a carregar...

FLUC

Grupo de Investigação em Geografia da Saúde

E quando não há informação?

Sistema de Informação Geográfica de São Tomé e Príncipe (SIG-STP)

Conhecer a actual configuração do território Santomense para melhor poder intervir no País é o objectivo do Projecto que foi apresentado no dia 26 de Fevereiro, no Centro Cultural Português, em São Tomé. 

Desenvolvido através da metodologia SIG - Sistemas de Informação Geográfica, o projecto SIG - São Tomé e Príncipe reúne informação actual sobre a distribuição da população e dos serviços sociais básicos, rede viária e indicadores sócio-demográficos, permitindo a análise e o cruzamento de dados capazes de explicar desigualdades regionais na prestação de serviços à população. Em áreas essenciais como a educação, o planeamento urbano ou a saúde pública esta ferramenta promete também ajudar o Governo na tomada de decisão.

Inicialmente criado para avaliar o impacto Projecto “Saúde para Todos” o SIG-STP é uma iniciativa do IMVF e do Centro de Estudos Geográficos e de Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra (CEGOT).

Da avaliação ao "Saúde para Todos”, uma parceria entre o IMVF, o Instituto Português de Apoio do Desenvolvimento (IPAD), a Fundação Calouste Gulbenkian e o Ministério da Saúde Santomense, surgiu também a obra agora publicada “Saúde para Todos - Mudando o paradigma de prestação dos Cuidados de Saúde em São Tomé e Príncipe”. Um Estudo de caso que confirma ser possível melhorar os níveis de desenvolvimento em países pobres através de cuidados de saúde preventivos e primários de qualidade, financeiramente e tecnicamente sustentáveis.

A primeira versão do SIG-STP será disponibilizada gratuitamente com o apoio da ESRI Portugal - Sistemas e Informação Geográfica SA. Para solicitar o SIG-STP basta enviar o pedido para o email comunicacao@imvf.org indicando nome, profissão, instituição onde trabalha, morada e motivo do interesse no SIG-STP.

Do CD constam:

- Apresentação do SIG

- O Projecto SIG-STP disponível a partir do software ArcReader 9.2

- Manual de utilização

- Informação sobre as fontes de dados e a estrutura em que os dados são apresentados no projecto SIG-IMVF (metadados)

- Instalação do ArcReader 9.2.

produção e apoio de Saúde para Todos