Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Atividades                                                          

O IEF desenvolve várias atividades, nacionais e internacionais, que dão expressão à investigação científica feita em Portugal. Para receber, periodicamente, informações mais detalhadas sobre as mesmas, envie uma mensagem para o endereço iestudosfilosoficos@gmail.com, com o assunto “newsletter”.

AGENDA DE ATIVIDADES:

Congressos e Conferências (Nacionais e Internacionais)

  • Atividades a anunciar em breve.

Seminários Permanentes/ Oficinas

  • 30 de novembro e 7 de dezembro (2019) na Rua Peixinho Junior, 16, Paço D'Arcos: «Espiritualidade e mística no pensamento de Platão», 2º Módulo do curso geral Fundamentos clássicos da espiritualidade ocidental, organizado pelo IEAC-GO - Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização.

Aulas abertas

  • Atividades a anunciar em breve.

Outras Atividades /Apoios

    • Atividades a anunciar em breve.

    Projetos editoriais

    As propostas devem ser enviados para o endereço eletrónico do IEF:

    
    MEMÓRIA

    Congressos e Conferências (nacionais e internacionais)

    28 e 29 de novembro (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Congresso Internacional "The Quantification of Bodies. Organism, Health and Representation: From Renaissance to Big Data". Uma iniciativa do IEF com organização de Joaquim BragaSimone Guidi e Robert Martins Junqueira. Aceda ao cartaz, ao programa, à página do evento e ao álbum fotográfico.
    15 e 16 de novembro (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência CIBERPOLÍTICA: Filosofia Política do Futuro / CYBERPOLITICS Conference: Political Philosophy of the Future. Uma iniciativa do IEF com organização de Constantino Pereira Martins e Robert Martins Junqueira. Aceda ao programa, ao cartaz, ao texto de apresentação e ao livro de resumos do evento.
    24 e 25 de outubro (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Iniciativa conjunta Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e Instituto de Estudos Filosóficos (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Colóquio Internacional "Escola Ibérica da Paz: Direito Natural e Dignidade Humana". Aceda à página do evento e ao álbum fotográfico.
    21 de outubro (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Workshop Internacional "Bergson, Hoje". Uma iniciativa conjunta IEF, CECH e FLUC, com organização de Pedro Lopes e Artur Silva. Aceda ao programa. Veja algumas fotos do evento: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.
    10 e 11 de outubro (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência Internacional «Comunicação, diversidade e solidariedade. Discursos e Práticas da Diversidade Cultural». Evento organizado por João Maria André (membro efetivo do IEF e coordenador CODES da Universidade de Coimbra). Aceda ao programa e ao cartaz do evento.
    22 e 23 de julho (2019) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa: Pascal: Je, Moi, Autrui. Veja o cartaz e o respetivo programa.
    26 de junho (2019) no Conservatório de Música de Coimbra: comunicação «Mais Nova Música: ensino, composição e prática performativa», por Margarida Neves no ENCAPE 2019 (Encontro Nacional de Composição e Análise musical: Perspectivas Educacionais), organizado por CMC, INET-md, UA e Minerva.
    23-25 de janeiro (2019) na Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC): V SIMPÓSIO DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES, com o tema Sustentabilidade curricular: inovação e tradição. Aceda ao Livro de Atas
    15-17 de novembro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e no Salão Brazil: Conferência 'Política e Imagem' /'Politics and Image' Conference; parceria IEF com Jazz ao Centro Clube Serviço Educativo (Coordenadores: Pedro T. Magalhães e Constantino Pereira Martins)
    25 de outubro (2018) na Universidade de Coimbra (UC): comunicação «O Idioma da Performance: estudo para a interpretação da "nova música escrita"» por Margarida Neves nas Jornadas de Pós-Graduação em Estudos Artísticos "Mundos e Fundos", organizado pelo Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da UC com o apoio da Reitoria da UC
    10-12 de outubro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: IEF 1st International Colloquium 'Roads to Care'. Aceda ao Livro de Resumos
    28 de junho ( 2018 ) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência 'Diritti umani: dignità da protegere' por Silvia Melia ( Università degli Studi di Torino )
    31 de maio (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência 'Entre perdoar e punir: Um diálogo possível entre Hannah Arendt e Jacques Derrida' por Marcela Uchôa
    19 de dezembro (2017) na Universidade de Coimbra: International Colloquium 'Like a Pebble in a Pond: the Alcibiades Maior'
