FLUC

Faculdade de Letras

Normas para autores

1. Envio de artigos e recensões

Os artigos e as recensões propostos para publicação devem ser originais e seguir as normas de redação para autores adotadas pela revista. Serão sujeitos a arbitragem científica anónima. Todo o processo seguirá o Código de ética. Guia de boas práticas para editores de revistas da Universidade de Coimbra (Código de ética. Guia de boas práticas para editores de revista).

Deverão ser remetidos para biblos.fluc@fl.uc.pt, com explicitação dos seguintes dados: nome do autor, endereço postal, endereço eletrónico e telefone.

Materiais em formato não digital serão enviados para:

Biblos. Revista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Gabinete de Comunicação e Imagem

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Largo da Porta Férrea

3004-530 Coimbra (Portugal)

2. Publicação de artigos

2. 1 Apresentação e extensão do texto

Admitem-se artigos escritos em alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou português. A sua extensão não excederá os 45 000 caracteres com espaços no total, compreendidos resumo, notas, bibliografia, etc.

O tipo de letra usado será Arial e o espaçamento entre linhas de 10 pontos.

No início do artigo, constarão: título alinhado ao centro, a negrito e letra com o tamanho de 14 pontos; subtítulo, caso exista, alinhado ao centro, a negrito e letra com o tamanho de 9,5 pontos; nome do autor, endereço de correio electrónico, e instituição a que pertence (no caso de o autor pertencer a várias instituições, podem ser referidas duas delas) em parágrafos sucessivos; resumo, até 800 caracteres e em letra com o tamanho de 14 pontos, na língua em que o artigo é escrito e em inglês ou, caso o artigo seja escrito em inglês, numa outra língua admitida pela revista; lista de cinco palavras-chave nas duas línguas utilizadas no resumo.

No final do artigo constará uma bibliografia limitada aos títulos citados.

As notas de rodapé serão breves, introduzindo esclarecimentos ou comentários pontuais, e a matéria essencial ficará contida no próprio texto. A chamada surge antes do sinal de pontuação.

2. 2 Formatação do texto

Deve ser formatado em Microsoft Office Word, tamanho A4 com margens superior, inferior e laterais a 2,5cm, alinhamento justificado, com avanço de 0,5cm na primeira linha de cada parágrafo, tipo de letra Arial com o tamanho de 10 pontos e numeração de páginas e de notas sequencial.

Os subtítulos, sem qualquer numeração, serão formatados de acordo com a escala seguinte:

Nível 1: Alinhamento à esquerda e tipo de letra Arial a negrito, letra com o tamanho de 13 pontos.

Nível 2: Alinhamento à esquerda e tipo de letra Arial a negrito, letra com o tamanho de 12 pontos.

Nível 3: Alinhamento à esquerda e tipo de letra Arial a negrito, letra com o tamanho de 11 pontos.

Nível 4: Alinhamento à esquerda e tipo de letra Arial a negrito, letra com o tamanho de 9 pontos.

Não haverá sublinhados, traçados ou sombreados, nem outros negritos além dos títulos. Todas as hiperligações deverão ser removidas.

As citações serão feitas entre aspas curvas (“ ”), excepto se excederem as três linhas, caso em que devem ser destacadas do texto por um espaço, com o tamanho de letra de 9 pontos e recuo de 1,5cm à esquerda, acompanhadas pela referência à obra citada de forma abreviada.

As notas de rodapé serão formatadas em letra com o tamanho de 8 pontos e alinhamento justificado.

Gráficos, mapas e desenhos serão executados em Illustrator e salvos no seu formato nativo (extensão.ai). Os gráficos também poderão ser executados em Excel desde que guardados como imagem (formato TIFF). Para fotos, use-se o modo CMYK, formato TIFF e 300 dpi(s) de resolução.

Cada item será remetido em ficheiro autónomo com indicação, no texto, do local onde deve ser inserido.

Cabe ao autor a responsabilidade de obter a competente autorização para publicação de imagens sujeitas a direitos de autor.

2. 3 Organização da bibliografia final

Será usada a norma APA (American Psychological Association)

- Monografias

Apelido do autor, Primeiro/s nome/s. (data). Título do livro: subtítulo. (edição). Local de edição: Editor.

- Ensaios ou artigos incluídos em monografias

Apelido do autor, Primeiro/s nome/s. (data). Título do capítulo/parte da obra. In Primeiro/s nome/s Apelido, Título da obra completa: subtítulo, (edição) (paginação). Local de publicação: Editor.

- Publicações em série

Apelido do autor, Primeiro/s nome/s ou autor coletivo (data). Título do artigo. Título da Publicação. Numeração, Localização na publicação. Disponibilidade e acesso.

- Artigos de publicações em série

Apelido do autor, Primeiro/s nome/s. (data). Título do artigo: subtítulo do artigo. Título da revista, vol. (n.º ou supl.), páginas.

- Manuscritos não publicados (tais como teses, dissertações ou trabalhos académicos)

Apelido do autor, Primeiro/s nome/s. (data). Título do livro: subtítulo. Tipo de trabalho académico, Instituição, País.

- Referências bibliográficas eletrónicas

Apelido do autor, Primeiro/s nome/s ou autor coletivo (data). Título do item. Título da Publicação. Numeração, Localização na publicação. Consultado a dia-mês-ano, acesso.

2. 4 Citação abreviada

A indicação de um passo ou de uma obra será feita de forma abreviada preferencialmente no texto segundo o modelo autor e data (apelido do autor, data: página).

Os nomes de vários autores, editores, etc. são separados por ;

O/s local/ais de edição são transcritos conforme o original.

Na bibliografia final para referenciação do mesmo autor usa-se —

O apelido do autor é transcrito com maiúscula inicial e minúsculas. É preferível indicar o/s primeir/s nome/s por extenso.

3. Publicação de recensões

A obra recenseada será identificada de acordo com o modelo usado na bibliografia.

As recensões não devem exceder os 7 000 caracteres com espaços.