a carregar...

FMUC

Notícias

Andreia Rosa vence Prémio Pfizer 2017 - Área de Investigação Clínica

Publication date: 22-11-2017 16:39

AndreiaRosa

Foto: SIC Notícias

A investigadora Andreia Rosa, da Faculdade de Medicina e do Departamento de Oftalmologia do do CHUC, ganhou o Prémio Pfizer 2017 na área de investigação clínica, com o trabalho Ressonância magnética funcional para avaliar o impacto neuro comportamental das disfotópsias com lentes multifocais. A equipa é liderada pelos Professores da Faculdade de Medicina, Joaquim Murta e Miguel Castelo Branco.

Através da ressonância magnética, a equipa de investigadores procurou esclarecer a ligação entre disfotópsias, como encadeamento e brilhos oculares, e as características do cérebro em doentes com cataratas que usam lentes multifocais. As conclusões a que chegaram os investigadores vão permitir, no futuro, selecionar melhor a lente a implantar num doente com cataratas, avaliar diferentes desenhos de lentes e "estratégias terapêuticas que favoreçam a adaptação" e "demonstrem a capacidade do cérebro não jovem para a aprendizagem visual e plasticidade", refere a organização dos prémios em comunicado.

Os prémios Pzider, que vão na sua 61º edição, são atribuídos anualmente pela farmacêutica Pfizer, que os financia, e pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa, encarregada do processo de avaliação das candidaturas . A cerimónia de entrega dos prémios, no valor de 20 mil euros para cada categoria de investigação (básica e clínica), decorreu no dia 21 de novembro, em Lisboa.

Veja a Entrevista à SIC Notícias