a carregar...

FMUC

Notícias

Prémio Melhor Comunicação de Investigação para a Professora Eunice Carrilho

Publication date: 10-11-2014 12:12

  
EuniceCarrilhoPremio
Na foto: Professora Eunice Carrilho e Professor Paulo Ribeiro de Melo (Presidente do Conselho Diretivo e Secretário Geral da Ordem dos Médicos Dentistas)

A Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Eunice Carrilho, ganhou o Prémio de Melhor Comunicação de Investigação no XXIII Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas que decorreu no Porto nos dias 6,7 e 8 de Novembro de 2014.

O estudo internacional intitulado:” Análise Biomecânica de Superfícies Implantares com Duplo Ataque Ácido e Modificação Química" foi desenvolvido em parceria com a Faculdade de Odontologia de Uberlândia (Brasil) e com a Faculdade de Ciencias e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Co-autores: Rainde Resende e Darceny Zanetta-Barbosa (FOUFU, Brasil); Pedro Antunes e Amilcar Ramalho (FCTUC, Portugal).

Neste estudo, realizado em cães Beegle, fez-se um tratamento inovador da superficie dos implantes (duplo ataque ácido seguido de tratamento com microondas e inserção em solução salina isotónica) com o objetivo de melhorar a osteointegração em fases iniciais e precoces após a inserção cirúrgica dos implantes dentários. Comparou-se a fixação biomecânica e as propriedades intrínsecas ao torque de remoção, como a energia e rigidez Concluiram os autores que, aumentando a hidrofilia é possível influenciar positivamente o potencial osteocondutor e a bioatividade dos implantes.

Mais informação em FMUC nos MEDIA