a carregar...

FMUC

Notícias

Infarmed financia investigação da UC na área da Diabetes

Publication date: 12-12-2016 12:22

MCB

O projeto “Identificação de novos biomarcadores precoces das complicações da diabetes: do metabolismo à imagiologia multimodal de sistemas” foi distinguido pelo Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde - com o “Fundo para a Investigação em Saúde”.  O projeto é liderado por Miguel Castelo-Branco, docente da Faculdade de Medicina (FMUC) e Diretor do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde da UC (ICNAS), e obteve 130 mil euros de financiamento.

Esta investigação visa essencialmente o uso de tecnologias sofisticadas (neurofisiologia, imagiologia metabólica, estrutural e funcional de vários órgãos) para diagnosticar as complicações da diabetes da forma mais precoce possível. É um projeto de descoberta de biomarcadores para medicina preventiva, explica o docente.

O Fundo para a Investigação em Saúde, de acordo com o Infarmed, financia atividades e projetos de investigação dirigidos para a proteção, promoção e melhoria da saúde das pessoas, nomeadamente nas áreas de investigação clínica, investigação básica e translacional, com potencial interesse clínico ou em terapêutica e investigação em saúde pública e serviços de saúde.

[Cristina Pinto - UC]