a carregar...

FMUC

Biotério

Biotério

O Biotério do IBILI - Subunidade I da FMUC tem alvará de estabelecimento de criação e utilização de animais (pequenos roedores), emitido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) desde 2015. Todos os procedimentos são executados em conformidade com as leis nacionais e diretrizes europeias em matéria de bem-estar de animais de laboratório.

No biotério do IBILI - Subunidade I da FMUC, a equipa técnica e os investigadores são treinados nas técnicas e procedimentos adequados à manipulação e manutenção das espécies existentes, zelando todos e cada um pelo bem-estar dos animais.

Só a utilização eticamente consciente dos animais de laboratório tem como resultado a investigação de excelência, por esse motivo, seguimos os princípios dos 3Rs – Replacement, Reduction e Refinement. Sempre que possível substituímos o modelo animal por métodos alternativos, utilizamos o mínimo número possível de animais e constantemente tentamos melhorar as metodologias experimentais e as técnicas de maneio.