Universidade de Coimbra | www.uc.pt

link voltar a UC.PT Universidade de Coimbra
Imagem de identificação do subsite Imagem de apresentação do subsite
Imprimir Tamanho de Letra Normal Aumentar Tamanho da Letra Aumentar Tamanho da Letra

oleiro

História

Em sessão ordinária de 23 de Novembro de 1954, o Conselho Escolar da Faculdade de Letras de Coimbra aprovou, por unanimidade, a criação do Instituto de Arqueologia.

A proposta de criação do Instituto foi apresentada ao Director da Faculdade pelo Dr. João Manuel Bairrão Oleiro, então assistente encarregado da regência da cadeira de Arqueologia. Tendo disposto, logo à partida, de uma sala, o Instituto viveu os seus primeiros anos graças à dedicação daquele docente e ao entusiasmo de alguns alunos que o Dr. Bairrão Oleiro soube reunir e estimular.

Instalou-se uma biblioteca especializada, constituída por volumes aqui depositados pela Biblioteca da Faculdade de Letras e pelo Instituto de Estudos Históricos da mesma Faculdade; financiamentos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Fundo Sá Pinto (gerido pelo Senado Universitário de Coimbra), bem como dotações obtidas através do orçamento ordinário da Faculdade, permitiram a aquisição de novas obras, com as quais a biblioteca se foi alargando.

Desde o início, ficou na dependência do Instituto uma galeria de réplicas, em gesso, de inscrições romanas e medievais portuguesas, organizada nos inícios do século XX pelo Doutor António de Vasconcelos. Esta galeria constituiu o núcleo de uma colecção, valiosamente acrescentada em 1958 com a oferta, pelo Prof. Doutor Francisco Gentil, de um espólio procedente da necrópole de Alcácer do Sal.

As instalações do Instituto foram solenemente inauguradas em 6 de Março de 1958, com a abertura da exposição dessa colecção arqueológica.

O início da publicação da revista Conimbriga, cujo primeiro número correspondeu a 1959, marcou um progresso importante; graças às permutas que desde logo se estabeleceram, a biblioteca começou a enriquecer-se com publicações periódicas especializadas de Arqueologia, nacionais e estrangeiras. Os quatro primeiros números da revista foram financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian; o quinto (1966) saiu já graças a dotação do orçamento ordinário da Faculdade, através do qual a publicação tem sido, desde então, assegurada.

Em 1963, foram contratados, como assistentes para a área de Arqueologia, os Drs. Jorge de Alarcão e Mário de Castro Hipólito; nessa data, já o Dr. Bairrão Oleiro tinha perdido o vínculo à Faculdade de Letras, por ter expirado o seu contrato de assistente - mas continuava a prestar ao Instituto de Arqueologia a sua melhor colaboração.

J_Alarcao

Coube, então, ao Doutor Jorge de Alarcão assumir a direcção, cargo que ocupou até ao ano lectivo de 2001-2002, inclusive, data em que solicitou a aposentação, não tendo, porém, sido contratado nenhum docente em sua substituição.

A reforma dos planos curriculares realizada em 1974, multiplicando as disciplinas nas áreas de Arqueologia, Pré-História e História Antiga, justificou a contratação de novos docentes; dos dois assistentes em 1963 passou-se a oito docentes em 1987, sendo seis deles já doutorados.

O acréscimo do número de docentes e discentes e o incremento da biblioteca, graças sobretudo à colecção de revistas obtidas por permuta, tornaram insuficientes as instalações de que o Instituto dispunha na Faculdade de Letras. Assim, foi decidida a sua instalação em edifício autónomo: o Palácio de Sub-Ripas, residência do séc. XVI, adquirida pela Universidade e restaurada pela Direcção Regional do Centro dos Edifícios e Monumentos Nacionais, segundo projecto do Arq. António Madeira Portugal.

Aqui se encontra instalado desde Janeiro de 1987 o Instituo de Arqueologia.