a carregar...

FMUC

Notícias

Melhor comunicação em poster para o trabalho "Associação do gene NOS1 ao suicídio por método violento na população portuguesa"

Publication date: 21-12-2011 15:57

AAmbrosio

No VII Congresso Nacional de Psiquiatria, subordinado ao tema “Das Neurociências à Psiquiatria Clínica”, que se realizou em novembro de 2011, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental atribuiu o 1º prémio de melhor comunicação em poster para o trabalho  “Associação do gene NOS1 ao suicídio por método violento da população portuguesa"

Autores: Alda M. Ambrósio, Mariana Alves, Jerónimo Fonte Santa, Beatriz Silva, Cláudia Marques, Rui Oliveira, Gonçalo Castanheira, Duarte Nuno Vieira, Jorge Costa Santos, Carlos Saraiva

Breve resumo:
O suicídio é um dos maiores problemas de saúde pública, com taxas crescentes de mortalidade a nível global. Em particular o suicídio constitui uma das três causas líderes de morte nas faixas etárias mais jovens e resulta da interação entre fatores genéticos e ambientais.
A enzima sintetase do monóxido de azoto neuronal (nNOS) tem sido implicada na etiologia do suicídio. Neste estudo investigou-se uma possível associação entre o polimorfismo C276T do gene NOS1 e o suicídio violento/não violento numa amostra da população portuguesa, selecionada no decorrer das autópsias Médico-Legais, realizadas no Instituto Nacional de Medicina Legal.
Dos resultados obtidos infere-se que o gene NOS1 é um factor de risco para o suicídio consumado por método violento na população portuguesa.