    26-28 de junho (2017) na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, C. R. Porto e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Iº Encontro Internacional Pensar o Barroco em Portugal/1st International Meeting Thinking the Baroque in Portugal: "Os fundamentos antropológicos e teóricos do pensamento jurídico e político em F. Suárez e na Segunda Escolástica: contexto e projecções. IVº Centenário da Morte de Francisco Suárez (1617-2017)" (Coordenadores: Manuel Lázaro Pulido e Mário Santiago de Carvalho)
    31 de maio (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conferência 'A falibilidade no cuidado terapêutico' por Catarina Rebelo
    23 de março (2017) na Escola Superior de Educação de Coimbra: Conferência “En el mejor de los mundos posibles se encuentra a Leibniz” pelo Professor Doutor Sergio Rodero Cilleros (Universidade de Salamanca)
    27-29 de outubro (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Conference "On the Virtual" (Organizadores: Joaquim Braga, Edmundo Balsemão Pires e Cláudio Carvalho)
    22 de julho (2016) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: 'Sophocles' Oedipus Tyrannus; intervenções de Mário Jorge de Carvalho, António Caeiro, Fábio Serranito, Paulo Lima e Douglas Cairns
    4 de maio (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: "A disposição fundamental da angústia em Heidegger: Uma análise crítica" por Paulo Alexandre Lima
    3 de maio (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: "The Afternoon of Christianity" por Tomáš Halík
    12-14 de março (2015) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Simpósio Internacional “Cruzamentos disciplinares em Educação e Humanidades”; Parceria Escola Superior de Educação de Coimbra, Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e Grupo de Investigación "HUM-742 D.E.Di.C.A." de la Secretaría General de Universidades Investigación y Tecnología de la Consejería de Economía, Innovación, Ciencia y Empleo de la Junta de Andalucía, con sede en la Universidad de Granada (España)
    27-29 de novembro (2013) na Faculdade de Letras da Universidade  de Coimbra: Commemorative Conference of Bernard de Mandeville's 300th Anniversary of The Fable of the Bees “Eutopia seated in the Brain” (Organizadores: Joaquim Braga  e Edmundo Balsemão Pires)
    21-22 de março (2013) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio de Pós-Graduação em Filosofia (Organizadores: Joaquim Braga e Edmundo Balsemão Pires)
    23 de janeiro (2013) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "A(s) origem(ns) da(s) causa(s) III – Causalidade, Finalidade e Não-Finalidade no Pensamento Antigo"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    14-16 de junho (2012) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Congresso Internacional "O Parménides de Platão"; Organização conjunta de Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra, da Unidade de Investigação "Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos" da Universidade de Coimbra e da Secção Mediterrânica da "International Plato Society"
    14 de julho (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio “Princípio de Razão: Fogos Cruzados”; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    27-28 de outubro (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "Categorias Existenciais III: Fim, Sentido, Ipseidade"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    14 de dezembro (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Tutorial Seminar and Graduate Training for Ph. D. Candidates and post. doc. Students (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    2 de dezembro (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio “Realidade, Causalidade e Resistência”
    30 de novembro (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Tutorial Seminar and Graduate Training for Ph. D. Candidates and post. doc. Students (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    24-25 de novembro ( 2011 ) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: "Why "Culture"? - International Conference on the Semantics of Culture" (Organização de Edmundo Balsemão Pires e Joaquim Braga)
    16 de novembro (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Tutorial Seminar and Graduate Training for Ph. D. Candidates and post. doc. Students (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    16-18 de setembro (2011) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "Categorias Existenciais II: Disposições"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    22 de julho (2011) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "A(s) origem(ns) da(s) causa(s) II – Aspectos do desenvolvimento do modelo causal no Helenismo"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    14 de julho (2011) no Convento de Santa Clara-a-Velha: "Observações da Paixão - As "Cartas Portuguesas" - "Discursos Normativos sobre a Família e o Género" (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    17 de junho (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Coimbra Philosophical Lectures III "Human Rights in Individual, Collective and Organized Violence viewed by Niklas Luhmann’s systems theory" por Klaus Dammann ( Organização de Edmundo Balsemão Pires )
