a carregar...

COCV

Home

Centro de Oftalmologia e Ciências da Visão


O Centro de Oftalmologia e Ciências da Visão é uma Unidade de Investigação da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra situada no Pólo III da Universidade de Coimbra no edifício da Subunidade 1 - IBILI, Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem.

A actividade científica do COCV inclui programas de investigação fundamental, investigação de “translação” e investigação clínica. Em estreita colaboração com os seus parceiros, que incluem AIBILI, o Serviço de Oftalmologia dos HUC e diversos serviços e centros da Faculdade de Medicina, tais como o Instituto de Fisiologia, o Instituto de Bioquímica, o Instituto de Farmacologia e Terapêutica e a Unidade de Investigação Básica em Cardiologia, o COCV pretende encorajar e dinamizar uma investigação interdisciplinar procurando criar as condições e massa crítica que garantam um crescimento sustentado na investigação científica em áreas consideradas prioritárias para a Faculdade de Medicina no seu programa de desenvolvimento. Neste contexto, o COCV promove e desenvolve actividades de investigação preferencialmente em mecanismos moleculares de doença associadas ao envelhecimento, com particular ênfase no envelhecimento dos órgãos da visão. O COCV é ainda uma das unidades associadas à criação do IBILI - actualmente um dos Institutos de Investigação multidisciplinares da Faculdade de Medicina e uma das Unidades de Investigação avaliadas regularmente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e classificadas como “Excelente”.

Como parte da sua missão o COCV tem procurado atrair e reter os melhores cientistas nacionais e internacionais num esforço continuado para a criação de massa crítica nas suas áreas de especialização e ainda na consolidação das suas infra-estruturas, instalações e equipamentos. No que se refere aos recursos materiais, o COCV dispõe dos mais modernos equipamentos e meios técnicos para a prossecução das suas actividades de investigação, incluindo laboratórios de biologia celular e molecular, salas de cultura de tecidos, equipamentos de bio-imagem celular de alta resolução e microscopia confocal, acesso a equipamento e infra-estruturas de Microscopia Electrónica e laboratórios de experimentação animal.