a carregar...

UC.PT

RISCOS

Territorium

view page
in english

bandeira da inglaterra

A Territorium apresentou-se em 1994 como sendo a primeira revista portuguesa especializada na área da Geografia Física Aplicada ao Ordenamento do Território e à Gestão de Riscos Naturais.

A multidisciplinaridade dos assuntos abordados por autores de variadas áreas de formação foi, desde cedo, uma aposta do conselho científico da revista. Em 2004, a Territorium passou a propriedade da recém formada RISCOS.

A Territorium, uma revista científica, única no seu género em Portugal e com mais de uma dúzia de anos de existência, tem um público-alvo diversificado.

Consciência dos riscos, perceção dos perigos e gestão das crises são pressupostos fundamentais tanto para uma prevenção séria como para a minimização dos efeitos da plena manifestação dos riscos, as catástrofes, desideratos para os quais a Territorium - como revista de referência - continuará empenhada em trabalhar e divulgar.

T1_capa_frenteT13_Capa_Frente

Indexação

A revista Territorium encontra-se indexada nas seguintes plataformas internacionais:

  • Latindex, nas duas versão disponíveis: (i) Diretório e (ii) no Catálogo do Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina Caraíbas Espanha e Portugal (cumprindo os 36 requisitos editoriais);
  • Qualis da CAPES (2013-2016), nas seguintes áreas: B2 e B3 em Geografia; B4 em Ciências Ambientais; B4 em Planejamento Urbano e Regional / Demografia; B5 em Engenharias I e C em Biodiversidade e em Engenharias III; 
  • ERIH PLUS - European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences (desde 25 de maio de 2016);
  • Dialnet , na área das "Geociências. Médio ambiente: Geografia" (desde 21 de novembro de 2016).


A revista Territorium já foi submetida a outras plataformas, estando a aguardar resposta de:

  • Web of Science;
  • SJIF - Scientific Journal Impact Factor;
  • DOAJ - Directory of Open Access Journals;
  • Scopus.


Entretanto, foram introduzidas alterações na última edição (n.º 23) de modo a poder aumentar o número de indexadores, tendo sido apresentadas candidaturas a:

  • SciELO - Scientific Electronic Library Online.

À medida que forem sendo aprovadas, procedermos à atualização da informação.