    17 de junho (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Coimbra Philosophical Lectures II "Niklas Luhmann Individuality in auto- and allobiographic descriptions" por Klaus Dammann (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    4-5 de maio (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio Internacional 'In the Mirror of the Phaedrus'
    18 de março (2011) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: IIIrd. International Aristotle Seminar at Coimbra: Causation in Greek and Medieval Philosophy
    8 de janeiro (2011) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Colóquio "A(s) origem(ns) da(s) causa(s) – Aspectos do desenvolvimento do modelo causal no pensamento antigo"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    novembro (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: International Conference “As três religiões do Livro” (Co-organização de Anselmo Borges)
    12-13 de novembro (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: International Conference "William James and Pragmatism"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra com as Redes Internacionais "European William James Society", "European Journal of Pragmatism and American Philosophy", "Grupo de Estudios Peirceanos" e "Chromatika" (Organização de Edmundo Balsemão Pires)
    outubro (2010) em  Valadares, Porto: International Conference “Religião e (In)felicidade” (Co-organizado por Anselmo Borges)
    24-26 de junho (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio “Categorias Existenciais”; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
    27 de maio (2010) na Livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra: comunicação «A saúde hoje e a crescente procura por terapias ditas alternativas. A ideia de uma medicina integrativa» por Catarina Rebelo no ciclo "Filosofia e Filosofar - que interessa isso hoje?", organização conjunta da Almedina, da Ideias Concertadas, da Associação de Professores de Filosofia (APF) e da Viafilosofia.
    7-8 de maio (2010) no Clube Literário do Porto: International Conference - "A busca de Deus em tempos incertos / The Search for God in Doubtful Times"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra e European Society for Catholic Theology - Portuguese Section (Organização de Ângelo Cardita)
    27-30 de abril (2010) na Fundação Luso-Americana, Lisboa: "Tenth Biennial Meeting da North American Fichte Society: Fichte’s Vocation of Man"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra (Projeto "Sistemas Filosóficos") e do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Organização de Mário Jorge de Carvalho)
    fevereiro (2010) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: International Conference “Mulheres e Teologia” (co-organização de Anselmo Borges)
    19 de setembro (2009) no Porto: "Encontro da Secção Portuguesa da European Society for Catholic Theology" (organização de Ângelo Cardita)
    9-13 de setembro (2009) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: “Entretiens de Coimbra de l’Institut International de Philosophie”: «Cause, connaissance et responsabilité/Cause, Knowledge and Responsability»; Co-organização da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra
    2-3 de julho (2009) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Colóquio internacional "Incursões no Filebo/Incursions en el Fileb"; Organização conjunta da Unidade de Investigação "Linguagem, Interpretação e Filosofia" da Universidade de Coimbra, do "Centro de Estudos de Filosofia" da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e do "Grup de Recerca Hermenèutica e Platonisme" da Universitat de Barcelona
    12-14 de março (2009) na Faculdade de Letras de Universidade de Coimbra: "Selbstreferentielle Prozesse in philosophischen Perspektiven - Relations of the Self - A Auto-referência em perspectivas filosóficas" com Stefan Büttner von Stülpnagel, Burkhard Nonnenmacher e o grupo de investigação “Bezüge des Selbst” da Universidade de Potsdam, Alemanha (Organização de Edmundo Balsemão Pires com colaboração internacional)
    20 de setembro (2008) no Porto: International Conference - Meeting of the "Secção Portuguesa" da European Society for Catholic Theology sobre o tema "Criação, economia e ecologia" (Organização de Ângelo Cardita)
    26 de junho (2008) no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA): comunicação «Viktor Frankl e a Psicopatologia» por Catarina Rebelo no 5º Simpósio de Psicoterapia Existencial, organizado pelo Departamento de Formação permanente do ISPA em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial (SPPE).
    23-24 de junho (2008) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: International Conference - “Normative Discourses on Family and Gender” (Organização de Edmundo Balsemão Pires)

