a carregar...

UC.PT

Apoios

Apoios



A RISCOS – Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (APRPS), fundada a 18 de dezembro de 2003 e com a sua sede na Lousã, tem vindo a desenvolver diversas atividades, com o intuito de congregar cidadãos e instituições que, em Portugal, tenham responsabilidades na gestão dos riscos, desde a sua prevenção até à reabilitação das áreas por eles afetadas, passando pelas que prestam socorro, reunindo assim entidades e cidadãos que zelam pela segurança das pessoas e dos seus bens. 

Um dos seus objetivos passa pela promoção do desenvolvimento científico, bem como pela sua divulgação em Congressos, os quais têm constituído verdadeiras ações de formação, tendo realizado 10 Encontros Nacionais de Riscos. O primeiro deles decorreu em Coimbra, o segundo no Porto e o terceiro na região de Lisboa, mais precisamente em Mafra. Nos anos seguintes realizaram-se mais três em Coimbra (do IV ao VI), o sétimo decorreu em Aveiro, o oitavo em Guimarães e o nono, de novo, em Aveiro. O décimo, realizou-se, em maio de 2016, no Instituto Politécnico de Viseu. De igual modo, organizou Congressos Internacionais de Riscos, tendo sido realizados os dois primeiros em Coimbra e, o terceiro, em Guimarães. O próximo realizar-se-á de novo em Coimbra, em maio de 2017.

Os Congressos Internacionais são um ponto marcante na vida da RISCOS e dos especialistas em ciências cindínicas: professores, técnicos, profissionais, estudantes e, também, dos operacionais ligados à proteção civil, que neles participam. Com efeito, ao reunirem um vasto e diversificado leque especialistas, oriundos de diversas áreas temáticas e de várias nacionalidades, bem como de operacionais, que dão resposta às manifestações concretas dos diferentes tipos de risco, estes Congressos permitem estabelecer um profícuo diálogo entre  Ciência e Utilizadores e uma não menos importante troca de conhecimentos entre os participantes.

Face ao sucesso dos eventos são já várias as entidades que ao longo destes anos têm acompanhado a RISCOS na realização dos Encontros Nacionais e dos Congressos Internacionais de Riscos, desde Universidades do Norte ao Sul do país, a Centros de Investigação, bem como as principais Entidades Nacionais e Regionais ligadas à proteção Civil, com as quais se estabeleceram Protocolos de Cooperação, designadamente ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil, LBP - Liga dos Bombeiros Portugueses e ENB - Escola Nacional de Bombeiros, SRPC - Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira e SRPCBA- Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Ao patrocinar o IV Congresso Internacional de Riscos dará uma maior visibilidade à sua empresa ou instituição, não só a nível nacional, mas também em termos internacionais, podendo não só divulgar os serviços que presta e os produtos que comercializa junto de um publico alvo de excelência, mas também participar no Congresso onde poderá observar as principais evoluções metodológicas e as inovações tecnológicas registadas a nível mundial.