FLUC

Faculdade de Letras

Apresentação

A revista Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra assume um carácter interdisciplinar e destina-se a um público aberto e interessado pelas Humanidades, pelas Ciências Sociais e pela promoção das Artes e da Cultura. Admite artigos publicados em língua portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana e alemã. É uma revista de periodicidade anual, com carácter temático e arbitragem científica. Publicada em suporte digital, encontra-se alojada na Impactum https://impactum.uc.pt/pt-pt, plataforma da Imprensa da Universidade de Coimbra, havendo também lugar a impressão em papel.

Biblos foi fundada em 1925 — com o subtítulo “Boletim da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra” que se transformou no título atual logo em 1927 — sob o impulso de Joaquim Mendes dos Remédios. A revista iniciou em 2003 uma nova série (2.ª série), simultaneamente renovada e fiel à tradição, e em 2015, respondendo aos desafios do presente e aos mais exigentes critérios internacionais, saiu a público o n.º 1 da 3.ª série, que tem periodicidade anual.

É objetivo da revista a promoção e divulgação de estudos científicos de referência, integrando ainda cada número uma entrevistas a uma figura de reconhecido mérito e um corpo de recensões críticas no âmbito do tema do número.