Conferência de Artur Santos Silva

Publication date: 19-10-2009 14:42

Artur Santos Silva destaca o valor formativo das Humanidades

Artur Santos Silva, Administrador do Banco Português de Investimento, salientou o elevado valor formativo das Humanidades durante uma conferência proferida na abertura dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Letras de Coimbra.

Falando para um anfiteatro cheio de estudantes e professores, Artur Santos Silva recordou, partindo da sua vasta experiência de gestor, figuras marcantes do mundo da banca e da administração de grandes instituições que se destacaram pela criatividade, sensibilidade e vastos horizontes culturais, obtidos em percursos muito diversificados, onde as Humanidades tiveram um papel determinante.

Analisando a oferta formativa da Faculdade de Letras a nível de pós-graduações, identificou uma enorme potencialidade de temas e competências, estritamente ligadas aos grandes desafios das economias contemporâneas e do desenvolvimento da sociedade portuguesa.

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que comemora brevemente o seu centenário, centra hoje a sua actividade formativa em áreas de grande relevância  social, da Literatura à História, das Artes Performativas à ligação entre Turismo e Património, passando por saberes matriciais como os Estudos Clássicos e a Filosofia, e por novos caminhos do conhecimento, como as Ciências da Informação, a reflexão sobre os Media, sobre o Território e sobre a Europa. Um terço da população escolar da FLUC frequenta pós-graduações, mestrados e doutoramentos, totalizando cerca de um milhar de estudantes.

Mais informações