a carregar...

FMUC

Notícias

17º Curso de Dissecção para alunos, 10 e 11 de maio

Publication date: 17-04-2018 18:05

CursoDiss

No âmbito das Regências das Unidades curriculares de Anatomia I e II da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, o Professor António Bernardes promove nos dias 10 e 11 de Maio de 2018 o 17º Curso de Dissecção para alunos do 1º ano de Medicina. 


Este é um curso essencialmente prático em que os alunos dissecam regiões de cadáveres, órgãos colhidos durante autópsias (órgãos do pescoço, pulmões, corações, fígados, órgãos pélvicos) . Algumas semanas antes do Curso o aluno ficará conhecedor dos órgãos ou regiões a dissecar, de modo a preparar-se teoricamente.

Programa

1 - Aprendizagem teórico-prática sobre manuseamento de alguns instrumentos cirúrgicos e princípios básicos de dissecção;

2 - Dissecção de uma ou mais regiões e/ou órgãos. Cada grupo de 4 alunos dissecará uma ou mais regiões e/ou órgãos, registando cada passo em esquemas, e/ou fotografias, e/ou vídeo, orientado por um ou dois docentes;

3 - Duas semanas depois alguns alunos apresentarão oralmente a todo o curso a «história» da dissecção efectuada com fotografias captadas plano por plano, sob a forma de comunicação livre durante 10 minutos, com o auxílio de meios audiovisuais.

Com esta iniciativa, pretende-se que os alunos: aprendam a dissecar; sintam a diferença enorme entre a realidade e o desenho e/ou imagens animadas; possam observar variações do normal; percebam melhor a necessidade do médico em saber Anatomia; aumentem o gosto pelo estudo da Disciplina; aperfeiçoem o conhecimento sobre as regiões dissecadas; adquiram treino de exposição em público; usufruam de enriquecimento humano acrescido na relação docente/discente.