandra Dias, foi distinguido pela Fundação Bial com o Prémio Bial de Medicina Clínica de 2006.

Prémios Bial 2006
Ler mais