    Seminários Permanentes/ Oficinas

    14-21 de julho (2019), Nicholas of Cusa International Philosophy Residence, em Paradela da Cortiça, Penacova (Coimbra). Com o apoio do Instituto de Estudos Filosóficos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, do Município de Penacova e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

    Seminário sobre o Iluminismo por Fabiana Tamizari, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sala 710.21 (7º Piso), das 14h às 16h:

    • 5 de julho: «Natureza x Cultura: a questão feminina no Iluminismo. Uma análise sobre o pensamento de Diderot, Rousseau, Châtelet e D'Epinay».
    • 12 de julho: «Diderot e a faculdade de medicina: um exemplo do ativismo iluminista».

    Veja o cartaz.

    Símbolos e Sinais. As transformações da mediação na era digital por Joaquim Braga.
    7, 14, 21 e 28 de junho (2019), na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

    The Principle of Individuation. A Brief History por Simone Guidi. (aceda ao programa)

    • 14 de março, 2019: The Principle of Individuation: a Prehistory 

    • 15 de março, 2019: Hoc Aliquid. Physical and Metaphysical Individuation in the Middle Ages
    • 22 de março, 2019: A Positive Individuation: Duns Scotus’ Haecceitas

    • 29 de março, 2019: Early Modern Individuations: Fonseca and Suárez

    • 5 de abril, 2019: Early Modern Issues about Individuation: the young Leibniz

    • 24 de maio, 2019: Early Modern Issues about Individuation: Leibniz and Spinoza

    • 7 de junho, 2019: Process and the Principle of Individuation: Bergson, Simondon

    26 de março, 2 e 9 de abril (2019), no Instituto de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Curso de Introdução à Língua Hebraica Bíblica, por Miguel Monteiro. Uma iniciativa do Instituto de Estudos Filosóficos e do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos.

    22 de fevereiro (2019) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa Workshop Estruturas fundamentais do cuidado: Vida, percepção, significado e mundo segundo J. von Uexküll I. Veja o programa.

    • «Darwinismo e “conformidade com o plano” segundo J. von Uexküll», por José Maria Leitão
    • «Uma versão “biológica” da “doutrina transcendental dos elementos”? Aspectos fundamentais da “Biologia Teórica” de J. von Uexküll», por Mário Jorge de Carvalho
    • «Perguntas e respostas – o papel do “significado” nas análises de J. von Uexküll», por Tomás Fidalgo

    Seminário "πολιτεῖαι. Unidade e multiplicidade da “micro-πόλις” e da “macrο-ψυχή” na República de Platão" por Mário Jorge de Carvalho

    • 4, 6 e 8 de fevereiro (2019) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

    «Mudanças do modo de pensar nos §§ 1-10 da Wissenschaftslehre nova methodo de Fichte»; Workshop - F.C.S.H., U.N.L.

    • §§1-4

      27.6.2018;

    • §§5-6

      28.6.2018;  

    • §§ 7-10

      2.7.2018

    Subject, Mind, Body. A Journey in Descartes' Meditations por Simone Guidi

    • 24 de abril, 2018: The Intellect and the Body: Descartes’ Sixth Meditation
    • 18 de abril, 2018: An Unforgettable Essence: Descartes’ Innatism in the Fifth Meditation
    • 11 de abril, 2018: From Certainty to Truth: Descartes’ Fourth Meditation
    • 4 de abril, 2018: The Evidence of the Being: the Interior Castle of Descartes’ Third Meditation
    • 21 de março, 2018: I am: who am I? Mind vs Man in Descartes’ Second Meditation 
    • 14 de março, 2018: Breaking the Unbreakable: Descartes’s First Meditation
    • 7 de março, 2018: The Background of the Meditations: Mechanism and Intellective Truth

    Seminário "Cassirer, Whitehead, Langer. Da Teoria do Símbolo à Filosofia da Arte” por Joaquim Braga

    • 12 de outubro a 30 de novembro (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

    «Transcendência e οὗ ἕνεκα em Vom Wesen des Grundes de Heidegger»; Workshop - F.C.S.H./U.N.L..

