Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO
Atualidade

Professor Duarte Nuno Vieira reeleito Presidente do Conselho Científico Consultivo do Tribunal Penal Internacional

O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Duarte Nuno Vieira, acaba de ser reconduzido para mais um mandato como presidente do Conselho Científico Consultivo (Scientific Advisory Board) do Procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, Holanda.

Duarte Nuno Vieira

Este será o último mandato que o catedrático da FMUC poderá exercer, já que no final de 2019 preenche seis anos consecutivos como presidente deste Conselho, atingindo assim o limite máximo de tempo previsto para o exercício de tais funções.

Duarte Nuno Vieira lidera o Conselho Científico Consultivo do Procurador do Tribunal Penal Internacional desde a sua criação, em 2014. Este Conselho integra 14 dos mais conceituados especialistas mundiais de diversas áreas forenses, designados pelas principais sociedades e associações científicas internacionais, e tem por objetivo «a prestação de aconselhamento científico em situações que envolvem as investigações e acusações a concretizar pelo Tribunal Penal Internacional em crimes humanitários de maior gravidade, nomeadamente crimes de guerra, crimes contra a humanidade e situações de genocídio.»

Duarte Nuno Vieira é também presidente da Rede Ibero-americana de Instituições de Medicina Legal e Ciências Forenses, organização que reúne instituições e organismos, públicos e privados, que desenvolvem atividade pericial, académica e de investigação científica no âmbito da Medicina Legal e das Ciências Forenses, de 22 países do espaço ibero-americano.

[Cristina Pinto]