Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
VERSÃO BETA

Chamada de artigos: Revista de História da Sociedade e da Cultura, n.º 19

Add this event to my calendar

Publication date: 10-04-2018 11:03

Start: 10-04-2018
End: 30-11-2018
rhsc

Decorre, até ao dia 30 de novembro, o período de envio de propostas para o n.º 19 (2019) da Revista de História da Sociedade e da Cultura.


Call for Papers– Chamada para a submissão de artigos e recensões críticas a publicar no n.º 19 da Revista de História da Sociedade e da Cultura.

A Revista de História da Sociedade e da Cultura, publicação de periodicidade anual, recebe propostas de artigos e de recensões críticas, em português, espanhol, italiano, francês e inglês, para o seu próximo volume (nº 19, de 2019), até 30 de novembro do corrente ano de 2018.

Os textos a submeter deverão obrigatoriamente ser originais, ter rigor científico e cumprir escrupulosamente as normas redatoriais da Revista publicadas em linha. Depois de aceites pelo Conselho Editorial serão submetidos a um processo de avaliação científica externa, em regime de anonimato, assegurada por especialistas das respectivas áreas.

Os trabalhos deverão ser remetidos em ficheiro eletrónico WORD (formato doc ou docx), dirigido ao coordenador do presente número, através dos emails rhsc2019@gmail.com e/ou chsc@ci.uc.pt.

Todas as decisões tomadas sobre as propostas recebidas serão comunicadas aos autores.Verificando-se a submissão de um número de estudos superior àquele que a revista poderá comportar, o Conselho Editorial decidirá, em acordo com os autores, postergar alguns trabalhos para o ano subsequente.  

De acordo com o seu Estatuto Editorial, a RHSC, publica trabalhos de investigação inéditos de natureza histórica, sobre diferentes cronologias e temáticas, nacionais e internacionais. Este volume conterá também um caderno temático intitulado Religiões e Normatividades, cuja chamada de artigos poderá ser consultada nesta página.

A RHSC encontra-se indexada na PORBASE bem como nas seguintes plataformas internacionais: IBZ (Alemanha), Dialnet plus (Espanha), ERIH PLUS (Noruega) e Latindex (México).

Call for Papers para Caderno Temático – Chamada para a submissão de artigos a publicar no caderno temático Religiões e Normatividades,do n.º 19 da Revista de História da Sociedade e da Cultura.

O número 19 da Revista de História da Sociedade e da Cultura incluirá um Caderno Temático com artigos de história dedicados aos aspetos sociais, culturais, económicos, políticos, psicológicos, teológicos, históricos, jurídicos, entre outros, compreendidos no estudo da normatividade das várias religiões.

Sendo causa das ocorrências para as quais estão orientadas as suas prescrições, a normatividade e, particularmente a que interessa analisar neste caderno, a normatividade religiosa, é subsequente às acções e às convicções gerais nela enunciadas. Está sempre, por isso, ligada a um contexto. Como elemento transmissor de imperatividade ela é um paradigma de orientação de ações e uma estrutura racional de conformação que nem sempre atingiu, pelo menos de forma absoluta, os seus objetivos. Como surgiu e se (re)organizou, a que objetivos se propôs e em que medida os atingiu, que padrões de ação evidenciou e se convergiu, cooperou ou colidiu com outros sistemas normativos nas diversas latitudes, em diferentes sociedades e durante várias épocas históricas, são alguns dos assuntos a cuja discussão este caderno se abre. 

Será de particular interesse o tratamento interdisciplinar, a uma escala micro ou macro analítica, dos seguintes tópicos:

- Reflexão em torno de conceitos transversais aos vários sistemas normativos religiosos (Fé, Dogma, Fronteira, Liberdade e Alteridade, etc.);

- As religiões, as igrejas e a multinormatividade;

- A condição jurídica das populações indígenas;

- A importância da normatividade religiosa na regulação das sociedades no Velhoe no Novo Mundo;

- Ojus praedicandi, a Escola Ibérica da Paz e Direito no/do Novus Orbis;

- Historiografia e fontes do direito canónico;

- A formação, diversidade e variabilidade do saber jurisprudencial, a doutrina dos autores, as escolas, as correntes, as filosofias e as metodologias jurídicas;

- Os campos de conhecimento, áreas de atuação e trajectórias/carreiras dos juristas;

- Jurisdição eclesiástica e foros de justiça;

- As leis criminais e a práxis jurídica;

- Os comportamentos desviantes/normativizadose o exercício da justiça.

O Coordenador Científico do volume 19 da RHSC

Jaime Ricardo Gouveia (CHSC-UC; CHAM-UNL; POLIS-UFAM)