    • 3, 5 e 7 de julho (2017)

    Seminário “Sensibilidade Digital. Corpo, Imagem, Tecnologia” por Joaquim Braga

    • 9 de maio a 27 de junho (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

    ΕΠΙΜΕΛΕΙΑ - Cuidado: conceitos e problemas

    • 20 de abril, 2017: Fábio Serranito, 'Taking care of the boy': Outlines of Epiméleia in Plato's Charmides

    • 20 de abril, 2017: Bruno Venâncio, O estranho fenómeno da desilusão (e o papel que desempenha no cuidado consigo mesmo)

    • 16 de março, 2017: Simão Lucas Pires, Pascal e a negligência monstruosa

    • 16 de março, 2017: Vasco Cardoso, Chesterton on Sanity

    • 23 de fevereiro, 2017: Mário Jorge de Carvalho, Θεραπεία: o labirinto do “cuidado” no Górgias de Platão

    • 16 de fevereiro, 2017: Nuno Ferro"As Obras do Amor", de Kierkegaard: o outro, a categoria do "ergo" e o dinamómetro

    Seminário de tradução do Grego antigo por Mário Jorge de CarvalhoHiérocles, Elementa Ethica [sábados, na F.C.S.H da U.N.L.]

    Seminário de tradução do Grego antigo por Mário Jorge de Carvalho

    • Cícero, De natura deorum [domingos, na F.C.S.H. da U.N.L.]

    Seminário de tradução do Alemão por Mário Jorge de Carvalho

    • Heidegger: Die Grundbegriffe der Metaphysik Welt Endlichkeit Einsamkeit (Gesamtausgabe 29/30) [sextas-feiras, na F.C.S.H. da U.N.L.]

    Seminário permanente de tradução de S. Kierkegaard

    Participantes: Nuno Ferro, Mário Jorge de Carvalho, Sara Carvalhais, Bárbara Silva, Isabel Campos, Álvaro Almeida, Filipa Freitas (2015/16 – sessões semanais na F.C.S.H. da U.N.L.)

    Seminário de doutorandos “Διατριβαί”

    • 3 de maio, 2014: Vasco de Jesus, The Ethical Drive in Fichte’s 1798 System der Sittenlehre
    • 24 de janeiro e 22 de Fevereiro, 2014: Bruno Venâncio, Notas para uma crítica do conceito de ficção
    • 14 de dezembro, 2014: Hélder Telo, A ἐξέτασις no banco dos réus: Uma leitura da Apologia de Platão
    • 23 de novembro, 2013: Fábio Serranito, Castaways in an Absolute Journey: The Mythical Description of Human Condition in Plato’s Phaedrus

    (2011-2013) Seminário de tradução do Alemão, por Hélder Telo

    • Heidegger, Sein und Zeit

    (2012) Seminário de tradução do Grego Antigo, por Hélder Telo

    • Platão, Symposium

    AULAS ABERTAS/ Série 'Leituras...':

      • 18 de outubro (2019) na Faculdade de Letras da Univiersisdade de Coimbra: André Nascimento Pontes (UFAM), O não tão simples princípio da simplicidade. Veja-se o cartaz.
      • 29 de abril (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Robert Martins Junqueira, Filosofia Russa: peculiaridades, traços e problemas. Uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos Russos da FLUC e do Instituto de Estudos Filosóficos. Veja-se o artigo publicado no site da Fundação Russkiy Mir.
      • 12 de abril (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Margarida Neves, Partitura e Performance no século XXI. A herança do século XX nas práticas performativas da mais nova música.
      • 12 de abril (2019) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Margarida Neves, Música Diferente: Performance e Crítica. Uma organização conjunta do Professor José Abreu e do IEF.
      • 29 de novembro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Robert Martins JunqueiraLeonardo Coimbra e Vladimir Solovyov: relações inesperadas entre as filosofias em Portugal e na Rússia. Uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Filosóficos e do Centro de Estudos Russos da FLUC. Veja-se o artigo publicado no site da Fundação Russkiy Mir.
      • 13 de novembro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Emanuele Landi, O itinerário biográfico-intelectual de um marrano português: Uriel da Costa (1583?-1640).
      • 4 de maio (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Margarida Neves, Deux Airs para flauta solo: Lopes-Graça e a Filosofia da Música de Adorno.
      • 23 de fevereiro (2018) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Bruno Venâncio, Conciliar-se com o facto de ser um aí: o 'carpe diem' de Horácio e a encruzilhada das possibilidades.
      • 14 de novembro (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Joana Serrado, O Deus das Filósofas. Contributos para a Filosofia Portuguesa do séc XVII.

