a carregar...

FMUC

Notícias

1st Workshop on Nutrition, Diet, Physical activity and Cancer

Publication date: 13-09-2017 12:15

Onconetsudoe

Decorreu nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, na FMUC, o “1st Workshop on Nutrition, Diet, Physical activity and Cancer”. O evento reuniu os parceiros oriundos de Portugal, Espanha e França que integram o projeto ONCONET SUDOE, cofinanciado pelo Programa “Interreg Sudoe” através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tendo alcançado um financiamento global de 1,7 milhões de euros.

Diversos profissionais de saúde e investigadores reuniram-se em Coimbra para discutir o impacto da nutrição, dieta e atividade física no doente oncológico. Através de sessões plenárias, da responsabilidade de profissionais de várias áreas, e de discussões em grupo, pretendeu-se discutir temas controversos tais como: a triagem nutricional de doentes oncológicos; as recomendações sobre perda de peso, atividade física e mudanças nutricionais em doentes oncológicos obesos; o tratamento oncológico, a obesidade e a perda de peso; e os preconceitos implícitos no cuidado do doente oncológico com obesidade. Ao fomentar a discussão de tais temas foi objetivo dos parceiros integrantes da Rede Europeia de Investigação Translacional e Inovação em Oncologia tentar esclarecer temas controversos, identificando assim assuntos com fraca evidência médica e científica.

Para além dos inúmeros profissionais de saúde e investigadores, marcaram também presença no evento Nuno Miranda (coordenador do Plano Nacional para Doenças Oncológicas), em representação do Ministério da Saúde, Eugénio Cordeiro (representante da Administração Regional de Saúde do Centro), Fernando Regateiro (presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), Isabel Carreira (representante da Faculdade de Medicina, da Universidade de Coimbra e coordenadora do Centro de Investigação em Meio Ambiente, Genética e Oncobiologia) e Carlos Oliveira (presidente do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro).

O próximo encontro da Rede Europeia de Investigação Translacional e Inovação em Oncologia está já agendado para os dias 14 e 15 de Dezembro de 2017, em Montpellier – França, e terá como principal objetivo fomentar a criação de projetos colaborativos transnacionais.