a carregar...

FMUC

Biotério

Biotério

Natureza e missão

O biotério do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) é uma plataforma tecnológica da FMUC de apoio à experimentação animal de natureza científica e educativa, essencial para a prossecução das atividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e de caráter pedagógico, da FMUC.

O biotério tem como principal missão assegurar a criação e a manutenção dos animais em condições sanitárias e de bem-estar condizentes com os elevados padrões exigidos na investigação e no ensino de excelência.

Nesse sentido, o seu funcionamento e os procedimentos que realiza estão sintonizados com a legislação nacional e com as diretrizes europeias em matéria de bem-estar de animais de laboratório. O biotério possui alvará de estabelecimento de criação e utilização de animais (pequenos roedores), emitido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) desde 2015, pugnando pela formação avançada e a certificação dos seus colaboradores, dos investigadores que o utilizam e dos projetos de investigação envolvendo experimentação animal. Fomenta ainda uma utilização racional dos animais de laboratório, com padrões éticos rigorosos e exigentes, baseada na co-responsabilização dos investigadores e na sua adesão ao princípio dos 3Rs (Replacement, Reduction e Refinement), com o firme objetivo de utilizar o menor número de animais, nas melhores condições possíveis, em função das necessidades da investigação e do ensino.

A equipa de gestão do biotério funciona em articulação com o Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais (ORBEA) nos diversos assuntos que dizem respeito ao bem-estar dos animais.