      • 6 de novembro (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Simone Guidi Goodbye Imagination. The Late Aristotelian Background of Descartes' Sixth Meditation.

      • 28 de setembro (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: José Portugal dos Santos Ramos"O arco-íris, na filosofia dos Conimbricenses".

      • 29 de junho (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Vasco de Jesus"The cause of Evil in a finite Rational Being": How Not to Read § 16 of Fichte's 1798 Sittenlehre.

      • 23 de maio (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: João Maria André, Dimensões antropológicas da Douta Ignorância em Nicolau de Cusa.

      • 28 de abril (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: José Beato, Jankélévitch e a música.

      • 27 de abril (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Rafael Haddock-Lobo, O rastro, o espectro e a alteridade absoluta em Derrida.

      • 26 de abril (2017) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Marcela Uchôa, Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal.
      • 30 de março (2017) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Flavia Renata Quintanilha, 'Onde eu não estou, as palavras me acham' o poeta no mundo.

      • 26 de janeiro (2017) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Braz Lamarca, A ordem e a ordem jurídica em Carl Schmitt.
      • 15 de dezembro (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Leonel Azevedo, Destruir paradoxos - o silêncio e a palavra em Wittgenstein.

      • 24 de novembro (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Bárbara Henriques Silva, A narrativa de um diário – “ «Culpado?» / «Nãoculpado?», de Søren Kierkegaard.

      •  28 de abril (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Maria Teresa Teixeira, Filosofia do Processo: os novos modos do pensar.
      • 25 de fevereiro (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Jairzinho Lopes Pereira, A guerra e o serviço militar na tradição patrística.

      • (2015) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Joaquim Braga, A invisualidade da tactilidade digital [ no âmbito do seminário de Filosofia dos Media, do Mestrado em Filosofia ].

      • (2012) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Joaquim Braga, Filosofia da Imagem – Teorias e Conceitos [no âmbito do seminário de Filosofia dos Media, do Mestrado em Filosofia]

      • 20 de dezembro (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Mário Jorge de CarvalhoVisão e resistência: implicações gnosiológicas de fenómenos da percepção do espaço – Jaensch [no âmbito da Workshop 'Realidade, Causalidade e Resistência']

      • 24 de novembro (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Mário Jorge de Carvalho, Fichte: sensação, resistência, realidade (Wissenschaftslehre nova methodo) [no âmbito da Workshop 'Realidade, Causalidade e Resistência']

      • 2 de junho (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: António Caeiro, Lebenswelt: Affektion e Selbstaffektion em Husserl [no âmbito da Workshop 'Realidade, Causalidade e Resistência'].
      • 28 de abril (2012) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Mário Jorge de Carvalho, Uma perspectiva original? Realidade e resistência em Frischeisen-Köhler [no âmbito da Workshop 'Realidade, Causalidade e Resistência'].

      Outras Atividades/Apoios

      • 1-31 de julho (2019): IEF Visiting Scholar, Leopoldo Prieto (Universidad Francisco de Vitoria, Madrid).
      • 15 de janeiro (2019) na Biblioteca ES/3 Dr.a Maria Cândida: comunicação «Rawls e as tarefas de uma Filosofia Política» por António Manuel Martins, no âmbito do projeto Cientificamente Provável, organizada pelas Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Mira com o apoio do IEF. Veja o cartaz.
      • 31 de maio (2016) no Anfiteatro do Laboratorio Chimico: Apresentação do livro: Aristóteles em Coimbra, de Cristiano Casalini.
      • 19-20 de maio (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra: Vº Colóquio Internacional de Pós-Graduação em Filosofia