FMUC

I Congresso de Investigação em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas

Cartaz de Congresso

Prezada (o) Colega

A investigação constituiu hoje um elemento fundamental da actividade e missão das Escolas Médicas, nomeadamente no âmbito da formação pré e pós-graduada dos futuros profissionais de saúde.

O Conselho das Escolas Médicas entendeu dar início à realização de um Congresso em Investigação anual a organizar, alternadamente, por cada uma das Escolas que o integram e no qual se possa reflectir sobre diversos aspectos relacionados com a investigação, nomeadamente, sobre a sua relevância na formação pré e pós-graduada, o impacto no desempenho clínico, as oportunidades de financiamento, a importância da interdisciplinaridade, os condicionalismos éticos e legais, etc.

Pretende-se, simultaneamente, que estes eventos possam representar uma oportunidade para a divulgação da investigação que vem sendo desenvolvida pelas diversas Escolas, constituindo, desta forma, um estímulo para os profissionais de saúde.

O programa do 1º Congresso de Investigação em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, aborda um conjunto de temas transversais da maior relevância e equidade e que interessam a todos, quando directa e indirectamente participam na actvidade docente e de investigação em Medicina.

Face à relevância do evento, dignou-se presidir ao mesmo Sua Excelência o Senhor Presidente da República. A sua presença é, pois, fundamental para o atingimento dos objectivos a que este evento se propõe e que terão, seguramente, um substancial impacto no futuro da investigação e do ensino médico.

Esperamos vê-los em Coimbra!

Maria Amélia Ferreira

Coordenadora do Conselho das Escolas Médicas Portuguesas