Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO

Linhas de Investigação

Linha "APP"

A linha de investigação "Aísthesis, Poíesis, Práxis" ( APP ) acolhe e articula projetos que incidam sobre áreas em que a sensibilidade constitua um vetor de organização do pensamento filosófico, abrindo para a experiência estética do mundo e da cultura, e em que a dimensão mais prática mobilize a reflexão orientada para a conceptualização ética e política do fazer e do agir humanos.

Da arte à tecnologia, da ética à política — do aparecer ao fazer — são explorados novos campos da reflexão e mobilizados os autores e as obras de referência, na tradição filosófica e na contemporaneidade, que contribuem para a contextualização e o aprofundamento dos temas privilegiados em cada um dos projetos.

Coordenadores: João Maria André, Joaquim Braga

Linha "NCHT"

A linha de investigação  "Nous: Conceito, História e Teoria" ( NCHT ) investiga os fenómenos, problemas, momentos fundamentais e meandros filosóficos da intelecção, da captação compreensiva, daquilo que a tradição chamou conceito. O horizonte desta linha de investigação tem como perspetiva básica o âmbito da antropologia filosófica. Este ponto de vista admite desenvolvimentos muito diferentes entre si, mas fundamentalmente em duas direções, que se complementam: uma de cariz histórico e outra de natureza sistemática. Estas duas orientações desenvolver-se-ão através de seminários sobre problemas específicos, workshops, colóquios, conferências e outras iniciativas que divulgaremos oportunamente.

Coordenadores: António Manuel Martins, Nuno Ferro